Fabio Seixas, versão txt

« O Blog da Petrobras, a Internet e o jornalismo | Main | Hey, Sarah, don't get me wrong... »

Na Veja: Computação sem fronteiras
agosto 8, 2009, 5:05 PM por Fabio Seixas


Crédito Ernani d’Almeida.

"Você está na nuvem", matéria por Carlos Rydlewski do especial Vida Digital da revista Veja dessa semana, trás um pouquinho do Camiseteria.

... A nuvem é um fator de democratização das oportunidades de negócio. Ela significa que qualquer empreendedor pode ter um supercomputador – ainda que virtual – à sua disposição. Iniciativas inovadoras como o Facebook, criado por um grupo de estudantes de Harvard em 2004, jamais teriam prosperado sem o grande poder computacional, associado a custos módicos, oferecido pela nuvem. A Camiseteria, sediada no Rio, é um exemplo caseiro desse fenômeno. Criada em 2005, a empresa vende camisetas. Fecha 99% dos negócios pela internet e usa a rede como ferramenta de marketing. Sem a nuvem, não teria saído do papel. Para garantir o acesso de 15 000 pessoas por dia ao site, a empresa gasta 1 500 reais por mês. "Esse é um décimo do custo que teríamos com uma rede própria de computadores", diz Fabio Seixas, 34 anos, um dos sócios da companhia. ...



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (10) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/545

Comentários

Isso sempre existiu, aluguel de servidores, desde que a internet é internet... não tem nada a ver nuvem.

Postado por: Mikel em agosto 8, 2009 9:08 PM


Mikel, de fato, aluguel de servidores existe desde que a internet é Internet. Mas estamos falando de um tipo de prestação de serviço onde ao invés de contratar um ou mais servidores, contrata-se recursos como CPU (ou ciclos de CPU), espaço em memória e transferência de dados de uma nuvem de dezenas, centenas ou milhares de servidores.

Postado por: Fabio Seixas em agosto 9, 2009 5:18 PM


Eu vi a reportagem na revista, achei bem interessante. Só acho que o homem tá cada vez mais dependente das máquinas. Fico imaginando, se os hackers já conseguem acessar um único computador, imagine se salvarmos nossos documentos num local compartilhado por outros? hehehe. É meio estranho pensar nisso. Gosto de pensar na tecnologia como aliada, e vejo que há muitas possibilidades para tal. Por outro lado, me recuso a depender totalmente dela. Já pensou se as perspectivas pro futuro apontadas pela revista forem verdadeiras? Tudo chipado, monitorado... é meio surreal até. De qualquer forma, gostei da reportagem. E ainda não conhecia a Camiseteria hahaha, gostei do site :)

Postado por: Jacqueline M. em agosto 10, 2009 11:37 PM


Justamente, Fábio. A reportagem, que não está no post, pode até estar falando desse conceito, mas quando falamos de Camiseteria e Facebook, sabemos que nenhum dos dois usa o conceito de nuvem em seus servidores.

Postado por: Mikel em agosto 11, 2009 1:12 AM


Mikel,

como você pode saber disso? No Camiseteria usamos sim recursos de nuvem. Nós alugamos recursos da nuvem da Locaweb e portanto temos todos os benefícios dessa tipo de serviço.

Postado por: Fabio Seixas em agosto 11, 2009 9:14 AM


A Camiseteria não sair do papel por causa da nuvem... sendo que a nuvem da Locaweb começou ano passado, e a Camiseteria surgiu em 2005.

Postado por: Mikel em agosto 11, 2009 1:56 PM


Mikel, isso eu tenho que concordar. Parece que o autor não entendeu bem.

Postado por: Fabio Seixas em agosto 12, 2009 12:13 AM


Mikel, tambem tenho que concordar. Parece que o autor não entendeu bem.

Ana

Postado por: Ar Condicionado em setembro 4, 2009 12:10 AM


concordo com o post acima

Postado por: Pilates em setembro 17, 2009 4:27 PM


Muito bom esse conceito de nuvens da locaweb.

Tou vendo se migro meu plano de hospedagem compatilhada para um cloud computing, temos uma loja de desenhos de estampas para camisetas, e o acesso esta crescendo a cada dia.

Fabio, se tiver um tempo da uma visitada.
me da um feed back desse site.
www.yougraph.com.br

Postado por: Alexandre Lopes em março 9, 2010 4:54 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type