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Seu blog é um cartão de visitas ou um empreendimento? (Ou "Você anunciaria seu blog?")
janeiro 10, 2007, 5:17 PM por Fabio Seixas

Percebo que a espectativa geral entre blogueiros é conseguir ganhar dinheiro com seus blogs através de publicidade. Pode ser um dinheirinho qualquer só para afagar o ego destes que escrevem apaixonadamente e ajudar na psicologia pessoal interna (?!) de que "esse meu blog serve para alguma coisa". Pode ser também a intenção pro-blogger de conseguir viver daqueles textos curtos publicados gratuitamente na Internet.

Nada de mal nisso. Já disse aqui no blog que gostaria de ver mais pro-bloggers brazucas. Nada de mal também em não querer ganhar dinheiro com blogs. Por hora esse é o meu caso. Digo por hora porque planos futuros em andamento podem mudar um pouco esse posicionamento, não pela renda proveniente da publicidade, mas pelo apoio ao próprio plano. Mas isso é outro papo. Voltemos ao rumo.

Ou seu blog é seu cartão de visita, aquele lugar onde alguem pode te conhecer melhor (profissionalmente ou não) ou seu blog é um empreendimento, um negócio, algo que tem como simples objetivo de ganhar dinheiro, dar lucro.

Eu, particularmente, sou adepto do modelo cartão de visita. Não o defendo. Nem evangelizo o modelo blog as business. Ambos são extremamente válidos. Essa é uma questão pessoal.

Ao analisar o modelo dos blogs que querem ganhar dinheiro como negócios, me deparei com a pergunta: Se você quer ganhar dinheiro com seu blog, você anunciaria ele? Investiria Reais em alguma mídia, seja online, offline, guerrilha, links patrocinados ou o que for para divulgar seu blog?

Acho que a maioria não investiria. Mesmo muitos daqueles ditos candidados a pro-bloggers.

Blogs novos, sem tráfego, sedentos por dólares do ad-sense são como empresas start-ups. Ninguém conhece. Ninguém visita. As start-ups "normais", empresas constituídas, reservam parte do seu capital inicial para a importante tarefa de divulgação. É isso que criará a primeira geração de usuários/consumidores. Geração essa que pode ser utilizada posteriormente para alavandar divulgações virais baratas e boca a boca. O investimento em divulgação é fator importante para manter o seu crescimento mês após mês.

Start-ups, em sua grande maioria, reinvestem o lucro dos primeiros meses de vida, por menor que seja, na própria empresa, normalmente na divulgação, na tentativa válida de criar uma bola de neve de divulgação da marca.

Se você é sério sobre ganhar dinheiro com seu blog (ai excluem-se aqueles citados acima que querem apenas afagar seus egos) você deveria investir em divulgação. Tire Reais do bolso e compre ad-words para o seu blog. Pegue aquele chequinho do Google e compre mais ad-words ao invés de pagar o ingresso do cinema.

Muitos de você comentarão neste post: Porque investir em divulgação se posso divulgar meu blog comentando em outros blogs, usando o orkut, Technorati, BlogBlogs, Google e afins?

Minha resposta curta seria: Porquê não?

Minha resposta longa seria: Porque investir nesses meios é obrigatório para quem quer ganhar dinheiro com blogs. Porque você pode conseguir muitos outros visitantes diferentes, com perfis diferentes, gosto diferentes, bolsos diferentes, usando outros meios de divulgação pagos, além dos visitantes que você conseguiria usando os métodos gratuitos.

Não creio que essa minha opnião irá mover montanhas. Tenho plena confiança de que a grande maioria não é séria sobre ganhar dinheiro com blogs. A grande maioria apenas oferece ad-sense com o pensamento "não custa nada. o que vier é lucro".

Nesse ponto eu volto ao princípio deste texto. Se ganhar dinheiro no seu blog não é algo que você leva a sério, porque então colocar propaganda nele? Não seria melhor seu blog ser um cartão de visita muito mais amigável sem links patrocinados ou banners que no final das contas não rendem nem o ingresso do cinema?

No aspecto da publicidade, a blogosfera é concorrente. Todos esses blogs com ad-sense estão disputanto os visitantes, seus eyeballs e seus clicks em anúncios. Aquele blog que é seu parceiro é também seu concorrente. Ele está disputando com você a atenção dos usuários de Internet.

