Carta aberta ao Edney do Interney.net e do Interney Blogs.
Prezado amigo Edney,
tenho acompanhado de perto o ranking do BlogBlogs que mostra a popularidade dos blogs nacionais. Este ranking tem como objetivo mostrar os blogs que mais recebem links de outros blogs, mostrando assim, sobre certo aspecto, a popularidade dos blogs nacionais.
Venho percebendo que o Interney Blogs, que é um agregador de blogs da rede Interney Blogs, vem subindo rapidamente no posicionamento do ranking, assim como os demais blogs de sua rede.
Analisando melhor o que vem ocorrendo, percebi que os blogs da sua rede oferecem conteúdos via RSS Feeds diferentes do conteúdo efetivamente mostrado publicamente nas páginas dos blogs. Os feeds mostram, ao final do texto do post, um conjunto de links no estilo de "posts similares" que apontam para outros posts dos blogs da rede Interney Blogs.
A utilização de links para posts similares ou relacionados em blogs é muito bem vinda por toda a comunidade blogueira mas creio a maneira como está sendo utilizada em sua rede não demostra a melhor representação da popularidade dos blogs no Brasil. Aponto três motivos para isso:
A lista de post relacionados aparecem somente nos feed e não no post original no blog. Ao meu ver, o conteúdo dos feeds deveria ser idênticos ao conteúdo do post original. Outros blogs que utilizam essa técnica o fazem mostrando no blog e no feed.
A lista de post relacionados deveria apontar para posts efetivamente relacionados ou similares. Analisando os feeds dos blogs da rede Interney Blogs, pude constatar que os links apontam para outros posts com conteúdos que nada tem a ver com o assunto tratado no post original, o que disvirtua totalmente o objetvido de oferecer uma lista de posts relacionados.
A lista de post relacionados linka para outros posts de outros blogs senão o blog em questão. O conceito de lista de posts relacionados como é aplamente aceito e interpretado, tem como obejtivo de mostrar para o leitor outros posts daquele mesmo autor sobre assuntos relacionados dentro do mesmo blog.
Estes 3 fatores estão criando uma situação dentro do ranking do BlogBlogs que não é real.
Considero o ranking do BlogBlogs uma das melhores ferramentas que a nossa blogosfera ganhou nos últimos tempos. Assim como o resto da comunidade de blogueiros, gostaria de vê-lo representanto de maneira mais fiel possível a popularidade dos blogs nacionais.
O que estamos vendo é que, muito em breve, os top 25 blogs do ranking serão os blogs da rede Interney Blog o que sabemos não é uma representação, nem aproximada, da realidade. Caso isso se concretize, o ranking deixará de ter o seu valor.
Escrevo esta carta não com o objetivo de criticar, mas com o objetivo de preservarmos a nossa blogosfera e de trabalharmos para desenvolve-la. Acredito que a comunidade como um todo ganha com isso.
Edney, publiquei essa carta aberta com a melhor das intenções. Te considero um dos grandes desenvolvedoers da blogosfera nacional. Creio que você saiba disso. Já tive a oportunidade de te dizer isso pessoalmente. E tão somente por essa admiração é que estou buscando seu entendimento em relação a essa questão.
Sendo assim, peço uma avaliação do seu posicionamento perante essa questão e convido a blogosfera a debater o assunto.
TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/318
Comentários
Fábio,
Vou procurar junto ao Manoel uma maneira de reverter isso, mas lembro que os feeds para mim são muito mais úteis para diversas outras finalidades do que mexer no ranking do BlogBlogs.
Sobre as suas obversações:
1) A lista de posts relacionados aparece sim em cada blog, quando você clica em comentários eles são exibidos, em alguns blogs eles já aparecem na página inicial e essa adoção deve crescer.
2) Os feeds são relacionados por software e muitas vezes não são sobre o mesmo assunto, mas sim escritos de forma semelhante. No caso de contos literários que é grande parte do conteúdo do interney blogs essa similaridade por escrita faz muito sentido.
3) A idéia de posts relacionados foi intencionalmente subvertida: Já que somos uma rede é mais uma forma de intercambiar tráfego dentro dela. É um diferencial pensado para que os leitores pulem de blog em blog.
Reitero que o objetivo não foi fraudar o ranking, e buscarei uma forma de minimizar esse impacto, nem que seja fornecendo um feed diferenciado ao BlogBlogs.
Postado por: Edney Souza em março 17, 2007 12:39 PM
cara, o quanto tu te importa com esses rankings é coisa que não tá no gibi. talvez um dia tu veja o quanto tudo isso não faz o mínimo sentido. nada contra, apenas vá com calma. ;)
Minha opinião é irrelevante no contexto geral mas eu concordo com que você falou, Fábio.
