Fabio Seixas, versão txt
"Clonagem" de modelos de negócio
dezembro 4, 2006, 6:20 PM por Fabio Seixas

Meu amigo In Hsieh, nos trouxe a luz de seus pensamentos a respeito de como a criatividade e o empreendedorismo são aplicados aqui no Brasil, principalmente no mercado online nacional.

In nos deixou uma pergunta que ele mesmo buscou a resposta:

Se nós brasileiros somos tão criativos quanto achamos (e os nossos publicitários estão aí para provar), por que temos tão poucos empreendimentos internacionais com diferenciais resultantes da inventividade brasileira?

Um dos pontos citados por In é a visível tendência de clonagem de modelos de negócios originalmente concebidos no exterior. Eles mesmo cita que temos 3 "clones" brasileiros do Digg.com. Outros exemplos não faltam: 8P x Flickr, Syxt x Linkedin, Wasabi x Netvibes, favorit0br x del.icio.us, VideoLog x YouTube e certamente Camiseteria x Threadless, entre muitos outros.

De fato, assim como resaltado pelo autor, o ambiente brasileiro não é favorável para o empreendedor brasileiro. Diga-se de passagem: economia em desenvolvimento, histórico de mercado fechado ao comércio exterior, limitação de crédito, capital de risco escasso, juros altos, impostos demais, corrupção, burocracia, etc.

Creio que o movimento vai muito além de uma simples inspiração em um serviço estrangeiro. Exatamente pela dificuldade do ambiente econômico nacional, o propenso empreendedor se poe a analisar idéias e oportunidades para o seu negócio. A grande maioria dos empreendedores ainda não deram "a grande tacada" no mundo dos negócios e por isso não possuem vastos recursos para investir em suas empreitadas.

Coloque-se no lugar desse propenso empreendedor posto a analisar suas opções. Ele pode ter a criatividade e coragem necessárias para implantar aquela idéia original que todo empreendedor sonha ter, ou pode apostar em uma oportunidade vislumbrada de trazer para o Brasil um modelo de negócio estrangeiro.

Para o pequeno empreendedor que pensa grande, o melhor caminho, aquele que elimina etapas no processo de seleção natural maximizando as chaces de sobrevivência, é o caminho de apostar em uma idéia que já deu certo pelo menos lá fora.

Esse posicionamento de fato facilita a vida do pequeno empreendedor. 1) Ajuda a disseminar o conceito do novo negócio ("EuCurti, um Digg brasileiro" ou "BlogBlogs, o Technorati nacional"); 2) Elimina, pelo menos em parte, a dúvida sobre a aceitação do produto/serviço ("se deu certo lá fora as chances de dar certo aqui também são boas"); 3) Ajuda na tomada de decisão durante a gestão do negócio já que os passos do serviço inspirador pode ajudar nos passos do "clone" nacional.

Todos esse posicionamento ao criar uma empresa nacional, muitas vezes não racional ou consciente, é basicamente uma minimização do risco do novo empreendimento. Empreender é antes de mais nada saber medir e controlar o risco.

Para os que viveram a criação da Internet nacional ou ao menos puderam acompanhar os últimos 8 anos desse mercado, peço façam uma análise pragmática de como esse mercado se desenvolveu aqui no Brasil. Um dos serviços nacionais mais bem sucedidos foi o Cadê, um "clone" do Yahoo. Outro exemplo que rendeu milhões de dólares (e uma marca de cachaça) para o criador foi o ZipMail, um "clone" do HotMail. UOL, Terra, IG, iBest, todos "clones" da AOL e da falecida CompuServ. O ParPerfeito, recentemente vendido por quase 22 milhões de Euros para o europeu MeetIC, um "clone" do Match.com. Mercado Livre e eBay. Submarino e Amazon. HPg e GeoCities. Catho e Monster.com. E por ai vai. Essa lista seria muito longa. Cite um exemplo, qualquer exemplo e encontraremos uma inspiração vinda de fora. Mesmo no mundo offline isso também é padrão dominante. Rede Globo? Mesbla? Bob´s? Shopping Centers? Salas de cinemas? Parques de diversão? Faça você mesmo a correlação.

