Fabio Seixas, versão txt

« Fun Friday: Calvin e Haroldo | Main | Não vamos cometer os mesmos erros »

O simples guia rápido e alternativo de como criar um blog
março 26, 2007, 12:43 AM por Fabio Seixas

Este blog atingiu recentemente a marca de 300 posts. Com a experiência que ganhei aqui, resolvi criar um simples guia rápido de como eu acredito ser a melhor forma de entrar na blogosfera. São pequenas dicas que eu mesmo usei e outras que percebi com o tempo.

Defina-se
Sério, para que você vai criar um blog? O que você vai escrever? Com que objetivo? Para quem? Como? Com que linguagem?

Questões simples como essas muitas vezes não são respondidas. O sujeito vê o artigo da Veja falando de blogs, depois sabe do primo que tem um blog e que ganha uma graninha, ai começa a pesquisar e descobre que tem gente que ganha uma granona com blogs. Ai o sujeito vai lá e cria um blog. Mas e ai? O que vai surgir dessa empreitada? Antes de criar um blog procure entender porque você está fazendo isso. Em seguinda, ache a resposta para as demais perguntas acima.

Persevere
O começo será uma luta. Quase ninguém vai acessar seu blog. Você será apenas mais um. Sair do marrasmo blogosférico não é fácil. Conteúdo original de qualidade, daqueles que interessam a mais pessoas que não seus familiares e seus amigos, é o caminho para a felicidade. Ou seja, escreva algo que preste e suas chances de não ser só mais um no meio da multidão serão muito melhores.

Redefina-se
Você provavelmente irá escrever alguma coisa que você gostaria de não ter escrito. Aprendizado vem com o tempo. Redefina-se regularmente. Mas tente manter os objetivos inicias. Redefina sua forma de expor idéias, sua linguagem, e, porque não, seu público.

Tenha um guru, mesmo que ele não saiba disso.
Procure se identificar com algum blogueiro que tenho um estilo que lhe agrade. Ele não precisa saber que você existe. Se souber, não vai fazer muita diferença. Um guru vai te ajudar a enteder qual o melhor caminho para ter um blog de qualidade, desde que você escolha um guru que ofereça qualdiade. Um guru irá facilitar o seu entendimento de como lidar com os leitores, como tratar a linguagem e a qualidade/originalidade do conteúdo.

Aposte no design
O design ajudará você a se destacar da multidão. Isso não garante que você irá aparecer, mas ajuda bastante. O bom design mostra que você é sério sobre manter um blog. Não precisa ser um design vencedor de concurso, mas algo que seja de bom gosto.

Tenha um domínio
Como passar credibilidade se você não gasta R$ 30 por mês para ter um blog hospedado decentemente. Isso não quer dizer que um blog no blogspot não tenha credibilidade, mas ajuda a mostrar que você "não está vendo qual é".

Por menores
Para outros detalhes não menos importantes tais como domínio, hospedagem, tempaltes, etc, sugiro a leitura do artigo do Edney entitulado O que você precisa para começar um blog do zero

Epílogo
Eu sinceramente não sei para que escrevi isso. Acho que a maioria dos meus leitores já possuem blogs. Talvez isso ajude a repensarem seus blogs em algum aspecto que não estejam totalmente satisfeitos.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (13) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/320

Comentários

faltou outra coisa muito importante que é necessária:
TEMPO.
sem isso a coisa tambem não anda... =/

Postado por: Felipe Ferreira em março 26, 2007 6:52 AM


Fábio,
Na essência você definiu o modelo de um planejamento estratégico. É isso que realmente falta para um blog fazer sucesso e manter o sucesso. Ao menos, para agradar seu dono blogueiro. :-) ótimo post.
Só discordo de um item, que é o guru. Acho que o modelo mestre/aprendiz é campeão, e o modelo guru não se encaixa nele. Por melhor que seja o guru distante, ter um mestre próximo vai ajudar muito.
Abraços e sucesso.

Postado por: Nelson Corrêa em março 26, 2007 3:21 PM


TRANSMITIR E COLHER TODAS AS BOAS SENSIBILIDADES.

Postado por: JOÃO RAPOSO em março 28, 2007 10:34 AM


Não vai contar quem é/foi o seu "guru"?

Postado por: Ulisses Adirt em março 28, 2007 7:30 PM


Seth Godin e Jason Calacanis.

Postado por: Fabio Seixas em março 28, 2007 8:27 PM


Realmente Felipe, tempo é fundamental sim, mas isso já vai de organização pessoal e planejamento do tempo, creio que se organizar antecipadamente acaba sobrando um tempo, exceto se vc trabalhar 25h/dia.

Postado por: Renato em março 30, 2007 11:06 AM


[bleu]Oiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!! TUDO BEM, ACABEI DE CRIAR MEU BLOG,ATRAVES DO SEU MODO FACIL E RAPIDO VALEU PELA AJUDA AINDA NÃO ENTENDO MUITO BEM MAS VOU APRENDER COM O TEMPO E CLARO COM SUAS DICAS,VC PARECER SER LEGAL E INTELIGENTE, GOSTEI DISSO SABIA?,ACHO QUE POSSAMOS FICAR AMIGOS,ME DESEJA BOA SORTE,QUE EU DESEJO PRA VC:
GOOD LUUK!!!!!!!!!!!!!!!!!
TCHAUZINHOOO

Postado por: larissa sophia santos em dezembro 2, 2007 6:07 PM


bem eu vou contar minha historia,começou assim,eu nasci no hospital guilerme alvaro a cidade é santos e a cidade é são paulo e nasci ne 1997 .

Postado por: rebeca em dezembro 11, 2007 12:00 PM


Olá,estava buscando na net algo claro e objetivo sobre blog e como criar um.Interessante td que vc falou a respeito,no entanto continuei voando a respeito do assunto.Kd a forma prática? digo, como de fato começo um blog? sabe?tipo receita de bolo? tipo.. como iniciar um blog em 3 passos.Rs*ahhh mais uma coisinha: Já tenho definido td que gostaria de escrever num blog,so preciso de orietação,vc poderia ser meu guru?:))))

Postado por: Tila em abril 16, 2008 12:27 PM


Olá Fábio Seixas. Resolvi criar um blog e acredito que seus bizus serão úteis, pois sou novato. Pelo que eu entendi, blog é igual ao meu cachorro: demanda tempo e dedicação. Tudo bem, vamos lá!

Postado por: Milton em maio 15, 2008 3:39 PM


Oi Fábio! Li a sua dica de como criar um blog. Achei muito interessante. Fiz um recentemente, mas, na verdade, gostaria de saber como faço para encontrar blogs de outras pessoas. Tem um lugar específica ou seja, uma busca para clicar o nome da pessoa e logo localizá-la? Desculpe, mas estou meio perdida! Caso, possa me ajudar, agradeço desde já.

Abraçusss

Postado por: Su em setembro 25, 2008 11:07 PM


Gostei muito deste bloog, principalmente das sau dicas para torná-lo simples e eficiente..
obrigada.

Postado por: ALINE em setembro 12, 2009 7:54 PM


muito prático!!!

Postado por: Severino em abril 16, 2011 6:33 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type