Postado por: Ibrahim Cesar em março 17, 2007 1:03 PM
Dael, tenho formação em exatas e o gosto por estatísticas e rankings vem naturalmente. Não me importo muito com a popularidade. Me importo com o desenvolvimento da blogosfera.
Ademais, a calma sempre predomina. :)
Postado por: Fabio Seixas em março 17, 2007 1:08 PM
Como disse na lista blogosfera, acho que o "problema" está no mecanismo de rankeamento do BlogBlogs, e não no Interney Blogs.
Fábio, me encaminharam duas observações em PVT que eu não me contive em comentar:
1) Você não fez link pra mim nem pro interney blogs no post acima, foi medo de que isso influenciasse o ranking?
2) É uma pena que 21 blogs façam tanta diferença assim no BlogBlogs, a blogosfera como um todo devia divulgá-lo mais.
Mudando um pouco de assunto: Vc vem pro Barcamp também? Daí a gente toma outra cerva e tira uma foto abraçados pra todo mundo entender que a gente não brigou :)
Postado por: Edney Souza em março 17, 2007 1:29 PM
Edney, a cerva vai rolar toda ver que eu for a São Paulo! :)
Mas estou achando que não vou conseguir ir no BarCamp. Mas vou tentar!
Postado por: Fabio Seixas em março 17, 2007 1:37 PM
e por falar em rankings furados, fui ver o interney no alexa e tive uma surpresa. segundo eles, o tráfego despencou desde o início de fevereiro (não foi mais ou menos quando surgiu o IBlogs?):
essas métricas (tráfego, ranking, popularidade) são todas muito discutíveis, mas juro que esperava ver uma explosão do interney no alexa depois do lançamento do iblogs.
Fábio, você não acha que esse "problema" deva ser resolvido por parte do BlogBlogs?!
Uma solução por parte do BlogBlogs seria muito mais efetiva a longo prazo e tornaria a ferramenta muito mais confiável.
Mesmo que o Edney resolva esse "problema" de alguma forma ainda assim esse tipo de problema voltaria a acontecer caso uma nova rede de blogs viesse a surgir e fizesse uso dessa mesma estratégia. Correto?!
André, não acho que seja um problema do sistema de ranking. De fato, nos feeds dos blogs do interney blogs, existem links apontando para outros blogs.
Esse é o critério de popularidade adotado pelo blogblogs e tecnicamente o sistema está mensurando exatamente isso. A questão é o contexto dos links que aparecem nos feeds.
Postado por: Fabio Seixas em março 17, 2007 3:27 PM
discordo. acho sim que é um problema de ranking do blogblogs. se o sistema pode ser "enganado" desta maneira, outros vão fazer o mesmo mais cedo ou mais tarde.
o ranking precisa prever este tipo de cross-linking e, de algum modo, identificá-los para atenuar a pontuação ganha através de links "ilegítimos".
só pra registrar o que disse na blogosfera: o digg teve que percorrer um longo caminho para evitar ou inibir as técnicas que o povo usa para galgar posições sem legitimidade. o blogblogs também terá que percorrer este caminho.
Opa, to meio sonado para fazer uma análise mais decente, mas acredito que o impacto não é tão grande quanto parece. Ou pelo menos não será em algum tempo.
Mesmo que todos os Blogs do Edney linken todos os outros dele em cada post isto não significa que ele irá acumular mais e mais pontos no Ranking. Pois estará limitado a somar (n-1) pontos sendo n o total de blogs do condomínio. E ai depois não cresce mais. É bem na linha do Cenourinha... agora, isto porque atualmente o ranking associa o link ao blog cadastrado que tem o URL mais proximo, ou seja, um link para interney.net/blogs/pensarenlouquece so vai somar pontos para o Pensar Enlouquece e não para o Interney Blogs (no Technorati é diferente!!!). No futuro penso em mudar isto, ai os 'condomínios' vão receber um upgrade significativo, mas por enquanto isto não deve acontecer.
Mas acho a discussão bastante válida e muito boa abertura do Edney para discutir. Tenho certeza de que acharemos um caminho para alinhar as coisas.
Assimm que me sobrar um tempinho vou verificar melhor este assunto.
Postado por: Manoel Lemos em março 17, 2007 6:54 PM
Quando escrevi sobre o ranking nem sabia desse "detalhe". Rankings são muito importantes sim, tanto pra quem pensa no lucro direto, quanto pra quem pensa no lucro indireto e até mesmo pra quem apenas quer ter uma impressão do que os leitores preferem.
Levantei a questão "webtuga/cenourinha" e depois a do interney no meu blog, relacionando diretamente ao ranking blogblogs e essa resposta do Manoel me pareceu satisfatória, em princípio. Mas se pensarmos em blogs que nunca terão 50 blogs linkando pra ele, ou que demorarão a ter, isso vai atrasar e muito o crescimento dos mesmos, já que qualquer ranking, por mais que não queiram, fica como parâmetro de qualidade pra maioria das pessoas, além de ter maior visibilidade (alguém aqui procura na 5ª ou 10ª página do ranking algum blog interesante?).
