Fabio Seixas, versão txt

« Ranking BlogBlogs em primeira mão | Main | booBox: Brasil no Techcrunch »

Como fazer marketing viral
janeiro 19, 2007, 6:35 PM por Fabio Seixas

Não. Não pense que vou escrever aqui uma receita de bolo necessária para criar uma campanha viral efetiva.

Mas vou mostrar uma coletânea de ideias pescadas e traduzidas de outros autores blogosfera a fora. Pequenos insights que podem ajudam a deflagar uma boa ideia para um bom viral.

De Seth Godin, "O que torna uma idéia viral?"

Ninguém "envia" uma idéia ao menos que:

a. que tenham compreendido-a

b. que tenham vontade de espalha-la

c. acreditem que espalhar a idéia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito

d. o esforço necessário para enviar a idéia seja menor que os benefícios

Ninguém "pega" uma idéia ao menos que:

a. a primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda

b. já tenham compreendido as idéias fundamentais necessárias para endender a nova idéia

c. o remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário

De Ralph Wilson, "Os seis princípios do marketing viral"

1. Distribui gratuitamente produtos e serviços com algum valor

2. Ofecer um meio sem eforço de envio para outros

3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande

4. Explorar motivações e comportamentos comuns

5. Utiliza redes de comunicação já existentes

6. Tira proveito de recursos de terceiros

De Kevin Nalty, "Os sete pecados capitais da propaganda por video viral"

1. Criar uma vaca preto e branca

2. Fingir que não está fazendo propaganda

3. Gastar uma fortuna na produção

4. Apenas comunicar ao invés de engajar

5. Fazer um concurso de video só porque todos estão fazendo

6. Estabelecer metas irreais de conversão

7. Jogar a toalha e decidir só anunciar usando video virais

Desta últma lista, o item 4 me fez lembrar a ação de mal gosto da RedBull no metrô de São Paulo.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (33) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/267

Comentários

Muito bom o artigo, apesar de eu ter um pouvo de aversão a palavra marketing ;P

Postado por: Lucas Castro em janeiro 19, 2007 6:59 PM


Faltou um pouco de bom-senso. Mandassem um funcionário a paisana, com uma caixa normal, montando uma banquinha pra servir café, lanches, refrigerante E o RedBull ficaria SUPER simpático, não seria preciso nenhuma logo, nada. Uma barraca branca já se destacaria ali. O boca-a-boca cuidaria do resto. E os bombeiros e policiais seriam fotografados consumindo o produto.

Mas pelo menos não jogaram latinhas dentro do buraco dizendo "red bull te dá asas!!!"

Postado por: cardoso em janeiro 19, 2007 7:18 PM


Belo apanhado!

Postado por: renato cruz em janeiro 20, 2007 6:09 PM


Ótimo texto, Mr. Seixas. Repassei seu artigo para o pessoal da Riot, embora estes sejam conceitos que a gente sempre segue por aqui. :) Um abraço!

Postado por: Inagaki em fevereiro 9, 2007 10:52 AM


Muito interessante o tema do marketing viral. Os textos dos 3 autores são fantásticos, principalmente o de Seth Godin, que é uma fera do marketing.
Aproveito para deixar o link do meu blog.
É o Marketing na veia! Uma idéia estimulante de fazer marketing. Confiram lá.

http://mktnaveia.blogspot.com

Abraços,
Bruno

Postado por: Bruno Pisciotti em fevereiro 15, 2007 2:32 PM


Estou pesquisando a respeito de mkt viral. Gostei da matéria, esclareceu muito e amei a sacada do "Red Bull te dá asas".. realmente a ação não foi das melhores, mas a piada valeu o dia

Postado por: Gabriela em fevereiro 26, 2007 5:45 PM


Nossa, eu estou louca atrás de referências bibliografias de livros e artigos sobre marketing viral pois é o tema da minha monografia. Quem poder me enviar alguma ou me dar algum toque legal sobre o assunto eu agradeço. obrigada.

Postado por: Marília em fevereiro 27, 2007 4:40 PM


Olá, eu gostei muito da matéria. Bom, o meu tema para monografia é sobre MKT Viral, mas ainda não filtrei bem o que quero falar. Gostaria de referências bibliográficas sobre o assunto, até porque é um assunto "novo" e por isso não se encontra referências com facilidade.
Obrigada desde já.

