Fabio Seixas, versão txt

« O verdadeiro espírito das empresas de Internet não morreu e só me faz sorrir | Main | Microsoft e Yahoo »

Loteamento online: por melhor uso da publicidade nos blogs
maio 2, 2007, 11:35 PM por Fabio Seixas

Afinal, a quem o blog é servil? Ao leitor, aquele para quem o conteúdo do blog é gerado ou ao editor (i.e. blogueiro, dono do blog), aquele que usufrui e explora os ganhos gerados, sejam financeiros ou não?

Pergunto isso porque tenho observado que cada vez mais os blogs estão entupindo suas páginas com blocos de links patrocinados e banners de programas de afiliados.

Se o enfoque do blog é o leitor, então a publicidade deveria ser usada com parcimônia. Se o enfoque for o editor (há quem defenda que "o blog é meu, eu faço o que eu quiser nele e que se dane vocês leitores e comentaristas") a publicidade também deveria ser usada com parcimônia, afinal explorar o blog até o talo com publicidade é como vender o almoço para pagar o jantar. Em pouco tempo você não terá leitores e conseguentemente não terá cliques nos links.

Eu, quando caio em um blog que tem mais links patrocinados do que conteúdo, já penso 2 vezes se vou começar a ler. Se ainda assim iniciar a leitura, vai ser com um pé atrás, senão dois.

Dizem por ai que "a primeira impressão é a que fica" e que boa parte do conceito que temos das pessoas é criado nos primeiros 30 segundos. Não acho que seja diferente com blogs.

Deveriamos pensar em nossas páginas com um lote de terreno e saber usar esse espaço em prol do objetivo desse blog e não simplesmente sair loteando com blocos de links AdSense.

Sim, use publicidade mas antes de mais nada, pense em quem é o seu público e como ele está reagindo a quantidade de publicidade na sua página. Às vezes, menos links patrocinados podem até gerar uma receita maior.

Update: O Daniel Bender apontou nos comentátios para uma análise e estudo de caso sobre o tema publicado ontem. Vale uma olhada lá.

Interessante notar nesta análise é que os blogs colocam anúncios na parte central da página, justamente onde é mais relevante colocar conteúdo original. Já os portais não usam abusam dessa prática. Preferem colocar anúncios ao redor do conteúdo central.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (7) | trackback (1)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/352

Quem está linkando Loteamento online: por melhor uso da publicidade nos blogs:

» AdSense no Versão txt de Fabio Seixas, versão txt
A muito tempo atrás, quando este blog tinha poucos meses de vida, eu coloquei AdSense para ver a receita que gerava. O resultado, na época, foi pífio. O incomodo de ter publicidade no blog era maior do que o retorno,... [Leia mais]

Tracked em maio 6, 2007 11:52 PM

Comentários

Hum, não sei se concordo ou não.

Eu uso bastante anúncios, mas não acho que seja demais, portais, por exemplo, usam uma quantidade muito maior.

Saindo da internet, existem revistas e jornais que pago para receber e possuem um volume de anúncios muito grande, várias páginas inteiras de anúncio.

O que seria muito?

Têm pessoas que acham 1 muito e outras acham que 300 está de bom tamanho.

Quando encaixo os anúncios em um blog, faço de forma que eu acho que está adequado, mas será que sou um bom referencial?

Se não sou, o que seria um bom referencial.

Será que não estamos querendo criar uma utopia, baseada numa visão romântica?

Seria melhor o modelo de assinaturas, isento de publicidade?

os blogs que criam conteúdo novo, que compartilham conhecimento, não merecem ser remunerados por isso da mesma maneira que uma revista é?

Na minha opinião, se o conteúdo me acrescenta, em nada me incomoda a publicidade.

Se for conteúdo realmente bom, até mesmo anúncios intrusivos eu tolero, afinal de contas, existe alguém do outro lado que está tendo um trabalho grande para me disponibilizar aquele conteúdo gratuitamente.

Abraço

Postado por: Bruno Alves em maio 3, 2007 12:57 AM


Bruno,

não estou de forma alguma dizendo que os blogs não devam ter publicidade. Muito pelo contrário. Acho que blogs devem gerar receita para os editores que assim o quiserem. Questiono apenas o excesso de publicidade nas páginas.

Por exemplo, eu gosto muito do conteúdo do seu blog, mas se você acessa-lo com uma resolução de 1024x768, você verá que nenhuma parte do texto do primeiro post aparece na tela sem dar rolagem. E que provavelmente mais da metade dessa primeira impressão é coberta por publicidade. ( http://blog.fabioseixas.com.br/images/brpoint.gif)

Indo para o offline, sim, existem muitas revistas que entopem suas publicações de publicidades. Mas as revistas que mais colocam anúncios são as revistas femininas pois as mulheres adoram ver anúncios feitos para elas. É a questão do público. Mas tenho certeza que se algum jornal ou revista colocase vários anúncios em suas capas, ai sim seria um exagero.

