Após descobrir que Michael Arrington do TechCrunch, o provável blog sobre web 2.0 mais famoso do mundo, esta faturando 60 mil dólares por mês com venda de publicidade, parei para pensar na oferta e demanda em publicidade em blogs.
Na lista de discussão Blogosfera já rolou muito papo sobre monetização de blogs e a minha conclusão foi de que é muito dificil ganhar dinheiro com blogs no Brasil.
Michael criou um blog sobre um assunto que muitas pessoas (pelo menos as de lá. Ele tem 1, 5milhão de leitores regulares) tinha necessidade ou vontade de consumir. Havia a demanda reprimida. Ou seja, monetizar um blog sobre um assunto cuja oferta de conteúdo é excassa é muito mais fácil (ou menos difícil) do que um blog sobre um assunto que: a) existe pouca demanda por conteúdo b) dezenas (ou centenas, ou milhares) de outros blogs escrevem sobre a mesma coisa.
No primeiro caso, porque blogs com conteúdo pessoal não conseguem se capitalizar? Porque não há demanda suficiente por conteúdo pessoal.
No segundo caso, como pode um blogueiro que escreve sobre programação querer faturar um bom dinheiro se existem milhares de sites oferecendo conteúdo?
Qualquer blog que se encaixe nessas situações e tente ganhar dinheiro vai apenas catar migalhas.
Ter um blog para ganhar dinheiro é como qualquer outro negócio, virtual ou não. É preciso oferecer um produto que as pessoas queiram comprar. Não basta o produto ser bom. Não basta o produto ser barato (eye-balls e banner clicks). Tem que haver demanda! É o principio básico da economia que parece ser ignorado pela grande maioria de blogueiros que querem monetizar seus blogs.
Os blogs nacionais que falarem de assuntos globalizados (ex.: tecnologia) irão sempre concorrer com os "grandes" blogs americanos. Ok, o portugues ajuda a manter uma "clientela" fiel, mas não é isso que vai mudar o rumo do jogo.
Se você gostaria de ganhar dinheiro com blogs deveria olhar a blogosfera da mesma forma que um empresário olha o mercado. Quais as oportunidades que existem nesse mercado neste momento? Que demandas estão reprimidas e que eu tenho capacidade, conhecimento e vontade de suprir?
No Brasil, não há quem consiga dizer com precisão qual o blog brazuca mais lido e mais acessado do momento. Porque? Porque não existe um blog que seja singular na criação de conteúdo para um assunto que haja uma enorme demanda.
O que você quer ler?
Se você fosse criar um blog que viria a ser disparado o blog mais acessado e lido pelos brasileiros, sobre o que esse blog falaria? O que, neste momento, uma grande massa de brasileiros gostaria de ler através de blogs e não consegue pois não existe conteúdo?
Quem conseguir descobrir isso e tiver o conhecimento, a capacidade e a vontade de cria-lo tenho certeza que conseguirá capitaliza-lo sem catar migalhas. Quem descobrir isso irá criar o blog mais lido e acessado do Brasil.
Quem está comprando publicidade?
Outro ponto é a demanda por publicidade. De que adianta querer monetizar um blog sobre qualquer assunto se não existem compradores de publicidade interessados em leitores daquele assunto?
Se houvesse um blog nacional, com conteúdo original e interessante sobre carros, talvez houvessem compradores de publicidade. A Fiat é uma que adora ações online.
Quais são os mercado nacionais que possuem os maiores investimento em publicidade? Algum blogueiro se fez essa pergunta antes de se enveredar pela blogosfera? Quem aqui que deseja ganhar dinheiro através de um blog fez uma pesquisa de mercado ou até mesmo um plano de negócios? A verdade é dura, não é mesmo?
Uma questão de economia
As leis econômicas são fortes demais para serem ignoradas, seja na blogosfera ou seja na padaria da esquina.
TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/209
Comentários
Tudo isso soa muito artificial... Quer dizer, então, que se eu quiser ganhar dinheiro com blogs, tenho que escrever sobre o que dá dinheiro, e não sobre o que gosto? Sendo assim, vou começar a escrever sobre aquele remédio esquisito, cujo nome é uma das palavras-chave mais valorizadas pelo AdSense.