Defendo que "blogs empresas" anunciem por dois motivos:
1- Iria alimentar o próprio mercado nacional de publicidade (o ad-sense, especialmente). Os Reais que você paga hoje são o lucro de amanhã, quem sabe vindo do anúncio de outro blog.

2- Iria trazer novos leitores para a blogosfera. O tipo do leitor que não tem blog. Esse é importante, porque o leitor que também é blogueiro não clica tanto em anuncio (pelo menos eu acho).

Para os que neste momento estão com a frase "eu sou sério sobre ganhar dinheiro com meu blog" pairando pela mente, pense em reinvestir todo o seu lucro de ad-sense na divulgação do seu blog.

Ps.: O único anúncio de blog que vi por aqui, foi o do Blog da Tecnisa, que na verdade é um blog corporativo. Esse tipo de blog em geral não tem a pretenção de ganhar dinheiro com publicidade e sim com a venda de seus produtos e serviços.

anuncio_blog.png




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Tracked em janeiro 10, 2007 6:02 PM

Comentários

Parabéns pela explicação e pela lucidez.
Excelente texto. E principalmente para mim que, estou apenas iniciando nesse mundo blogueiro (embora não me falte ferramentas e idéias).

Abraços

Postado por: Neto em janeiro 10, 2007 8:20 PM


Fábio, essa idéia paira sobre minha cabeça há algum tempo...
Mas, no meu caso, acredito que eu deva antes melhorar um pouco mais o conteúdo para daí sim investir em algo.
Mas conheço, e vc também conhece, blogs brasileiros que sem anúncio (pago) nenhum já é sucesso, devido ao conteúdo ótimo...
Para esses blogs, que já têm seu perfil de conteúdo consolidado, eu acho uma ótima idéia e que deve ser repensada pelos blogueiros...

Postado por: Douglas Gravateiro em janeiro 10, 2007 9:46 PM


Ótimo texto, Fábio. Concordo 100% com vc. Aliás, é muito engraçado vc tocar nesse assunto, pois há pouco tempo andei repensando o que queria com meu blog. Ele é relativamente novo e, no início, era apenas "um cartão de visitas".

Com o tempo, comecei a esbarrar com ad-senses em todos os blogs que visitava e acabei colocando esses pequenos anúncios nele, afinal, quem sabe não sobrava uma grana pra mim. Não ia doer.

Mas o problema é que o tal dinheiro nunca chegou e meu cartão de visitas ficou feio demais. Joguei tudo fora e comecei outro, há algumas semanas. Já defini: adsense não entra.

Contudo (mais uma vez) não posso desprezar a minha audiência. Mesmo pequena, ela é fiel, e comecei a perceber que um dia pode rolar anúncio sim, afinal escrevo sobre um tema de nicho, e vai ter empresa querendo falar com essas pessoas. Nesse dia, meu cartão de visitas cobrará pelo "poder de influência". Meu anúncio será um serviço prestado à minha audiência, e não uma interrupção em letras coloridas. Nesse dia, começarei meu empreendimento.

Ainda não sei se usarei o ad-sense pra anunciá-lo. Talvez, eu saia procurando outros sites iguais ao meu, mas definitivamente, apostarei em outros blogs.

Abraços.

Postado por: Raphael Vasconcellos em janeiro 10, 2007 11:03 PM


Ótimo texto.

Se a pessoa vê o blog como uma potencial fonte de renda, deve trata-lo como uma empresa de verdade.

E isso inclui cuidar do marketing...

Tem muita gente que quer ganhar dinheiro, mas deixa o blog parecendo uma carroça de cigano.

É como entrar em uma empresa onde o visual não agrada, o chão é sujo e a mesa da secretária parece uma penteadeira de put*... Provavelmente o sujeito não voltará...

Mais uma vez, parabéns pelo texto :)

Abraços,
Leo Paiva

Postado por: Leo Paiva em janeiro 11, 2007 7:03 AM


Fábio, acredito que possa existir outro tipo de investimento alem da publicidade do blog, por exemplo, um blogueiro dificilmente vai dominar desing, programação, usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação, redação, controle de trafego, ações de midia (onde entram suas sugestões), relacionamento na blogosfera, etc...

