Fabio Seixas, versão txt

« Novas estatísticas no Alexa | Main | Quanto vale o show? »

Meme: Como eu blogo?
fevereiro 22, 2007, 3:16 PM por Fabio Seixas

Outro dia me peguei pensando nos métodos que utilizo para criar conteúdo para o blog. Percebi que utilizo alguns métodos para achar idéias sobre o que escrever.

Então resolvi que seria uma boa idéia expor aqui alguns desses métodos e abrir um meme na blogosfera sobre como vocês buscam assuntos para escrever.

No fundo é tudo uma questão insight sobre o que escrever. Mas como criar um ambiente propício para que insights surjam?

Temas e assuntos
O maior desafio é levantar temas que sejam revelantes para o público e que sejam originais. Os melhores autores são aqueles que buscam originalidade nos assuntos que escrevem. Seja o primeiro e será seguido.

Fontes de informação
Listas de discussão são boas fontes de assuntos. Em geral instigam nossas mentes a pensarmos sobre novos assuntos. E é nesse ponto que novos insights podem sugir. Sempre que vejo uma boa discussão da lista Blogosfera ou no Radinho, procuro olhar com outros olhos e tentar enxergar que outros assuntos complementam o tema em discussão. Boas ideias surgem desse método.

Ler revistas sobre assuntos que aparentemente não me interessam também servem como boa fonte de insights. Pense fora do quadrado.

Cotidiano: capture seus pensamentos
A todo instantes estamos pensando em algo. Mas na grande maioria das vezes esses pensamentos passam batidos e nem sempre ficam na memória recente. Eu procuro sempre "capturar meus pensamentos" do cotidiano tentando assimila-los de maneira real e não deixa-los simplemente passar pela mente. Talvez esse seja o método mais difícil, mas um bloco de anotações ajuda nessas horas.

Títulos de posts
Este talvez seja o método mais "diferente". Eu uso o leitor de feed do borwser Maxthon e ele permite que eu veja somente os títulos dos posts dos blogs que eu acompanho. Vez por outra, eu leio o título de um post e tento imaginar sobre o que aquele autor irá falar sem ter lido o texto completo. Neste momento vêem a mente diversos assuntos. É um exercício interessante. Mais interessante ainda é ver que, ao ler o post, muitas vezes o assunto tratado pelo autor é completamente diferente dos assuntos que você imaginou. Mas isso não é problema porque seu repertório de assuntos já ganhou alguns candidatos.


Acho que isso dá um bom meme. Mas não vou convidar apenas 5 "visinhos". Acho que pode ser um meme livre onde qualquer um pode participar mostrando como bloga. Acho que a blogosfera tem muito a ganhar com essa disseminação de técnicas.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (7) | trackback (2)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/275

Quem está linkando Meme: Como eu blogo?:

» Como eu blogo? Ou: post discarado de auto-promoção de Futilidade Pública
Vi esse meme no blog do Fábio Seixas e achei interessante dar continuidade à ele, que tem como questão principal qual a fonte do conteúdo do blogueiro que escreve. De onde vêm os assunto? Como eles se tornam dignos de um texto? Qual o desenvolvimento d... [Leia mais]

Tracked em fevereiro 23, 2007 11:27 AM

» Meme: Como eu blogo? de Prática
O Fábio Seixas lançou um Meme chamado “como eu blogo ?“. Como nunca fui convidado pra essas coisas e esse é aberto, e também porque estava mesmo a fim de falar sobre isso (sei…aham…) resolvi responder. A pergunta, pelo que e... [Leia mais]

Tracked em fevereiro 23, 2007 11:35 PM

Comentários

Muito bom seu post.
Como você disse o mais dificil é levantar temas que seja de interesse de um grande público.
Com o dia a dia conseguimos postar melhor e errar menos.
Parabens!
Abraços

Postado por: Oswaldo em fevereiro 22, 2007 2:44 PM


Quando você diz para "relevantes para o público" você quer dizer o "seu público" ou o "grande público" como disse o Oswaldo? Pergunto pois eu estava pensando em um post falando do problema de público, fiel, pára-quedistas, etc, e percebi uma certa dificuldade na definição do "meu público" dentro de um pensamento mais voltado à definições clássicas (cliente, etc.)

Postado por: marcelo em fevereiro 22, 2007 3:31 PM


Estava me referindo ao público do seu blog. Não do público em geral.

Mas é importante conhecer o seu público. De que adianta escrever sem saber quem está lendo? Será que você está escrevendo para o publico que você pensa conhecer?

Pra pensar.

Postado por: Fabio Seixas em fevereiro 22, 2007 3:35 PM


É justamente isso que percebi. A dificuldade de saber quem é o seu público. Porque seria fácil dizer "fiel". Pois seria fácil dizer que é quem assina seus feeds, mas é tanta gente com tanta motivação diferente que fica dificil dizer algo. Falar que o pessoal gosta da "qualidade" da sua escrita também é fácil, mas daí vem a outra pergunta, como saber qual a qualidade da minha escrita? Como manter a auqlidade da minha escrita para o meu público? Realmente para se pensar. Fico sempre tentanto usar alguma profissão ou conceito conhecido como exemplo para me basear, mas ainda não achei nenhum que se encaixe bem.

Postado por: marcelo em fevereiro 22, 2007 4:31 PM


Legal o meme Fábio. Se pegar vai ser interessante reunir algumas dicas para todos logarem melhor ;)

Postado por: Matheus Zeuch em fevereiro 22, 2007 4:55 PM


Hey!
Isso dá samba...

Postado por: Fábio Caparica de Luna em fevereiro 24, 2007 1:20 PM


Gostei do memo, estou lendo os linkados sobre esse assunto. Valeu..

Postado por: Sucesso Financeiro em julho 16, 2007 12:16 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type