Na minha humilde opinião, demanda é importante sim, mas de nada vale se o conteúdo for medíocre. O único ponto em que concordo plenamente contigo é na mão fechada dos investidores brasileiros. Já consegui alguns anunciantes diretos em dois dos meus sites, ambos com quase duzentas mil visitas por dia. Aposto que, se fosse lá fora, a monetização deles seria muito mais fácil e traria muito mais retorno que atualmente.
Rodrigo, quem quer ganhar dinheiro com blogs precisa encontrar algo que goste de escrever E que haja demanda. Caso comtrário não adianta escrever do que gosta e querer ganhar dinheiro se não há demanda sobre o que você escreve.
Com certeza, a equação tem que ser completa. Escrever só para ganahr dinheiro só vai realmente gerar conteúdo medíocre.
Seus dois sites certamente possuem conteúdo com demanda, mas parece que falta anunciante. Essa é a grande dificuldade no Brasil. Faltam anunciantes.
Postado por: Fabio Seixas em setembro 13, 2006 10:34 AM
Excelente texto Fábio. Também acredito que as regras aplicadas à empresas, como a da demanda, são totalmente válidas para blogs, melhor ainda, são essenciais.
Porém, a citada falta de anunciantes conduz a maioria dos blogs bons e com alta demanda ao fracasso.
Postado por: Rafael Slonik em setembro 13, 2006 12:55 PM
O segundo ponto, de que muito publico não significa necessariamente muitos anunciantes, é descoberto todos os dias, quando o pessoal cria foruns de sacanagem com milhares de visitas diárias, e NENHUM retorno via Mercado Livre, Bondfaro ou qualquer outro programa de publicidade.
Um blog sobre jatos particulares, com UM clique por mês resultando em venda, em um programa de afiliados da Lockheed, que rendesse US$10 mil / clique seria mais bem-sucedido que um blog do big brother, sem cliques.
OU, como dizia minha avó, trabalhar pra pobre é pedir esmola pra dois.
Note que o segmento MUITO elitizado tende a não clicar em publicidade, além de promover o uso de programas predatórios como bloqueadores de anúncios.
Fábio, seu post é uma notável dose de bom-senso e realidade, para qualquer um que queira ganhar dinheiro com blogs. Coloquei um link lá no Blogando por Dinheiro, pois achei a informação relevante para meus (poucos) leitores.
Acho que a blogosfera brasileira ainda não está madura, e sabe-se lá quanto tempo ainda levará para atingir o nível da americana, por exemplo. E o problema não se resume somente aos blogs, mas afeta toda a Internet. Para os americanos, comprar on-line é tão corriqueiro quanto ir ao supermercado; entre nós, ainda existe a desconfiança ante os métodos mais modernos de comercialização. Essa é uma das causas da falta de anunciantes.
A triste realidade é que ser um verdadeiro Problogger no Brasil, e viver disso (ou ao menos conseguir uma renda extra através dos blogs) é extremamente difícil, se não um sonho distante. Por isso, estou preparando o lançamento de um blog em inglês, onde certamente contarei com melhores chances e oportunidades. Penso que atualmente, falar e escrever inglês é a melhor (talvez única) opção para rentabilizar um blog.
Postado por: Nospheratt em setembro 13, 2006 10:18 PM
Muito bom o texto Fabio.
Mesmo o tema do blog estar sendo muito discutido, talvez algum diferencial posa ser a solução.
Postado por: Erick Souza em setembro 13, 2006 11:10 PM
Se pam aqui em pindorama os jornalistas, q produzem informacao sob encomenda, e nao achariam treta nenhuma em escrever por interesse sobre o q nao gostam, ainda nao se jogaram na blogagem por dinheiro. Tipo, ate' tem uns corres nessa levada, o sampaist.com, o brazil bussines oportunities, o gatas do flickr do LLL... mas a maioria ainda bloga pra vender eles mesmos (Tas, Noblat, etc).
Sente o drama, o blog farm do comuniquese, comunidade online de jornalistas, nem tem espaco pra banner. Demorou.
Se você ter um blog de seu interesse, que você use-o como hobby e não como fonte monetária, lute para ser auto-sustentável.
Agora, se você quer blogar unicamente por DINHEIRO, faça um blog de putaria.
