Fabio Seixas, versão txt

« Fun Friday: I Want More Porn | Main | My WeShow e como ganhar dinheiro com vídeos na Internet »

"Marketeando" Geeks
janeiro 22, 2008, 12:56 AM por Fabio Seixas

"Variable Flow Turbo. Instant response for the instant-messaging crowd" (Turbo de Fluxo Variável. Resposta instantânea para a multidão das mensagens instantâneas), assim dizia o anúncio de página inteira do carro Acura RDX na revista Wired de fevereiro deste ano.

Normalmente não sou pego por propagandas de revistas, mas essa me chamou a atenção. Não pelo seu visual medíocre, mas pela forma em que tentava atingir o público da revista. Nada de muito criativo, mas absolutamente pertinente.

Outras propagandas de carros na mesma edição não foram felizes neste sentido (a exceção fica com uma excelente peça institucional da BMW). Apenas cumpriram seu papel de ocupar frações de segundo do tempo do leitor entre uma página e outra.

A partir daí me peguei pensando nos desafios de fazer marketing para esse seleto grupo de pessoas, os geeks. Geeks são inteligentes e atualizados, possuem total intimidade com a Internet e, portanto, estão expostos a um sem número de marcas e produtos, mais expostos do que um cidadão comum. Além disso, a mesma Internet que favorece a cultura geek é também a melhor arma contra marcas incompetentes. Colocar a boca no mundo ficou fácil. Geeks digerem marcas incompetentes no café da manhã.

Atingir e fidelizar esse público não são tarefas fáceis. A boa notícia é que a mesma inteligência que permeia a mente destes indivíduos é também responsável por recompensar as marcas que merecem. Seja por um anúncio criativo, um produto fenomenal ou um atendimento competente.

Não sei se os geeks vão dominar o mundo, mas com certeza irão mostrar o caminho.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (6) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/466

Comentários

A conclusão foi orgásmica, eu diria.

Postado por: Doufer em janeiro 21, 2008 11:51 PM


Salve Fábio,

Isso é uma discussão bem interessante. Às vezes me deparo com cada anúncio que a meu ver mais degrada a marca do que a promove. Felizmente está surgindo uma nova onda de cosumers muito exigentes quanto a isso o que fará com que as empresas se preocupem um pouco mais com a qualidade dos seus anúncios.

Infelizmente ainda é um nicho pequeno (se isso não for redundante), mas já é um primeiro passo. O problema é que meu ceticismo não consegue imaginar um mundo onde a maioria sejam geeks. As pessoas tem preguiça do saber, coisa que geek não tem, e penso que isso seja um dos seus principais diferenciais.

Ainda assim, em relação ao domínio do mundo pelos geeks, brincadeiras a parte, eu penso que isso não é algo difícil de se acontecer. É claro que, a priori, é preciso estabelecer os parâmetros de "domínio". Mas abstraindo essa tentativa de mensuração teórica, vide Google. O que é senão dois geeks que, incontentes com algo, resolveram fazer do seu jeito. Hoje, o mundo google.

Felizes os CMOs que conseguirem captar essa 'tendência' e se adpatar ao novo paradigma de consumidores. Pelo que parece, a Acura entedeu. \o/

Abraços,

Postado por: Luis Henrique em janeiro 22, 2008 9:04 AM


Caraca! BELÍSSIMO post!

Os geeks estão efusivamente envolvidos em Buzzmarketing, eles são evangelistas por natureza e responsáveis por boa parte do sucesso de marcas como Apple, Southwest Airlines, Krispy Kreme entre outras.

Os geeks participam de grupos de discussão, mantém blogs, twittam e postam (ainda que depois de um tempo parados) sobre um anúncio inteligente que viram na melhor revista do mundo para... err... Geeks!

Todo geek é uma verdadeira força de vendas quando gosta de um produto/serviço.

Postado por: Leandro "trecker" Gabriel em janeiro 22, 2008 10:35 AM


Nós já dominamos o mundo.

Postado por: Marco Gomes em janeiro 23, 2008 1:15 AM


Acredito que o mercado como uma forma geral tem ficado cada vez mais exigente, e um exemplo disso é uma tendência que acabou de ser "digerida e condensada" pelo TrendWatching: "The expectation economy"

Uma vez que parece que todos os produtos e anúncios já foram lançados, temos essa sensação de achar tudo meio "passado", sem graça... e os geeks ainda mais, porque certamente eles viram boa parte disso tudo que já saiu por aí e primeiro que todo mundo...

Valeu o post!
Abraços,

Postado por: Agatha em janeiro 23, 2008 6:49 AM


Geek confia em geek. Se vc quer fazer propaganda para geek, faça uso de um blog. Não somente geeks, mas pessoas comunis costumam dar mais credito a uma propaganda ou um review sobre um filme, se este for feito por um blogueiro.

EU RECOMENDO. Essa frase ainda tem bastante efeito. Principalmente quando dita por alguem relevante...

Com relação a Wired, faz tempo que nao a leio. Meus feeds tem ocupado todo meu tempo destinado a leituras.

abs

Postado por: Rodrigo Cunha em janeiro 24, 2008 6:05 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type