Postado por: Carla em março 5, 2007 9:02 PM


sua matéria é ótima! Estou interessada em saber mais sobre marketing viral, preciso fazer um trabalho p/ a faculdade e gostaria de umas dicas, nada muito elaborado, o trabalho é básico, sobre oque é e como funciona. se puder me ajudar?!?!...

Postado por: Cibele em março 10, 2007 11:39 AM


Muito boa a matéria.
Aproveitando gostaria de convidar a todos a participatem do forum que criei recentemente, ainda está em fase de construção, mas com a participação de todos espero que o mesmo se torne referencia ao estudo do marketing.
Desde já agradeço.

http://www.clubedomarketing.com/

Postado por: Alberto em abril 12, 2007 6:09 PM


como uma porrada de comentários acima, o tema da minha mono é Mkt viral...estou com a mesma dificuldade em referencia bibliografica, se puderem me dar um tok de alguns livros seria uma mao na roda...ou então uma maneira de falar com essas pessoas q ja fizeram mono sobre o tema, seria ótimo tbem. Valeu...

Postado por: Eduardo em abril 15, 2007 10:56 PM


MUITO BOM!!
GOSTEI MUITO DA CRITICA DE CUNDUTA DA RedBull , ELES PISARAM NA BOLA FEIO.

Postado por: SANDRA em abril 19, 2007 4:23 PM


Olá.

Estou fazendo minha monografia sobre Marketing Viral, mas não estou encontrando referenciais bibliograficos. Se alguém souber ou puder me mandar, eu agradeço.

Valeu.

Postado por: Pathy em maio 23, 2007 10:03 AM


Muito bom !

Vou colocar o link da sua materia no meu blog, achei demais !

Postado por: Aline Maier em setembro 20, 2007 4:55 PM


Passei por aqui. marcos Marques. Um grande abraço.

Postado por: Marcos L. Marques em janeiro 13, 2008 5:03 PM


Seth Godin esta é a melhor das idéia, concordo plenamente!
Agora falar que a red bull agiu mal, não acredito nisto...
Po eles estavam dando o produto para o pessoal, não estavam vendendo, lógico de toda forma estavam divulgando, mas se eu tivesse ali iria querer sim tomar umas latas, já que sempre tomo pagando pq não iria querer tomar de graça!
Pior se ali tivessem agentes funerários brigando para ver quem iria vender mais...
(Seguradoras). Apesar de ser um serviço prestado que você paga por telo, as seguradoras sempre estão em locais de tragédias, acidentes, algumas com seus carros e logos...
Logos estes que te faz lembrar: quando envolvido em tragédias deveria ter um “deste” você também... quer marketing pior que este? Pior no sentido de desagradável para o individuo, mas ótimo na visão da empresa, por que é nestas horas que o sujeito pensa em ter um seguro de vida, ou de equipamentos, de carro, imóveis etc...
Resumindo a Red Bull não fez um papel tao feio assim não...

Postado por: Alan em janeiro 13, 2008 7:55 PM


Humm, gostei da idéia.
Estava pesquisando sobre esse assunto pra escrever um artigo na facu e...
Vou propagar e citar o link, blz.

Sucesso!!!

Postado por: Jaciele Neves em abril 12, 2008 9:37 PM


Preciso fazer um marketing viral sobre um produto que lancei, alguem pode me ajudar com alguma informação?

Postado por: marli candido em abril 18, 2008 2:01 PM


Eu vi algo que parecesse ser uma campanha viral por blogs, orkut... Acredito que pra um target mais novo. Achei interessante:
http://www.oqueemaiorqueoceu.com

Utilizando a curiosidade pra gerar conteúdo.

Postado por: Roberto Matos em abril 23, 2008 12:35 AM


Quero vender meu produto e usar o marketing viral ou MMN para isso preciso de um sistema no meu site como conseguir esse sistema piramidal para fazer o marketing viral?

Postado por: Gil em julho 23, 2008 10:55 PM


Fabio Seixas

Gostaria de saber se vc tem material sobre marketing viral, pois estou fazendo um TCC sobre isso e não consigo achar material, se vc tiver poderia me enviar por favor....

Muito obrigado

Postado por: Marcus em agosto 30, 2008 1:34 PM


Muito interessante, a idéia como um todo do marketing viral em poucas palavras - como um alô pra galera fica aqui o convite para visitarem o nosso blog "Novidades da Internet" http://otsugu.blogspot.com/

Postado por: Mário Augusto em outubro 2, 2008 3:26 AM


Muito bom.
Parabéns!
Obrigada, me ajudou muito!

