Fabio Seixas, versão txt

« Wikis não funcionam | Main | Fun Friday: 200 imitações em um vídeo »

Esferas dentro da blogosfera e ecoconsciência
fevereiro 23, 2007, 12:02 PM por Fabio Seixas

Normalmente procuramos acompanhar um número determinado de blogs. Eu particularmente leio blogs que falam de internet, blogs, marketing, negócios. E essa preferências de leituras tendem a formar grupos de blogs com temas em comum que se linkam e se referenciam. Estes grupos por sua vez tendem a ter alguns poucos pontos de integração.

Hoje, fazendo uma busca no Google pesquisando para um novo post sobre o impacto da blogosfera no aquecimento global, acabei caindo em um blog sobre meio-ambiente, assunto que não costumo acompanhar.

Fiquei feliz ao saber que um meme onde os blogueiros indicam 3 atitudes ecoconscientes obteve uma repercusão bem grande. Mais de 50 blogs participaram (acredito que até mais que isso tenham participado). Não conhecia nenhum deles. Eu, que acompanho a blogosfera de perto, percebi que falta muita integração entre esses grupos.

Então, já que é para criar mais integração, vamos ao meme:
"Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra."

  • Passar a abastecer o carro com álcool ao invés de gasolina já que a combustão do álcool emite muito menos CO2.
  • Aprender a escovar os dentes com a torneira fechada e economizar água.
  • Usar a impressora o mínimo possível e economizar papel.


    Blogs que já participaram do meme:
    Flávia, Alline, Afonso, Denise, Andréa N., AnaBetta, Edu, Dr. Cláudio, Anita, Guilherme Mattoso, Nora Borges, Aleksandra, Leila Couceiro, Denise Arcoverde, Lucia Malla, Maria Guimarães, Fernanda, Fernanda Balieiro, Laurinha, Aninha Pontes, Francy & Carlos, Marco Antonio, Camu, Renata, Cláudia Chow, Yvonne, Allan, Bela, Cristine Martin, Madureiras, Ricardo Safra, Karina, Juliano, Georgia, Liliana, Regina, Cris, Alexandra, Tom, Dafne, Italo, Paulo de Tarso, Menina Eva, Happy Batatinha, Anna Flavia, Marcos Pontes, Renata Oliveira, Vica , Elefoney, Patricia & Djem, 100 nocao do perigo, Vivizilla, C@tuli, Camila

    Obs.: Depois desse post vou tirar férias de memes por um bom tempo. : )




    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



    Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
    permalink | comentários (8) | trackback (0)
    Link para este post:


    Trackback Pings

    TrackBack URL para esse post:
    http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/288

    Comentários

    Eu acompanho mais do que deveria, porque gosto. Gasto muito tempo lendo e acabo por deixar de fazer várias coisas que precisavam ser feitas.

    Tomara que com o tempo eu largue essa mania hehe, todos que trabalham, estudam têm muito o que fazer.

    Se der vou escrever sobre o meme, afinal ecoconsciência tá em falta por aqui.

    Postado por: Lucas Castro em fevereiro 23, 2007 12:29 PM


    Sou meio avesso a 'memes' e congêneres, pois antes de blogueiro sou montanhista - chato também, admito – e levo mais a sério o último :-) Mas numa atitude que espero não ser confundida com autopromoção gratuita, sugiro apenas uma coisa em três partes, conforme, inclusive, consta no último post que eu criei para o meu blog:

    - Parem de comer carne!
    - Evitem matar para comer!
    - Comprem carne de produtores orgânicos!

    Montanhista, muitas vezes, não é sinônimo de ecologista. Quem sabe o contrário possa acontecer com quem leva a sério a atividade de ‘blogar’ e geralmente é capaz de formar opinião.

    Abraços!

