Fabio Seixas, versão txt
Na Veja: Computação sem fronteiras
agosto 8, 2009, 5:05 PM por Fabio Seixas


Crédito Ernani d’Almeida.

"Você está na nuvem", matéria por Carlos Rydlewski do especial Vida Digital da revista Veja dessa semana, trás um pouquinho do Camiseteria.

... A nuvem é um fator de democratização das oportunidades de negócio. Ela significa que qualquer empreendedor pode ter um supercomputador – ainda que virtual – à sua disposição. Iniciativas inovadoras como o Facebook, criado por um grupo de estudantes de Harvard em 2004, jamais teriam prosperado sem o grande poder computacional, associado a custos módicos, oferecido pela nuvem. A Camiseteria, sediada no Rio, é um exemplo caseiro desse fenômeno. Criada em 2005, a empresa vende camisetas. Fecha 99% dos negócios pela internet e usa a rede como ferramenta de marketing. Sem a nuvem, não teria saído do papel. Para garantir o acesso de 15 000 pessoas por dia ao site, a empresa gasta 1 500 reais por mês. "Esse é um décimo do custo que teríamos com uma rede própria de computadores", diz Fabio Seixas, 34 anos, um dos sócios da companhia. ...




Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (10) | trackback (0)
Link para este post:



Para os funcionários
novembro 26, 2008, 3:15 PM por Fabio Seixas

Ontem apresentei a palestra abaixo para os funcionários do Camiseteria que agora conta com algumas pessoas novas. Isso faz parte do nosso processo de ambientação.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (9) | trackback (0)
Link para este post:



Concurso Oi São Paulo de Shapes e Camisetas
outubro 2, 2008, 10:06 AM por Fabio Seixas

oi_sao_paulo.gif


A Oi São Paulo, em parceria com o Camiseteria, criou um concurso de Shapes e Camisetas para promover a chegada a Oi à São Paulo. Haverá um show copm CPM 22 e Strike, além da presença de Edgard “Vovô” e Fabíola Silva.

skate.jpg

Fica o convite para criarem design de shapes e estampas. O ganhadores receberão os produtos ganhadores produzidos e serão homenageados no evento.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (4) | trackback (0)
Link para este post:



Twitteria e 1 ano de camisetas de graça no Camiseteria!
maio 14, 2008, 1:13 PM por Fabio Seixas

twitteria.gif

Quem aqui sempre quer ficar sabendo de todas as conversas que rolam sobre o Camiseteria?

Pra facilitar a vida de todos vocês, criamos o Twitteria, um lugar onde mostramos todas as conversas sobre o Camiseteria no Twitter.

Vai me dizer que você ainda não usa o Twitter? Ok, vou te dar um bom motivo para isso. O Camiseteria vai sortear um dos seguidores do Twitter do Camiseteria. O felizardo vai ganhar 1 ano de camisetas grátis, uma por mês, se atingirmos a meta de 1.400 seguidores (followers) até 15/06/2008! E de quebra um dos seguidores do sorteado também irá ganhar camisetas durante 6 meses, uma por mês.

Mas a gente não pensa pequeno, né? Se até a data final, atingirmos a meta de 2.800 seguidores vamos dobrar o prêmio. Serão 2 camisetas por mês para o seguidor sorteado durante 1 ano e 2 camisetas por mês para um dos seguidores do sorteado durante 6 meses.

Então corre, comece a seguir o Twitter do Camiseteria e chame os amigos para seguirem também, assim você aumenta as suas chances de levar um bocado de camisetas pra casa. E não deixem de acompanhar tudo o que andam falando da gente.

Replicando o post do Blog do Camiseteria





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (5) | trackback (0)
Link para este post:



Novos ventos, mais tempo para o Camiseteria
maio 13, 2008, 5:46 PM por Fabio Seixas

exiting_news.jpg
Crédito foto: ChickenTherapy no flickr


Bons ventos andam soprando... Recentemente tomei uma importante decisão. Como alguns devem saber, estou envolvido em duas empreitadas: Camiseteria e WeShow. Ambas são empresas promissoras de Internet.

Como empreendedor, andei percebendo que dividir minha antenção entre as duas empresas não estava sendo bom. Muito pouco tempo para tocar várias coisas ao mesmo tempo.

Então resolvi que seria a hora de apostar integralmente no Camiseteria. Empresa da qual sou sócio e que, além de ser o meu xodó, possui grandes oportunidades a serem desenvolvidas.

