Fabio Seixas, versão txt
EPICENTRO, o TED brasileiro
março 7, 2009, 12:39 PM por Fabio Seixas

Ricardo Jordão, o cara por trás do BizRevolution, é um sujeito inquieto. Tão inquieto que não consegue conviver com a idéia de que algo bacana acontecendo em algum lugar do mundo não possa ser replicado aqui no Brasil.

E uma das coisas mais legais que acontece na Califórnia desde 1984 é o TED, a conferência Technology, Entertainment and Design que tem como slogan "Ideas Worth Spreading".

Quando conheci o TED a cerca de 2 anos atrás, a primeira coisa que me veio a mente foi "podia ter um evento desses aqui no Brasil." Acho que todo mundo que curte o TED em algum momento já pensou nisso.

E é ai que entra o Jordão com sua perspicácia e capacidade de realização. Jordão botou na cabeça que o Brasil deveria ter um evento nos moldes do TED e criou o evento EPICENTRO que, sem a menor vergonha em se espelhar no benchmark americano, tem como slogan "Idéias que valem a pena espalhar".

A proposta do EPICENTRO é fazer o que o TED fez a 25 anos atrás, ou seja, iniciar algo que seja fantástico, que reúna pessoas fantásticas, com idéias fantásticas.

Mas sendo o TED um evento de gabarito altíssimo, natural que haja alguma dúvida:

A Bruna Calheiros outro dia postou no Twitter:


twitter_epicentro.gif

Não acho que o EPICENTRO será o que o TED é atualmente. Afinal o TED ultimamente tem contado com nomes de peso em sua programação. Quem sabe no EPICENTRO 2012 possamos contar com nomes como Chico Buarque ou Maurício de Sousa, mas, agora, o que importa é iniciar algo. Além disso, uma das maiores belezas do TED é trazer a tona pessoas fantásticas com idéias fantásticas que não são necessariamente famosas ou populares. Uma das melhores palestras que assisti no TED foi da Jill Bolte Taylor, uma pesquisadora do cérebro humano da qual eu nunca tinha ouvido falar.

Jordão conseguiu reunir um time de palestrantes interessantíssimo, dos quais a maioria eu nem conhecia. E foi justamente isso que me deixou mais animado, ter a oportunidade de escutar essas pessoas com idéias totalmente novas. Fiquei muito feliz quando o Jordão me convidou para palestrar. Falarei sobre como o crowdsourcing está mudando o nosso mundo.

O EPICENTRO acontece dia 19 de março de 2009 e tem a seguinte programação:

14:30 Recepção
15:20 Abertura, Jordão, Co-fundador e Editor do Epicentro
15:30 Luciano Pires, Anarquista Corporativo
15:50 Fabio Seixas, Camiseteiro
16:10 Alexandre Oliva, Evangelizador do Software Livre
16:30 Christian Barbosa, Gerenciador de Tempo
16:50 Vicente Lassandro, Geólogo
17:10 Pedro Mello, Empreendedor Serial
17:30 Eric Acher, Venture Capitalist
17:50 Aleksandar Mandic, A Internet em Pessoa
18:10 Claudia Riecken, Psicóloga 2.0
18:30 Indio da Costa, Político 2.0
18:50 Rawlinson, Empreendedor e Filósofo
19:10 Marco Gomes, Interneteiro Profissional
19:30 Gabriel Peixoto, Educador
19:50 Miguel Cavalcanti, Pecuarista Digital
20:10 Marco Antonio Gonçalves, Marketeiro Jurídico
20:30 Adelson de Sousa, Chateaubriand da Informática
21:00 Encerramento, Jordão, Co-fundador e Editor do Epicentro

O EPICENTRO será transmitido ao vivo pela Aulavox. Todas as palestras serão gravadas em vídeo e disponibilizadas no site do EPICENTRO.

Evento: Epicentro
Onde: IT Midia - Praça Prof. José Lannes 40 - Edifício Berrini 500 - 17º andar - SP
Quando: 19 de março
Horário: 14h30
Inscrições aqui


epicentro.gif





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (22) | trackback (0)
Link para este post:



Ovo = Marca
julho 14, 2006, 6:55 PM por Fabio Seixas

galinha.jpg

Via Hidden Persuader





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:



Bold Moves. A humildade baixou na Ford
julho 7, 2006, 10:32 PM por Fabio Seixas

hdrBoldMovesMain.gif

Uma atitude e tanto da Ford. Bold Moves. The future of Ford.

A Ford está pedindo ajuda ao consumidor sobre como salvar a empresa da atual crise mundial. Como fazer isso? Deixar a passividade de lado e transformar de maneira revolucionária a interatividade entre consumidor e a mega-corporação.

Os problemas internos da Ford serão expostos abertamente através do site e colocados em discussão entre os usuários.

Interessante vai ser ver o desbobramento dessa ação ousada. Pode ser que dê certo ou pode ser que seja um tiro no próprio pé. Eu torço para que dê certo. Será um indício de que a co-criação é mais poderoso do que podemos imaginar.