Postado por: Eric Coutinho em março 17, 2007 7:38 PM
gostaria de entender mais da parte técnica para poder participar do debate, mas diante do que foi colocado acho que já conseguiram o mais importante que é contribuir para que as estatísticas sejam reais. E vejo que há este compromisso tanto pelo Edney como imagino pelo detentor do serviço. percebo que é natural acontecer essas distorções no começo, mas com olhar atento dos demais, a blogosfera deverá evoluir para que seja organizada de uma forma mais justa entre os guetos que a compõem conforme suas temáticas e interesses de leitores e blogueiros. Parabéns pela discussão!
Postado por: Ceila santos em março 18, 2007 6:09 AM
3 pontos:
- ótimo post;ótima discussão.
- feio o fabio nunca linkar para blogs "fora da panela". Parece realmente medo de perder posição.
- feio o edney, com chancela da riot (que teoricamente segue os preceitos da WOMMA), fazer todo tipo de trambicagem para ficar em cima.
A curto prazo esses links influem no ranking, mas como o Manoel falou eles são limitados ao número de blogs do Interny Blogs, o que deve interferir pouco no ranking a médio prazo.
Acho que o Edney poderia ter alguma culpa caso ele fizesse algo parecido com o 2KBloggers, que inclusive foi podado pelo Technorati.
Agora vamos pensar no seguinte: o que deve ser mais importante para o Edney? Estar entre os 25 do ranking do BlogBlogs e conseguir com isso umas 20 visitas a mais por dia, ou criar mecanismos para manter os milhares de visitantes do Interney dentro do portal?
a) os posts similares aparecem tanto no feed quanto nos permalinks de todos os blogs do InterNey Blogs. A implantação dessa funcionalidade teve como único objetivo fazer com que os leitores de um de nossos blogs passassem a conhecer os demais do nosso condomínio virtual. Algo que já é feito, por exemplo, com os blogs da Weblogs.inc.
b) o Manoel Lemos já deixou um comentário bastante lúcido e pertinente quanto à relatividade do impacto destes posts similares, e também quanto à necessidade de efetuar mudanças na elaboração do ranking do BlogBlogs, dentro da saudabilíssima necessidade de aprimorarmos todas as ferramentas que ajudem no desenvolvimento da blogosfera brasileira. Como bem apontou o André Valongueiro, no caso do surgimento de uma nova rede de blogs que utilize uma estratégia igual ao Weblogs.inc de inserir links para seus outros participantes no header e no rodapé de suas páginas, o ranking do BB sofrerá esse mesmo "problema".
c) Independentemente destas discussões acerca de links, gostaria de recordar alguns incautos que o InterNey.net possui 78 fãs e o Pensar Enlouquece, 59, no ranking dos Favoritos do BB, constando respectivamente em segundo e terceiro lugares na relação dos "mais queridos" do BlogBlogs. Aliás, o InterNey também constou em recente matéria do IDG Now como o blog mais linkado do Brasil. Por que teríamos a necessidade de "manipular" qualquer ranking que seja?
d) Comentário extremamente infeliz do anônimo Joseph S.; a Riot, empresa em que trabalho, tem uma parceria com o IB ligada à produção de conteúdo e comercialização de banners. Feio para mim é ver pessoas que não têm a hombridade de assinar comentários utilizando este espaço para deixar pitacos que não acrescentam absolutamente nada nesta discussão.
Postado por: Lucas Castro em março 20, 2007 12:30 AM
Fabio, sei que minha opinião de nada vale mas você tocou em um ponto muito interessante se aceitarmos essas atitudes certemante a blogosfera nacional só terá a perder!
Upadate: Acompanho o seu blog e algo que admiro e sua preocupação quanto aos créditos creio que no post acima o fato de não ter linkado o blog do Interney é simplesmente explicado pela primeira frase da carta : "Carta aberta ao Edney do Interney.net e do Interney Blogs." Precisa mais?
Postado por: Felipe Mutum em março 20, 2007 2:07 PM
Bastante interessante a discussão. Assim como alguém comentou logo acima, está servindo para apresentar os blogs, os rankings e promover a discussão. Legal. Tudo por uma blogsfera saudável :)
Creio que ninguém usou este recurso para melhorar posições (não de forma pensada, conhecendo os blogs envolvidos e sua reputação), e afinal, o sentido da blogosfera não é esse mesmo: promover intercãmbios?
Inagaki disse: Feio para mim é ver pessoas que não têm a hombridade de assinar comentários utilizando este espaço para deixar pitacos que não acrescentam absolutamente nada nesta discussão
Só rindo. Quem não pecou que jogue a primeira pedra: