Fabio Seixas, versão txt

« Para Entender a Internet | Main | Convicção »

Marcas no Twitter: Dicas de como criar e manter um Twitter Corporativo
abril 1, 2009, 2:58 AM por Fabio Seixas

twitter_logo.png

O Twitter está crescendo no Brasil e ganhando matérias em periódicos importantes. E como em tudo que começa a cair nas graças do povo, as empresas naturalmente já voltam sua atenção. No Twitter não seria diferente. Nos últimos meses a quantidade de empresas entrando tem crescido muito, são os Twitters Corporativos. Nada mais natural.

No entanto, tenho visto várias empresas cometendo vários erros ao conduzir sua presença no Twitter. E como responsável pelo Twitter corporativo mais seguido do Brasil, me senti na obrigação de esboçar aqui um pequeno guia de como as empresas podem utilizar bem o Twitter.

11 atitudes para uma boa presença de uma marca no Twitter:

1- Entre devagar
Esse talvez seja o erro mais comum das empresas: a tentação de entra arrebentando a boca do balão. Melhor começar devagar, aprendendo a plataforma, como as coisas funcionam, como seus usuários reagem à presença da sua marca no Twitter. Melhor entender isso com poucos seguidores do que fazer besteira com muitos.

2- Nunca seja um "Aggressive Follower"
Nunca siga pessoas em grande volume (Agressive Follower) com a intenção de que essas pessoas te sigam. Isso vai contra a política de uso do Twitter e normalmente ações como essas são detectadas e as contas são suspensas. O Twitter chama isso de Spam, sendo a ação de seguir grande volume de pessoas considerada uma má prática. Leia mais sobre spam no Twitter aqui.

A melhor estratégia para arrecadar seguidores é gerar conteúdo de qualidade, que as pessoas queira dar reply ou retweet.

3- Faça broadcast E conversação
Twitter é uma ferramenta de broadcast E de conversação, ou seja, além de servir para espalhar informações e novidades (broadcast) serve também para manter um diálogo entre as pessoas e a sua marca. Se você usar o Twitter só para divulgar notícias e ofertas deixará de aproveitar boa parte do que ele tem a oferecer, nesse caso entrar na conversação e engajar pessoas.

Twitter é uma ótima forma de dar personalidade à sua marca e a conversação é o caminho para isso. Mais sobre personalidade abaixo.

4- Siga quem te segue
Em se tratando do Twitter de uma empresa, é simpático que a empresa siga quem a segue. O Twitter de uma empresa tem função diferente de um Twitter pessoal. Enquanto no pessoal a principal função e permitir que você acompanhe as atualizações das pessoas que você acha interessante, no Twitter Corporativo a intenção é manter contato com o maior número de pessoas possíveis. Uma empresa não precisa, necessariamente, acompanhar pessoas que ela acha interessante. Quem gerencia o Twitter Corporativo já faz isso em sua conta pessoal.

Outro ponto importante é que o Twitter Corporativo serve como uma ferramenta de atendimento ao cliente e sendo a funcionalidade de Direct Message muito útil. E só pode mandar um Direct Message quem é seguido pelo destinatário.

Então, não há problema algum, tanto do ponto de vista de etiqueta, quanto do ponto de vista do termo de uso do Twitter, de seguir uma grande quantidade de pessoas desde que estes já sejam seus seguidores. O melhor exemplo aqui é o Twitter do Barack Obama.

Vale lembrar que o inverso nunca deve ser feito, ou seja, seguir pessoas só para que elas tenham conhecimento que sua marca está no Twitter e passem a te seguir.

5- Publique conteúdo de qualidade
O princípio básico do Twitter é seguir as contas que trazem conteúdo interessante. Ninguém quer seguir um Twitter que seja chato. Portanto, publique informações interessantes sobre a sua empresa, sobre o nicho no qual ela está inserida. Divulgue links mesmo que não sejam links apontando para o site da sua empresa. Pense que o importante é fornecer coisas interessantes aos seus seguidores.

6- Faça atendimento à cliente
SAC no Brasil é sinônimo de problema, de dor de cabeça. Basta lembrar das experiências com as empresas de celular. Eu acredito que SAC é uma excelente oportunidade de fazer marketing. Se você tem um SAC fantástico, que preza pelo excelente atendimento, o Twitter é uma ótima forma de mostrar isso para o mundo. O Twitter te dá a oportunidade de fazer um atendimento, resolver um problema, publicamente, de forma que outras pessoas podem perceber a qualidade do seu SAC mesmo não tendo precisado contacta-lo.