Isso significa que tem muita coisa boa adiante. Darei a atenção necessária para a empresa, desenvolvendo novidades para alavancar ainda mais o negócio. Outra boa notícia é que terei mais tempo também para este blog, ou seja, todos os 3.432.232 e-mails pendentes serão devidamente respondidos. ;-)

Enfim, novos ventos.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (13) | trackback (0)
Link para este post:



Matéria na Época Negócios
março 16, 2008, 7:29 PM por Fabio Seixas

A alguns meses atrás eu deu uma entrevista sobre inovação para a Época Negócios. Após alguns adiamentosa da pauta, esse mês saiu a matéria de capa sobre inovação.

Segue um trecho onde citam o case do Camiseteria:

ÚLTIMA FRONTEIRA Embora exista um credo repetido no mundo corporativo de que o consumidor não sabe o que quer - e que, portanto, não se deve dar muito crédito às suas opiniões - nos últimos anos algumas empresas começaram a correr na contramão e a lucrar com isso. O que essas companhias fazem é não apenas ouvir o que os clientes têm a dizer, mas convidá-los a participar efetivamente do processo de criação de seus produtos e serviços. Esse fenômeno está sendo chamado de "co-criação", um termo popularizado pelos consultores C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy no livro O Futuro da Competição, lançado em 2004. "Co-criação é mais do que focar no consumidor ou proporcionar uma customização em grande escala", afirma Ramaswamy, também diretor do Centro de Inovação da Universidade de Michigan, em entrevista a Época NEGÓCIOS. "Se você quer realmente criar valor do ponto de vista do cliente, tem de engajá-lo no processo, deixando que ele defina o que tem valor para ele." Numa apresentação recente em São Paulo, Ramaswamy esmiuçou o conceito para uma platéia de 60 executivos de grandes companhias brasileiras, num evento organizado pela consultoria Symnetics.

Após sua fala, quem pegou o microfone foi um jovem paulista criado no Rio de Janeiro, Fabio Seixas, de 32 anos, um dos únicos homens presentes que não usavam terno e gravata. Fundador da Camiseteria, ele mostrou o que faz de seu negócio um dos exemplos mais radicais de co-criação no país. A Camiseteria é uma companhia de moda que não tem um estilista sequer entre os funcionários. Qualquer pessoa pode enviar um desenho para seu site e submetê-lo à avaliação da comunidade de freqüentadores. Os desenhos que recebem as melhores notas são impressos em camisetas, vendidas online. Os vencedores recebem R$ 1 mil de prêmio (que muitas vezes trocam, espontaneamente, por crédito em camisetas). "Nosso risco é próximo do zero", diz Seixas. "Em muitos casos, vendemos uma série inteira em dois dias." Desde que foi criada, há dois anos, a Camiseteria já recebeu mais de 13 mil desenhos - 160 deles foram estampados em camisetas. Nunca uma delas foi parar numa loja de ponta de estoque, algo comum no ramo. Seixas e seu sócio, o designer Rodrigo David, já produziram camisetas com desenhos de que não gostavam. Mas a idéia é essa. "Fazemos exatamente o que o mercado quer, não o que nós achamos que ele queira", afirma Seixas. Ele diz que o modelo de negócios - inspirado numa empresa americana chamada Threadless, que foi objeto de estudo no MIT - funciona bem graças à comunidade criada em torno do site. Os usuários, geralmente aficionados por camisetas, têm blogs pessoais, trocam mensagens entre si, viram amigos. A relação deles com a empresa é tão forte que a Camiseteria não precisa contratar modelos para mostrar fotos de sua coleção: os próprios clientes se oferecem para fazer a propaganda.

Só não sei que história de MIT é essa. :)





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (1) | trackback (0)
Link para este post:



Natal com desconto e sorteio de iPhone no Camiseteria.com
dezembro 1, 2007, 4:32 PM por Fabio Seixas

O Camiseteria.com está começando dezembro com uma bela promoção de natal.

Todos os produtos com até 30% de desconto. Quem comprar pelo menos 2 camisetas concorre a um iPhone 8Gb da Apple.

Aproveite pra comprar logo presente pra todo mundo!





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:



O que o Camiseteria.com me ensinou sobre comunidades?
agosto 19, 2007, 2:28 AM por Fabio Seixas

Há 2 anos atrás o Camiseteria.com foi lançado. De lá para cá descobri o que é gerenciar uma grande comunidade online. E resolvi compartilhar isso com vocês.

Aprendi que não somos donos da comunidade, a comunidade é dona de si própria
A comunidade comanda mesmo sem poder comandar. O poder é diluído na mão de muitos. E esse grupo é o que tem mais importância nas decisões. Se a comunidade não tiver a percepção de que ela faz parte de algo importante, então não existe comunidade.

