Fabio Seixas, versão txt

« Como medir retorno em mídias sociais? | Main | Uma grande oportunidade »

CitySourced, mais um passo para a democracia direta
setembro 20, 2009, 1:39 AM por Fabio Seixas

Em maio desse ano eu dei uma palestra onde eu apresentei algumas idéias de como o crowdsourcing poderia mudar a democracia e a participação dos cidadãos na gestão pública.

Uma das idéias é a de incorporar o cidadão comum como parceiro na gestão pública, mais notoriamente a detecção de problemas públicos.

Semana passada, aconteceu em São Francisco o TechCrunch50, um evento onde 50 startups são apresentadas a potenciais investidores. Uma das empresas, a CitySourced, que alias foi uma das finalistas, me chamou a atenção justamente pela proposta de permitir que cidadãos participem da gestão pública indicando problemas na sua cidade.

A seguir, o vídeo da apresentação da CitySourced no TechCrunch50:

Pra mim está claro o caminho que a humanidade irá tomar nos próximos 50 ou 100 anos: a tecnologia criando meios para que possamos cada vez mais depender menos de um grupo de representantes eleitos.

Update: Logo após publicar esse texto, estava lendo o artigo "O Brasil precisa cultivar programadores sociais" do WebCitizen e tomei conhecimento da campanha Apps for Democracy, iniciativa do Distrito de Columbia, EUA, que convoca desenvolvedores a criarem aplicações que usem dados do governo em prol da gestão pública e bem estar dos cidadão. Vejam o vídeo:


Update: Uma iniciativa brasileira que também atua na mesma área e não deixa a desejar para as iniciativas citadas acima é a Cidade Democrática. Vejam o vídeo de apresentação do projeto.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (2) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/550

Comentários

Olá, Fabio!
Muito legais esses exemplos. Estou muito conectado com este desafio também. Você já conheceu o Cidade Democrática? Um portal brasileiro que faz isso e mais algumas coisas.
Boa sorte para a Camiseteria!
Um abraço do Rodrigo

Postado por: Rodrigo em setembro 22, 2009 12:24 PM


Fábio, veja a seguir o link do vídeo de divulgação do Cidade Democrática para, se quiser, incluir neste post: http://www.youtube.com/watch?v=kjO0Zqwozc0
Um abraço do Rodrigo

Postado por: Rodrigo em setembro 24, 2009 9:50 AM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type