Mais cuidado! Seu SAC deve ser muito bom. Se seu SAC é muito ruim, melhor nem entrar no Twitter.

7- Faça promoções
O povo adora promoções, sorteios, pequenos concursos. E não preciso dizer mais nada. :)

8- Seja pessoal
Participar do Twitter cria a excelente oportunidade para você dar personalidade à sua marca. Na maioria dos casos, na cabeça das pessoas marcas são apenas marcas. Mas no fundo, marcas são pessoas, são seres humanos fazendo aquela marca acontecer. No Twitter, é possível mostrar quem são as pessoas por trás das marcas. Um ótimo exemplo? CEO da Zappos

9- Responda sempre (ou quase)
Num Twitter pessoal, é comum replies ficarem sem resposta. Já no Twitter Corporativo, é importante responder à quase todos. As pessoas precisam perceber que se elas iniciam uma conversa com aquela marca, a conversa irá adiante. Mas evite responder tweets com apenas "Ok", ou "Obrigado". Nesses casos, um Direct Message funciona melhor.

10- Ofereça conteúdo exclusivo
Porque seguir o Twitter de uma empresa? Porque aqui encontrarei coisas que não encontrarei em outro lugar. Esse é um bom apelo para conquistar seguidores fieis.

11- Escute e aprenda
O que de melhor podemos tirar do contato com o público? Como podemos melhorar. Então escute e aprenda.

Quem quiser seguir essa e outras idéias, pode seguir meu Twitter pessoal: @fseixas

E quem quiser acompanhar um bom exemplo nacional de Twitter corporativo, sugiro o do @Camiseteria. :)




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (33) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/536

Comentários

Sempre gostei como conduziu o Twitter do Camiseteria, realmente é assim que tem que ser. A maioria das empresas nem sequer passa do primeiro passo...

Postado por: Twitteiro em abril 1, 2009 7:57 AM


Ótimo post Seixas.
Já vou indico para o pessoal aqui da agência.
Abraços.

Postado por: Alex Gonçalves em abril 1, 2009 7:24 PM


Você sabe dizer se alguém já fez um ranking dos twitters corporativos mais acompanhados do Brasil?

Postado por: André Monnerat em abril 2, 2009 4:01 PM


André,

que eu saiba, não. Tem o ranking do Cris Dias, mas é geral.

http://www.crisdias.com/ranking-twitter-brasil/

Postado por: Fabio Seixas em abril 2, 2009 4:13 PM


Muito bom as explicações Fabio..

Eu estava mesmo pesquisando para entender melhor sobre Twitter já que estava criando o meu pessoal e da minha empresa... Vou fazer uma referência em meu blog sobre sua postagem...

Abraços.

Postado por: Fabiano Alves em abril 4, 2009 10:24 PM


Uma dica de site, para encurtar alguma url para poder postar no twitter sem usar muitos caracteres, acesse www.okm.me

Postado por: Bruno Marques em junho 19, 2009 3:49 PM


Oi galera eu sou nova no twiter.
Gostaria de conhecer bastante gente legal fazer amizades porque eu sou uma pessoa que adora fazer amizades,espero nos darmos bem
Um grande abrço para todos ely

Postado por: ely em junho 20, 2009 7:31 PM


gostaria de conhecer pessoas enteressantes no twiter

Postado por: Paixão em julho 8, 2009 11:55 AM


gostaria q alguma pessoa ai me convidasse pra fazer parte do twitter

Postado por: heide faria em julho 8, 2009 6:42 PM


qro conhecer gente nova e fazer amizade

Postado por: Alinailde em julho 15, 2009 10:52 PM


quero abri um twitter para mim como eu faco
para abri

Postado por: denise em julho 23, 2009 12:42 PM


aê gente estou deixando meu Twitter aqui para divulgar e tals (Y) SIGAM - ME ;)

http://twitter.com/Feehih

Postado por: Fernando em agosto 18, 2009 12:17 PM


Olá, Fabio!

Postagem nota 10. Embora sejam dicas para Twitter Corporativo, estou usando alguns exemplos para o meu Twitter pessoal. Parabéns pelo blog, é super informativo.