Aprendi que para uma comunidade crescer são precisos mecanismos sociais de conexão
Comunidade é a percepção que as pessoas envolvidas estão conectadas e relacionadas. O principal mecanismo de conexão social são as mensagens pequenas, opniões em sua maioria, que criam a percepção de que as pessoas se importam com que os outros dizem. Cada membro precisa perceber que é percebido. Mensagens diretas, pessoais e públicas daqueles que administram ou participam da comunidade são um atestado de percepção coletiva. Assim as pessoas se sentem parte do coletivo. Só assim comunidades se tornam fortes.

Aprendi que a comunidade pode falar mal e pode falar bem
O que importa é a balança. Em comunidades de sucesso, fala-se muito mais bem do que mal. Mas não tem jeito. É impossível agradar 100% a todos. É preciso aprender a lidar com as críticas e evoluir. E ao evoluir as críticas diminuem e a comunidades transcende. Mostrar para a comunidade que você escutou e fez algo a respeito é importante. Valorizar os elogios e respeitar as críticas. Elogios, quando dito pelos membros da comunidade e não pelos administradores, ganham respaudo e proporções incríveis.

Aprendi que moderação é bem-vinda, mas não é imprescindível.
Uma comunidade saudável é auto-regulada. Presenciei casos em que alguns usuários queriam fazer bagunça e a própria comunidade reprimiu, sem necessidade de moderação. Esse é o estado da arte em comunidades auto-reguladas. Comunidades assim não surgem sozinhas. É preciso mostrar o caminho, dar o tom, mostrar como as coisas devem acontecer e deixar a comunidade absorver essas não formalmente deliberadas regras de convívio.

Aprendi que a marca é o que "da liga" nas pessoas que frequentam a comunidade
Uma marca fraca (e não estou falando somente de uma marca de varejo) não consegue prender uma comunidade. O sexy-appeal e o aconchego ajudam a compor a marca de uma comunidade. Se o ambiente for hostil, ninguém fica. Se o ambiente é convidativo, a comunidade cresce. A marca e sua identidade colabora para criar esse ambiente.

Aprendi que diversão é importante
Ninguém é de ferro. Muitos de nós passamos horas na frente do computador trabalhando. Para muitos comunidades online são refúgios, lugares onde é possível descontrair, bater um papo, ver coisas interessantes e rir um pouco. Colocar o ingrediente diversão em uma comunidade é um grande passo para torna-la agradável.

São pessoas afinal
Comunidades são demostrações constantes de emoções pessoais. Da amizade ao carinho. Da alegria a indignação. Esse borbulhar de emoções nos mostra o quanto as relações pessoais são ricas e convidativas, mesmo que nunca tenhamos visto os rostos de alguns amigos.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (13) | trackback (2)
Link para este post:



Camisetas Tipográficas
julho 11, 2007, 10:44 AM por Fabio Seixas

Saiu a coleção de camisetas mais esperada do ano.

camiseta_1116_tam1.jpg
camiseta_1117_tam1.jpg
camiseta_1118_tam1.jpg
camiseta_1119_tam1.jpg
camiseta_1120_tam1.jpg
camiseta_1121_tam1.jpg
camiseta_1122_tam1.jpg
camiseta_1123_tam1.jpg
camiseta_1124_tam1.jpg





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (2) | trackback (0)
Link para este post:



No Jornal do Brasil de hoje
junho 3, 2007, 1:40 PM por Fabio Seixas

Sai na capa do caderno de economia do Jornal do Brasil de hoje. :)

jb.jpg

Quem quiser ler a materia, está disponível no reader do JB





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (3) | trackback (0)
Link para este post:



Ame
junho 1, 2007, 11:47 AM por Fabio Seixas

ame.jpg

Acabamos de lançar no Camiseteria uma nova coleção de camisetas e uma promoção para o dia dos namorados. Confere lá. O site todo está com desconto.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (3) | trackback (0)
Link para este post:



Prêmio Info Exame Web 2.0
março 4, 2007, 10:40 AM por Fabio Seixas

O Camiseteria foi premiado com o 1º lugar na categoria Uso Profissional do Prêmio Info Exame Web 2.0. Cheers!

Acho que o pessoal do estúdio fotográfico pensou que eu fosse árabe ou algo parecido. :)





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (9) | trackback (0)
Link para este post:



Na PEGN
dezembro 9, 2006, 1:01 AM por Fabio Seixas

"2ª Geração cria novo boom na Internet". Esse foi o título da matéria que saiu na edição de dezembro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) na qual eu participei falando do Camiseteria.com.

Vale a pena comprar a revista.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (1) | trackback (0)
Link para este post:



Promoção no Camiseteria.com: Até 30%!
novembro 20, 2006, 5:34 PM por Fabio Seixas

O Natal tá chegando e resolvemos fazer uma mega promoção no Camiseteria. A nova coleção de camisetas está com 15% de desconto e as demais camisetas com 30%, até do dia 30 de novembro. Aproveite para antecipar as compras de natal!