É o caso de muitos blogs que tem por ai.

Quanto aos portais, certamente eles tem muita publicidade, mas suas capas são meros mostradores de headlines e links. O conteúdo propriamente dito não está na homepage.

Em relação ao que você disse sobre incomodar ou não, cabe novamente a questão do público. Entende-lo é o melhor para verificar se é excesso ou não.

BTW, excelente comentário. :)

Postado por: Fabio Seixas em maio 3, 2007 1:18 AM


Fábio,

na verdade, sempre usei o mesmo número de anúncios, independente do tema, só mudo a disposição para que pareça que tem mais ou menos.

Meu público é formado, em grande parte, por blogueiros, que possuem uma miopia enorme para anúncios, o que faz com que este formato (o 336x280) seja o único enxergado, se eu tentar qualquer formato menor é como se sumisse.

Eu tento, dentro do possível, equilibrar a quantidade de anúncios com a quantidade de conteúdo.

Mesmo que ocupe toda a parte acima da dobra, meus textos costumam ser muito maiores que a área ocupada pelos anúncios.

Outro ponto que levo em consideração é evitar misturar o Adsense com o conteúdo, o que faz com que o mesmo tome uma parcela considerável do espaço.

Se eu mesclasse o Adsense com o conteúdo, teria um rendimento muito maior e não ocuparia tanto espaço, hoje não gosto muito desta prática, pois coloquei uma coluna de texto mais estreita, passando para um tema com a coluna mais larga, posso pensar em voltar a utilizar isso.

Olhando para a imagem, não achei um incômodo, o que realmente me incomodou foram os caracteres com encoding errado, não sabia que isso estava acontecendo no IE, tenho que arrumar uma solução para isso logo ;).

Manter a relação rendimento/satisfação é uma tarefa bem complicada, que venho estudando há bastante tempo.

Acredito que não esteja fazendo um trabalho muito ruim, pois a visitação tem crescido e em uma velocidade maior que o número de assinantes de feed, que possui uma apresentação muito mais "limpa".

Postado por: Bruno Alves em maio 3, 2007 1:39 AM


Opa..
Apesar de eu não ser um nada na blogosfera, concordo plenamente com o Fábio. Odeio abrir blogs em que tem que se procurar o conteúdo pois os ads saltam aos olhos. Achei o blog do Bruno esses dias atrás por indicação de algum meme por aí e acabei assinando o feed.. Aí quando achei um post interessante e resolvi dar uma olhada no blog, tive que ficar procurando onde estava o post, e olha que uso a resolução 1280x1024 e se eu te disser que a primeira coisa que me veio a mente quando vi o blog foi: "Meu Deus! Pra que tanto anúncio! Isso é um blog ou classificados".. Muitos, muitos ads!! Até desisiti de ler o post no blog e penso que dificilmente voltarei lá, visto que os posts completos são disponibilizados via feeds. Eu acho que deve ter um limite. Os ads não devem atrapalhar a leitura do blog. Existem muitos blogs por aí com ads em quantidades consideráveis, mas que não interferem em nada a leitura do blog e eu considero isso bacana.
Outro fator que eu considero muito em um blog é o layout, mas isso já é outro assunto.
Era isso..
[]'s

Postado por: Luis Henrique em maio 3, 2007 11:10 AM


by the way..
"conseguentemente" = conseqüentemente, certo?
Acho que vou começar uma carreira de revisor de blogs.. hehe..
[]'s

Postado por: Luis Henrique em maio 3, 2007 11:12 AM


Fábio, eu fiz uma análise do espaço publicitário entre sites X blogs. Olha lá no meu blog.

Postado por: Bender em maio 3, 2007 4:23 PM


Tudo depende da qualidade da informação que é oferecida no blog e a capacidade do administrador em captar recursos para mantê-lo. Todos gostariam de ter o menor número de publicidade possível, só fazer propaganda do que gostamos, etc. As vezes um blog bem feito com uma publicidade única pode atrair mais, e consequentemente podendo ser mais caro. Como isso nem sempre é possível o melhor é fazer testes para saber equilibrar as receitas com as visitas e qualidade de informação oferecida.

Postado por: Guilherme em maio 4, 2007 12:37 PM


Comente




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Copyright © 2005-2006 Fabio Seixas| Powered by Movable Type