Resta saber se a Ford saberá tocar o projeto da maneira aberta como prometem. Difícil é emplacar uma atitude de uma empresa jovem, recem criada e com espírito 2.0 em uma mega corporação com 103 anos de vida e 327 mil funcionários. Podiam começar pedindo para todos os funcionários pararem de usar gravatas.

Via Brainstorm #9





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (4) | trackback (0)
Link para este post:



100 mil reais...
abril 17, 2006, 7:50 PM por Fabio Seixas

Se te dessem 100 mil reais a fundo perdido para montar uma empresa nacional com base web, como seria essa empresa? O que ela faria? Seria algum modelo de negócio já existente aqui ou lá fora? Qual seria o modelo de receita? Publicidade? E-commerce? Conteúdo pago? Serviços? Essa empresa investiria em publicidade offline ou apostaria em estratégias alternativas de marketing viral?

E se te dessem 100 mil reais, mas não a fundo perdido, de modo você a ter que prestar contas a um investidor ou banco, você responderia a alguma das perguntas acima de maneira diferente? Porque?

Uma pequena mudança na condição pode fazer toda a diferença.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (8) | trackback (0)
Link para este post:



Acordando para o RSS
agosto 3, 2005, 2:21 PM por Fabio Seixas

Um excelente artigo sobre os Web Publishers que estão dormindo em relação a implementação de RSS em seus sites.

"Smart publishers need to wake up and smell the RSS coffee because it's not just a flavor-of-the-day trend for bloggers. RSS is a permanent and fundamental change in the way content is delivered and experienced online. If they don't watch out, their Web sites just might die along with the traditional viewership model. "

 





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:



Acham que o consumidor é burro
julho 30, 2005, 5:46 PM por Fabio Seixas

Seth Godin aponta para uma péssima experiência de um consumidor americano ao comprar um gel de barbear da Gillette.

Via BoingBoing, com fotos no Flickr.

Seth Godin não está errado ao afirmar que "todos os marketeiros são mentirosos"





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:



RSS Brazuca
julho 28, 2005, 2:02 PM por Fabio Seixas

Não entendo como ainda existem importantes blogs e canais de notícias no Brasil que ainda não oferecem conteúdo via RSS (Really Simple Syndication).

RSS é extremamente útil para organizar todas as informações que queremos ou devemos acessar com frequencia. Arrisco dizer que em pouco tempo oferecer conteúdo online via RSS será padrão de mercado.

Hoje acessei o blog do Fernando Duarte, correspondente do jornal O Globo em Londres e amigo de longa data e constatei que este jornal não oferece conteúdo RSS nem das notícias nem dos blogs dos redatores.

A Folha de São Paulo já fornecesse conteúdo via RSS a algum tempo. Por que o jornal O Globo, um dos principais jornais do país, também não oferece?

Alguns bons blogs nacionais também não oferecem RSS. É o caso do excelente blog do Mario Persona. Eu particularmente iria acompanhar este blog com mais frequencia se tivesse ele listado no meu leitor de RSS.

Por outro lado, existem os blogs que oferecem RSS mas poderiam faze-lo tecnicamente melhor. É o caso de outro excelente blog, o do Marcelo Taz, que oferece o link para download do RSS, mas poderia também oferecer o link que fosse compatível com a detecção automática de RSS dos browsers FirefoxMaxthon.

Tá na hora de tirarmos proveito dessa poderosa ferramenta.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:



Blogosfera brasileira
julho 21, 2005, 3:29 AM por Fabio Seixas

Ando meio desanimado com a blogosfera brasileira. Não sei exatamente o que é, mas vejo como os gringos (não só os americanos, mas principalmente os europeus) se "empolgam" com essa grande comunidade comunicativa, linkada e comentarista que é a blogosfera mundial.

Não vejo por aqui serviços especializados de qualidade (existem poucos na verdade) como o Technorati, o Bloglines ou qualquer outro serviço que fomente de verdade a blogosfera brasileira.

Vejo muitos blogs nacionais que nem seguer oferecem conteúdo via RSS ou Trackbacks. Na verdade vejo blogs demais que não oferecem conteúdo relevante.

Existem blogs muito bons no Brasil (Garotas que dizem ni, Pensar enlouquece, Mário Persona) e com certeza existem boas iniciativas para fomentar a blogosfera nacional (TopLinks, Blogs.com.br).

Mas o que podemos fazer para tornar a blogosfera nacional em uma efetiva e poderosa ferramenta de formação de opnião nacional, assim como aconteceu na última eleição presidencial dos EUA onde centenas de blogs políticos foram utilizados por leitores ávidos por delinear suas opções eleitorais ou para opniar ou precionar as autoridades sobre as fraudes na Flórida?

Será que essa percepção é só minha ou outros compartilham comigo a mesma opnião?





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (1) | trackback (0)
Link para este post:





    Powered by Movable Type