    Postado por: Vinicius Ribeiro em fevereiro 23, 2007 1:52 PM


    Q bom q vc nos achou, Fabio! Nao sei se vc chegou ateh o blog coletivo q temos chamado "Faca a sua parte" (http://facaasuaparte.blogspot.com) q tem sido uma surpresa gratificante em termos de ativismo verde - e surgiu como uma tentativa de se estudar/entender melhor o problema do aquecimento global.

    Quanto ao assunto do seu post, as ilhas blogosfericas (ou seriam arquipelagos?), eu confesso q sinto o mesmo q vc. Mas eu percebo q hah uma tendencia interessantemente mais forte dos blogs de tecnologia de se fecharem entre si, que nao hah em algumas outras esfericas blogosfericas. Por exempo, eu leio blogs desde politica a receitas, de viagens (minha paixao) a devaneios artisticos, passando por ciencia e blogs estritamente diarinhos pessoais. E tenho varios amigos blogueiros q fazem o mesmo, passeiam nessa vasta floresta. Mas raramente vejo blogueiros de tecnologia (ou pro-bloggers, pra usar o termo da moda) com esse perfil de "blodiversidade" em seus blogrolls. Seria interessante perguntar o por que disso, pois nao vejo uma explicacao muito clara.
    Abracos.

    Postado por: Lucia Malla em fevereiro 23, 2007 2:15 PM


    Eu ia dizer o mesmo que a Lucia: que bom que nos encontrou e está dando continuidade a este meme deconscientização ecológica, que é um projeto muito sério. Costumo visitar blogs sobre tecnologia pra aprender um pouco mais, porém, percebemos que é um grupo fechado, sim,mas ao mesmo tempo, muito democrático ao disponibilizar informações úteis.
    abraço, garoto

    Postado por: denise em fevereiro 23, 2007 7:23 PM


    Oi, Fá!

    Não sei se vc pegou o recadinho no MSN, mas aqui está:

    passa no BOB – http://brasil.business-opportunities.biz/blogueiros-brasileiros-brazilian-bloggers/

    Venha fazer parte da primeira página dos blogueiros(as) brasileiros e espalhe a novidade, já tem bastante gente por lá ;)

    bj$$$

    Cris Zimermann
    Business Opportunities Brasil
    Franchise Business Opportunities
    Virtual Entrepreneur

    Postado por: Cris Zimermann em fevereiro 23, 2007 9:33 PM


    Fiquei surpreso ao ver meu nome por aqui. Surpreso e satisfeito. Em relação à sua atitude, as duas últimas já pratico, como você deve ter lido no meu post. Em relação à primeira, não tenho carro e nem tenho vontade de ter. Já que existe transporte coletivo em minha cidade e na região, prefiro usá-lo.

    Postado por: Marcos em fevereiro 24, 2007 3:32 AM


    A blogosfera é realmente atitude.
    Muito bacana essa meme. Se der vou escrever sobre isso também.

    Ótimo mesmo tem sido acompanhar seu blog!
    virei fã imediatamente!
    Excelente trabalho, Fábio!
    Parabéns!

    Postado por: Neto em fevereiro 24, 2007 2:07 PM


    Ola Fabio, interessante esse meme, faz refletir.

    Sou formado em design de produtos. E pra te provar q o mundo é pequeno. Seu ex-socio, Thiago Teixeira, foi meu calouro a muuuuito tempo atras la na UFRJ.
    Minhas atitudes "green" sao pesquisa de desenvolvimento de produtos com materiais alternativos como papelao para mobiliario temporario, quem sabe transformar isso num workshop em breve. Se Conseguisse patrocinio de empresas produtora de papelao, melhor ainda.

    Fica uma dica pro Camiseteria. Post sobre tecidos ecologicos feitos de fibras de bambu e milho nesse interessante blog de estilo.
    http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/materiais-alternativos/

    Postado por: Armando Fontes : : ) em fevereiro 25, 2007 9:48 PM


    Comente

    Aviso legal:
    -Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

    -Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

    -Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

    -Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

    -Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




    Lembrar?

    (você pode utilizar algum HTML)


    Please enter the security code you see here


  •    Powered by Movable Type