Tirando as potências econômicas que lideram o desenvolvimento da web mundial (principalmente EUA, Inglatera e China), quase todo o resto do mundo segue o mesmo caminho (Vide a séria de artigos sobre os top aplicativos web do blog Read/WriteWeb feita com diversos países, Brasil inclusive).

Sinceramente não gosto do termo "clone". Clonagem é derivar uma coisa de outra a partir de suas informações fundamentais (DNA). Nenhum dos exemplo citados acima foram clonagens. Foram inspirações. Observa-se uma oportunidade de algo que está dando certo lá fora e traz-se o modelo para o Brasil minimizando os riscos e maximizando as chances de sucesso. Aprende-se e inspira-se com aqueles que já passaram pelo caminho das pedras e podem mostrar um caminho menos árduo.

Mas In está certo em apontar o caminho do sucesso. "na vida e nos negócios, execução é tudo". Idéas não são o fator de sucesso. Execução é o fator de sucesso. Quantos sites de buscas de capital nacional existem? Quantos são importantes no cenário nacional? Sites de namoros? Existem dezenas, mas só um deles
foi vendido por milhões de Euros. Execução é mais importante que a idéia. Não é à toa que nossa sociedade valoriza a experiência profissional.

O mais importante não é usarmos a criatividade latente do brasileiro na criação de negócios baseados em idéias absolutamenter originais. O mais importante é aplicarmos essa criatividade na execução dos negócios que criamos. Ai está o grande valor do Brasil, pelo menos por enquanto, até nos tornarmos uma verdadeira potência econômica mundial. Essa é, e deve continuar sendo, nossa principal força para desenvolver o nosso mercado web nacional. Esse é o caminho que os países em desenvolvimento encontraram para travar a desleal luta da seleção natural. Mesmo os países economicamente desenvolvidos são, na vedrdade, países em desenvolvimento em termos de web. Itália, Espanha, Austrália, Austria e Dinamarca são exemplos. Estes países não são potencias no mercado da web mundial e seguem o mesmo padrão.

É claro que se algum brasileiro tiver os recursos necessários (ideia original, capacidade de execução primorosa, capital, capacidade de absorver riscos e resiliência) para criar algo absolutamente original e que irá dominar o mundo, com certeza será muito bem-vindo. Mas as chances estão contra ele.





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Diferenciação e malabarismo
março 24, 2006, 7:54 AM por Fabio Seixas

Já pararam pra pensar quantas produtoras web existem na sua cidade que trabalham exatamente da mesma forma, fazendo as mesmas coisas? Já repararam que, salvo algumas exceções, as bancas de jornal são exatamente iguais? Já repararam que a maioria dos novos negócios são baseados em modelos de negócios já saturados e caem na mesmisse?

As pessoas deveriam se preocupar mais com diferenciação. Fazer algo diferente do status quo permite criar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. De que adianta atuar no mesmo espaço geográfico, no mesmo espaço de tempo, fazendo as mesmas coisas? Ou você faz em outro lugar ou em outro tempo ou algo diferente.

Vejam o caso desse cara ai no vídeo abaixo. Jason Garfield é um comediante e faz malabarismo. Ele poderia fazer isso mais ou menos como a maioria das pessoas fazem. Mas ele não se contentou com isso. Usou a criatividade e suas habilidades para criar uma performance simplesmente incrível!

Tudo bem que no caso dele, para ser diferente ele teve que ter aptidão física e motora. Mas na maioria das vezes, para ser diferente, basta ser um pouco criativo. Olhar além e enxergar uma forma diferente de fazer a mesma coisa ou fazer algo que nunca foi feito.