Postado por: Juh em outubro 14, 2008 9:05 AM


Gostaria de adicionar o que escrevi a respeito de Marketing Viral: como fazer uma ação de marketing viral com custo ZERO:

http://www.atilavelo.com.br/2009/marketing-viral-em-texto-custo-zero/

[ ]'s

Postado por: atilaVELO em março 13, 2009 9:27 PM


Muito bom, me ajudou a melhorar o meu site obrigado pela dica.

Postado por: Deibson Albernas em março 27, 2009 8:26 AM


Gostei do post com textos interessantes e resumo inteligente de um tema instigante.

Postado por: edson chagas em maio 24, 2009 11:17 AM


Olá.

Estou fazendo minha monografia sobre Marketing Viral, mas não estou encontrando referenciais bibliograficos. Se alguém souber ou puder me mandar, eu agradeço.
ferargentin@hotmail.com

Postado por: fernando argentino em junho 9, 2009 5:14 PM


Olá,

Escrevi um post sobre marketing viral que irá gostar, utilizei seu site como uma de minhas referências, sua opinião será muito importante, veja lá:
http://brunonogueirapinheiro.blogspot.com/2010/07/tudo-sobre-o-viral-o-que-e-e-como-fazer.html

achei melhor finalizar com seu post.

Um grande abraço e aguardo você lá

Bruno Nogueira Pinheiro - @brunonpp
Gerente de Marketing Digital & Social Media

Postado por: Bruno Nogueira Pinheiro em julho 29, 2010 9:24 PM


Muito bom man!!! Se você tiver mais conteudo sobre viral disponivel para envio gostaria de receber algumas coisas.

abraço.

Postado por: Filipe em outubro 27, 2010 2:12 PM


Olá, Fábio!

Muuuito maneira essa compilação de definições!
Sou muito entusiasta de Seth Godin e curti ver o que outros estudiosos também falam a respeito.

Eu escrevi sobre por que as pessoas devem se importar com conteúdo Viral e Meme. Se der, dá um confere e comenta. Acho legal esse tipo de interação.
http://www.netpartner.com.br/blog/4-motivos-por-que-voce-deve-acreditar-no-conteudo-viral-e-no-meme/

Abs!!

Postado por: Pablo Vallejos em dezembro 9, 2010 12:58 PM


Olá Fábio, tudo bem?

Parabéns pelas dicas, muito boas mesmo, úteis para quem deseja melhorar seus resultados na web.

Como você me disse que aceita críticas, vou procurar ser o mais direto possível.

Entrei no seu site, o www.camiseteria.com e percebi alguns problemas, se é que posso considerar assim. Não vou falar como profissional, mas sim como um consumidor que visitou seu site pela primeira vez pensando em fazer uma compra, ok?

Bem, vamos lá:
- Achei o site muito lento para abrir;
- Não existem opções de acessibilidade, por exemplo, para deficientes visuais ou auditivos fazerem compras;
- Senti falta de um menu superior, pois ao clicar na foto de um produto o potencial cliente com menos experiência em Internet pode ter dificuldades para voltar à página inicial;
- Seria legal adequar o site com os padrões W3C, xhtml ou html5 e css, e colocar os links para o caso do usuário deseje conferir a validação do site;
- Senti falta das opções laterais, como o carrinho, formulário de login, entre outras coisas, pois o formulário está no topo do site e eu mesmo encontrei dificuldades para encontrá-lo. Acho que uma posição melhor seria logo abaixo do logotipo da loja.

Bem, é isso. O restante, tanto em seu blog quanto no site está perfeito.

Desejo a você sucesso em suas empreitadas, e obrigado por compartilhar as dicas.

Um abraço,


Claudio R. E. Boaventura

Postado por: Claudio R. E. Boaventura em maio 31, 2011 4:37 PM


Olá Claudio, obrigado pelas sugestões. Estamos reformulando o site e certamente vamos levar essas observações em consideração.

Um abraço

Postado por: Fabio Seixas em maio 31, 2011 4:53 PM


Olá pessoal,

Uma boa forma também de efetuar Marketing Virtual é oferecer algo Grátis, como por exemplo um E-book de sua autoria. Talvez isso possa ser complicado, mas digo que não. Você tem um Blog ? caso tenha, crie um Ebook usando os Posts do seu blog, e crie um capa profissional e pronto, esta ai uma grande dica de Marketing Viral.

Eu faço e da muito certo!

Abraço,

Anderson Ferro
http://blog.andersonferro.com.br

Postado por: Anderson Ferro em agosto 10, 2011 4:33 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type