Fabio Seixas, versão txt

« Firefox vs IE: Não pense por mim | Main | Um Joost por uma camiseta »

O tal do Beta Eterno
março 4, 2007, 11:08 PM por Fabio Seixas

Confesso que tenho birra com a expressão "Beta Eterno". E com o conceito também, principalmente quando atrelado à Web 2.0.

Beta é a fase de um sistema ou site em que o desenvolvedor libera uma versão ainda não totalmente finalizada para que eventuais bugs e problemas sejam identificados e resolvidos, geralmente, oferecido para um conjunto limitado de usuários. O recado é claro: "Ao usar esse sistema, você poderá encontrar erros, bugs e instabilidade."

O Beta Eterno vem do princípio de que o desenvolvimento de um site nunca termina. É uma evolução contante e sem fim.

O conceito de evolução constante é nobre e também imprescindível para o sucesso de um projeto. Mas este conceito não é novo. O CorelDraw, um software editoração gráfica, foi lançado em 1989 e hoje está na versão 13 (X3). 18 anos de evolução constante. Um exemplo online seria o Yahoo, lançado em 1994 e que já teve uma dúzia de homepages diferentes.

Não creio que faça algum sentido rotular um site web 2.0 de Beta Eterno. A mensagem é: "Este site está em evolução constante mas ao usar este site você poderá encontrar erros, bugs e instabilidade, para sempre."

Do ponto de vista de marketing, essa mensagem é pejorativa. Dizer que um site provavelmente apresentará erros não é nada bom. Então evite.

Use o beta como ele deve ser. Como fase de testes e ajustes, por um tempo curto e determinado, para um grupo limitado de usuários. Faça isso pelo menor tempo possível. Depois, entre na fase da Evolução Eterna.

O "Lance cedo e evolua" continua valendo mais do que nunca.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (5) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/302

Comentários

O que mais me incomoda na tal 2.0 é a quantidade de gente pensando que não é nada mais do que algumas cores, ajax e sites como o digg... pensando bem, tem algo além disso?

Postado por: j. noronha em março 5, 2007 12:40 AM


Olá Fabio,

A fase BETA de um site/sistema é para encontrar erros/bugs e para receber sugestões dos usuarios a fim de melhorar este site/sistema.

Acredito que o conceito do beta eterno nestes novos sites da WEB 2.0 é mostrar que o usuario é o rei e qualquer sugestão que ele venha a fazer para melhorar o site será muito bem vinda e analisada.

Postado por: Igor Pucci em março 5, 2007 1:59 AM


Fábio,

Você já teve a chance de ler isso?

http://gettingreal.37signals.com/toc.php

Silvio Eberardo

Postado por: Silvio Eberardo em março 8, 2007 9:23 AM


Acho que voce se fereriu a um Beta eterno diferente do que as pessoas usam, o beta eterno, como voce mesmo disse, significa que o site nucna esta bom o sufuciente, que ele sempre estará melhorando, e não que ele tem falhas que vão ser corrigidas, o Orkut por exemplo usa essa filosofia, e são muito arros os bugs nele.

Postado por: Fill em março 18, 2007 5:51 PM


pensando bem, tudo está em constante evolução e todos sabemos disso não é Fábio? o nosso cérebro por exemplo não pára de formar conexões entre neurônios e assim evoluir... mas sem levar muito ao pé da letra, este termo 'perpetual beta' é especialmente aplicado à web2.0 pois, tendo ela uma arquitetura de parcipação, o usuário se torna um co-desenvolvedor. Não se trata apenas de consertar bugs e sim melhorar a experiência do usuário baseada no seu próprio uso.

Postado por: Luciana Soldi em março 25, 2007 12:46 AM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type