A propósito, estou te seguindo. So... follow me now!!!!!!

Valeu.

G.N.
www.twitter.com/supravida

Postado por: Gustavo Nobio em agosto 20, 2009 10:15 AM


olá gostaria de saber se tem como conhecer pessoal do mundo juridico e compartilhar materiais?/

Postado por: DAVIS GUIMARAES em agosto 28, 2009 3:19 AM


oi gostei muito mais nao sei como eu fasso pra criar um

Postado por: priscila em agosto 29, 2009 12:52 AM



Esses dias encontrei um site bacana que diminui as url tb.. em portugues ainda.. mt legal:

http://www.lc4.in

mt bom para postar os links no twitter !!!!

Postado por: Juca Silva em setembro 10, 2009 9:24 PM


Super boa essa dica!!!
Já vamos começar melhorar nosso twitter!!!

Valeuuu

Postado por: Portobello em novembro 3, 2009 2:41 PM


Fabio, post simplesmente brilhante. Eu já tinha percebido essa questão do SAC no Twitter qdo comparei United (40 mil seguidores) e Southwest Airlines (850 mil seguidores). O primeiro usa Twitter só para promoções e o segundo é um senhor serviço de SAC. Vale lembrar que isso vai requerer uma bela infra de call center atrás de um Twitter corporativo.

abs

Postado por: Augusto Pinto em novembro 3, 2009 5:15 PM


Duas coisas:
1) Em relação ao item 7, promoção do tipo "retuite para seus amigos para ganhar" queima o filme totalmente. Inclusive ajudo anticampanhas para desestimular esse gênero de poluição verbal no Twitter.
2) Aggressive é com dois g.

Postado por: Mario Amaya em novembro 16, 2009 11:33 PM


tentei fazer twiter mais nao consigo

Postado por: demi lovato em dezembro 16, 2009 8:05 AM


Planejo criar um twiter para a escola em que trabalho e começo a aprender como fazê-lo, com suas ótimas dicas. Obrigada! Abraços!
Goreti

Postado por: Maria Goreti de Freitas Dias Prado em janeiro 7, 2010 9:21 AM


Estamos iniciando o uso do Twitter, e essas dicas foram muito boas para nós.
Sucesso!!!

Postado por: CFACDF em janeiro 7, 2010 12:55 PM


Gostei muito das dicas, com certeza vão me ajudar muito.

Postado por: Daniela em janeiro 12, 2010 2:22 PM


Gostei muito do seu post. Tenho uma pequena empresa de criação de sites que estou começando agora e vou aplicar seus ensinamentos para tentar fazer sucesso e conquistar mais clientes. Infelizmente na minha região(Belém - PA) essas "modas" do mundo virtual demoram a pegar(quando pegam)imagina que tem poucas empresas de criação desites que aplicam tecnicas de SEO por exemplo. Fica aqui o meu agradecimento público com a sua socialização do conhecimento.
http://www.jspinformatica.com.br

Postado por: Jefferson Saavedra Paiva em fevereiro 6, 2010 6:41 PM


muito legal qero 1 tbm

Postado por: guylherme em março 26, 2010 8:31 PM


quero ter um twitter

Postado por: laura selma da silva lopes em abril 8, 2010 3:47 AM


Fabio Seixas

Obrigado pelas dicas que foram muito proveitosas e gostaria que se possível, enviasse para mim algumas dicas sobre como enviar vídeos do youtube para o meu twitter.

Um abraço.

Postado por: Gino Brasil em abril 19, 2010 10:56 AM


+ fera XD

Postado por: HeRiCleS em abril 23, 2010 7:31 PM


Oi gostaria de saber como criar um... pois nao consegui.

Postado por: Natalia em maio 11, 2010 4:36 PM


E nois. Firmeza.

Postado por: Zoio. em agosto 2, 2010 4:43 AM


eu queria meu proprio twiter

Postado por: Carolina Aparecida Antonio em dezembro 7, 2010 3:15 PM


Parabéns pelo conteúdo, vou usar suas dicas com meu cliente.

@Destro

Postado por: leandro desto em maio 6, 2011 12:05 PM


eu adoro eu quero ter o meu proprio twitter

Postado por: alexssandra araujo em maio 16, 2011 2:15 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type