Ps.: Ok, ok, eu sei que ando devendos posts aqui. A chegada do natal rouba horas de trabalho de quem trabalha com comércio. :P





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (2) | trackback (0)
Link para este post:



HipHipUK meets Camiseteria
setembro 11, 2006, 10:19 AM por Fabio Seixas

O HipHipUK, um blog inglês sobre camisetas, me entrevistou semana passada sobre o Camiseteria.

Take a look!

HipHipUK meets Camiseteria





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (2) | trackback (0)
Link para este post:



Copa do Mundo: Como torcer
maio 25, 2006, 8:00 PM por Fabio Seixas

Copa chegando, aquela ansiedade batendo. Os preparativos já vão sendo feitos. Rua começando a ser enfeitada.

O uniforme já está pronto. Nada daquelas camisetas sem graça só escrito Brasil. Não. Torcedor que se presa é hypado até na hora de torcer. Então confere aí as novas camisetas da copa do Camiseteria.com













Pede logo que vai acabar, hein?





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (2) | trackback (0)
Link para este post:



Novidades no Camiseteria
fevereiro 24, 2006, 8:45 AM por Fabio Seixas

leva4.jpg

Tem novidade no Camiseteria.com!

Confira as novas camisetas aqui.





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:



Conceitos do Camiseteria.com
agosto 24, 2005, 12:05 AM por Fabio Seixas

Essas duas últimas semanas tem sido uma loucura....  muito trabalho. Mas valeu a pena.... Eu e meus dois ilustres sócios, Rodrigo David e Tiago Teixeira, colocamos no ar o Camiseteria.com

Basicamente o Camiseteria é um site que vende camisetas com estampas feitas pelos usuários. Mas por trás deste negócio existem várias novidades e conceitos bem interessantes.

Primeiro, o próprio modelo de negócio, onde o cliente é parte indíspensável do processo de operação da empresa. Acreditamos que os melhores produtos são aqueles em que o cliente dá o seu pitaco. No Camiseteria não só o cliente dá pitaco em como devemos fazer as coisas, como também decidem quais serão os próximos produtos.

Esse conceito é poderossísimo. O marketing deixou de ser uni-direcional e passou a ser bi-direcional. Virou uma conversa, exatamente como o Cluetrain profetisou.

Esse conceito engaja o cliente a participar cada vez mais, transformando-o em um divulgador da marca. O Camiseteria é o open-source das camisetas!

O segundo conceito importante que esse site valoriza é o conceito de comunidade. Poucos e-tailer conseguiram transformar suas lojas virtuais em verdadeiras comunidades. A Amazon é claramente uma delas. A proposta do Camiseteria é justamente criar uma comunidade de designers e consumidores de camisetas onde todos poderão se comunicar, avaliando, criticando e elogiando o trabalho alheio. Mais uma vez, o marketing torna-se uma conversa.

Terceiro, trouxemos para o site diversos conceitos da blogosfera, tais como Blog, RSS de produtos e novidades, comentários e brevemente folksonomy (ou tags) e trackbacks. Todas essas novas ferramentas valorizam a experiência do usuário. Afinal, como dizia Tom Peters, "It's the experience, stupid!" : )

Quarto, e não menos importante, é o conceito do Long Tail, ou Cauda Longa, que diz que a boa parte dos melhores trabalhos (música, livros, etc) está escondida na parte final de um gráfico descendente de polularidade. E a tecnologia, notoriamente a Internet, proporciona que esses trabalhos até então obscuros tenham a visibilidade e reconhecimento merecido. No Camiseteria esse conceito se aplica na questão da votação das estampas, que permite que milhares de designers até então escondidos na cauda longa, possam ter a change de mostrar que seus trabalhos são merecedores de atenção e divulgação. É claro que a lei de Darwin continua valendo aqui. Tem que ser bom o suficiente para sair da cauda longa.

Quem quiser saber mais sobre as idéias por trás do Camiseteria pode acessar o Manifesto Camiseteria.

 





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (1) | trackback (1)
Link para este post:



Sem parar!!!
agosto 16, 2005, 8:51 PM por Fabio Seixas

Tô a alguns dias sem postar no blog... Não era para menos....  estava finalizando os últimos detalhes do meu novo empreendimento junto com meus amigos Rodrigo David e Tiago Teixeira, o Camiseteria.

A maratona foi puxada, mas valeu a pena. O novo site ficou lindo!

Falarei mais sobre o Camiseteria nos próximos post.

 

 





Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:





    Powered by Movable Type