Poderia então esse candidato a pro-blogger (ou até os pro-bloggers) investirem em consultoria dos assuntos q menos dominam?

Acredito que se vc realmente se determina a lucrar com seu blog é preciso investir sim, dentro de suas possibilidades, mas o importante é reaplicar a receita gerada sobre a fonte geradora de receita, para q esta tenha um crescimento geografico.

Ah, parabéns pelo texto! =)

Postado por: Thiago Montini em janeiro 11, 2007 7:30 AM


super procedente. parabéns!
os ditos probloggers brazucas, estão mais pra amadores blogguers realmente, mas a palavra problogger está na moda ...

Postado por: Diego em janeiro 11, 2007 11:25 AM


Muito bom o artigo. Fui obrigado a abrir um novo parágrafo em meu último texto para citá-lo.

Estás nos meus feeds.

Abraços!

Postado por: Alessandro Martins em janeiro 12, 2007 7:07 PM


Não é só ganhar dinheiro com blogs que as pessoas não levam a sério. Ganhar dinheiro em si é que não é levado a sério. Quem investe o dinheiro que ganha? O mais normal quando sobra uma grana é ir comprar alguma coisa que nada vai render.
O importante é a realimentação. É tu receber o dinheiro do AdSense como tu disseste e comprar AdWords. É tu vender uma ação que valorizou 20% e comprar mais ações. Isso é que faz pessoas ricas, empreendedoras.
Respondendo a tua pergunta: sim, eu anunciaria, e já anuncio, meu site.

Postado por: J Schroeder em janeiro 15, 2007 9:03 AM


hehehehe Talvez você só tenha visto do da Tecnisa, pelo motivo dela ter uma receita alta todo mês, de forma que lhe permita dar um lance alto para aparecer no ranking de links patrocinados do Google. Blog é uma palavra chave um pouco cara.

Com relação ao AdWords, é sem dúvida uma ferramenta fantástica. Mas acho que não a melhor opção para blogs. Permita-me elucidar por exemplo um blog que fale de carros e tuning. Esse nicho no AdWords é muito caro, pois muitas empresas querem angariar consumidores para seus produtos. Assim, o blogueiro que quiser tráfego contextual (relevante) vai ter que brigar com tubarões que ganham sólidos montantes de capital mensais.

As vezes a situação é mais complexa do que aparenta.

Postado por: Simon em janeiro 16, 2007 11:50 AM


"Quem investe o dinheiro que ganha? O mais normal quando sobra uma grana é ir comprar alguma coisa que nada vai render."

Ei...
E se o "investimento" que o cara tiver em mente for justamente comprar algo que não "renda" mais dinheiro. Mas que propocione "prazer"... Tipo um iPhone da vida?

Sei se dá pra rotular logo de cara que o sujeito que "investe" (pra não dizer "gasta") seu rico dinheirinho comprando algum bem material (ou imaterial) não é "Sério".

Postado por: Fábio Caparica de Luna em janeiro 16, 2007 2:27 PM


Gozado...
estava aqui conversando com outro amigo e ele levantou a lebre:

Como alguém pode ousar insinuar que tu Fábio, não tens "Espírito Empresarial"?

né não?

Postado por: Fábio Caparica de Luna em janeiro 16, 2007 2:28 PM


Gostei do seu texto, queria só acrescentar que existem outros programas interessantes, como o adleaf, em que ao publicitar de graça no seu blog, ganha espaço para os próprios anúncios noutros blogs. www.cafe-pintura.blogspot.com

Postado por: Jorge Cabral em março 3, 2007 10:57 PM


criamos um blog para nossa empresa. É uma forma a mais de comunicação, temos web-site (www.agiliga.com.br) e blog (http://www.agiliga.blogspot.com). Não é um cartão de visita da empresa e sim uma forma de interação mais humana entre funcionários e clientes. Somos uma gráfica e muitos de nossos cliente são designers e publicitários que se interessam pelos assuntos postado, tiram dúvidas e enriquecem o conteúdo.

Postado por: Ferrucio em abril 16, 2008 4:14 PM


EXCELENTE TEXTO.

Postado por: graficas em abril 10, 2011 4:01 AM


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