Eu juro que se um daqueles moleques que fazem malabarismo com bolinhas de tennis nos sinais de trânsito do Rio de Janeiro fizesse isso eu daria 50 pratas pra ele!





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Malcom Gladwell virou blogueiro
fevereiro 24, 2006, 8:08 AM por Fabio Seixas

Malcom Gladwell, um dos meus autores preferidos (Blink e O Ponto de Desequilíbrio) virou blogueiro.

Confira: gladwell.com





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Os 20 mais influentes da Internet do Brasil em 99
janeiro 15, 2006, 9:42 PM por Fabio Seixas

internet-world.jpg

Hoje fiz uma arrumação no armário e dentre muitas coisas velhas achei uma edição intacta, ainda dentro do envelope de plástico, da revista Internet World, edição número 40 de dezembro de 98. A materia da capa: As 20 Personalidades Mais Influentes na Internet do Brasil em 99.

Achei que seria interessante publicar os nomes aqui e descobrir o que esse pessoal anda fazendo hoje em dia.

António Tavares
Na época: Sócio-diretor da Dialdata
Atualmente: ?

Bruno Fiorentini
Na época: Vice-presidente de operações da Media Lab (atualmente Neoris)
Atualmente: Presidente do Yahoo! Brasil

Caio Túlio Costa
Na época: Direto-executivo do UOL
Atualmente: ?

Carlos Carnevali
Na época: Diretor de Operações da Cisco América do Sul
Atualmente: Presidente da Cisco América do Sul

Eduardo Levy
Na época: Diretor de Serviços da Embratel
Atualmente: Indefinido, deixou a embratel em 2003

Fábio Oliveira
Na época: Sócio fundador do Cadê
Atualmente: ?

Fernando Xavier
Na época: Presidente da Telesp
Atualmente: Presidente do Grupo Telefônica no Brasil e da Telesp

Indio Brasileiro
Na época: Diretor geral da StarMedia no Brasil
Atualmente: Sócio-diretor da FirstCom

Ivan Moura Campos
Na época: Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Atualmente: Presidente Akwan (Empresa parte do Google Brasil)

Julio Semeghini
Na época: Deputado Federal
Atualmente: Deputado Federal

Marcelo Lacerda
Na época: Diretor Geral da Nutecnet e do ZAZ
Atualmente: consultor

Marcos Moraes
Na época: Empresário, fundador do ZipMail
Atualmente: Empresário, lançador da cachaça Sagatiba

Marcos Wettreich
Na época: Presidente do Grupo Mantel e da MediaLab
Atualmente: Presidente do Nirvana

Mário Leonel
Na época: Conselheiro do Comitê sobre Infra-Estrutura nacional de Informações C-INI
Atualmente: ?

Mauro Muratório
Na época: Diretor da Microsoft Brasil
Atualmente: Deixou a Microsoft para abrir uma consultoria

Moysés Pluciennik
Na época: Diretor geral da Globo Cabo (Net)
Atualmente: Deixou a Globo Cabo

Odécio Gregio
Na época: Diretor do Departamento de Produtos de Informática do Bradesco
Atualmente: ?

Oscar Lorenzo
Na época: Grupo de Trabalho de Comércio Eletrônico do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo
Atualmente: ?

Régis Duarte
Na época: Gerente de Marketing da HP Brasil
Atualmente: ?

Tadao Takahashi
Na época: Presidente da ISOC/BR e Diretor da RNP
Atualmente ?

Alguns sairam do mercado de Internet (Marcos Moraes, Marcos Wettreich), outros seguiram um caminho mais discreto. Parece que quem continuou mudando a Internet brasileira foi Bruno Fiorentini, do Yahoo! Brasil e Ivan Moura Campos cuja empresa, a Akwan, foi incorporada ao Google Brasil.

Mas e atualmente? Quem seriam "As 20 Personalidades Mais Influêntes na Internet do Brasil em 2006". Quem, na opinião de vocês fizeram algo importante em 2005 pela Internet brasileira?





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