Aqui no brasil, pornografia, barraco e pirataria são o que mais dão audiência (e dinheiro)
Estou com meu blog ha menos de 2 meses, com uma média de 200 visitas diárias. Assunto: gadgets. O que vem aparecendo muitos outros também. Meus ganhos? centavos por dia. Mas isso não importa.
Espero um dia tirar uns troquinhos até com esse site, mas não é o mais importante. Meus interesses não são comerciais... Se eu fosse para gerar $$$ eu abria um blog pornô.
Excelente texto, Fábio! Acho que a maior conclusão para mim foi ver que o mercado online não difere das necessidades do mercado "offline". Necessidade (ou demanda), qualidade, público e publicidade (caso este seja seu objetivo de receita) são necessários para a equação dar certo.
O texto "Blogging for dollars" é ótimo. Dá pra ver que os americanos estão muito na frente (nada de novo). No caso, o John Batelle criou uma empresa para negociar anunciantes para sites com muito tráfego. Algo como um empresário que cuida de um jogador de basquete e encontra os melhores times para este trabalhar. Excelente idéia! Isso mostra que ainda existe muito espaço para inovação. No Brasil nem se fala, as oportunidades estão despontando, ganha quem estiver preparado e antenado.
Quem partir da premissa de que "quero ganhar dinheiro com blog" é a regra, acho que não vai dar em nada.
Blog tem que existir porque você deseja escrever algo que você ama ao extremo. Devoção (e criatividade) deve ser o caminho que nos leva ao êxito financeiro.
Grande abraço.
E feliz casamento amanhã! Deus abençoe vocês.
Postado por: Fábio Cipriani em setembro 21, 2006 11:38 PM
Saibam os amigos que também "o texto mais lido do planeta nos últimos 2000 anos" aos poucos vai ocupando o seu espaço no BLOG WORLD.
Recentemente iniciou-se o bog: www.vota.cc que tem por proposta a divulgação de provérbios de sabedoria que vão de encontro direto ao ser humano, nomeadamente hoje, no contexto sócio-político brasileiro. Será tarde demais para refletirmos sobre as nossas vidas, atitudes e realizações? Creio que não.
Comecei esse lance de blog faz pouco tempo. O que pretendo eu fazer? Falar sobre ensino superior, orientar estudantes na escolha de faculdade, ajudá-los a cobrar a coisa certa, pois quem não conhece esse lance fica em dificuldade. Ganhar dinheiro com isso é tangencial, mas não me faria mal. Agora, quem patrocinaria? Acho o seguinte, o momento de começar é agora, pois em breve a demanda por blogs vai explodir, e os anunciantes vão correr atrás. Não adianta falar de coisas genéricas, o interesse pelo tema é fator fundamental. Comecei agora e quero evoluir, aprender. No futuro, amigos, quem sabe passo a viver disso? É o melhor dos mundos...Quem tiver tempo e quiser me fazer o favor de visitar fique a vontade; chicoamaro.blogspot.com. Abraços.
Postado por: Chico Amaro em setembro 24, 2006 10:27 PM
+ 1 x vc escreve 1 excelente txt ;))
tudo certinho, o plano de negócios já tenho pro meu blog, eu sei o q fazer e como aumentar meu tráfego, escrevo para minha área -moda. Se eu tivesse tempo de escrever txt claros sobre tendências e dando sequencia a um trabalho que sempre fiz, com certeza iria crescer mais rápido. Anunciantes pro meu blog?? ... so imagino se meu blog virasse uma ong, mas para isso tenho que escrever os txt de tendencia, e para escrever, preciso ganhar dinheiro, e sinto que o que estamos todos fazendo agora é entendendo como nossos visitantes reagem aos posts, amadurecentdo... enquanto os anunciantes descobrem qual o potencial que existe dos blogs. e continuarei voltando aqui sempre para ler suas dicas e posts tão bons espero um dia ser uma entre os milhõs de visitantes que um dia vc terá ;))
no meu caso...
eu NUNCA achei que muita gente iria gostar de ler meus pensamentos e me fazer ficar rico heheheh
escrever em blog é um prazer pra mim e não negócio.
Vocês ja visitaram o http://hbdia.blogspot.com/
o dono do blog ganha uma grana escrevendo coisas pessoais. Claro que nao é grana pra ficar rico...mas ganha !
Postado por: Allan Machado em janeiro 4, 2007 7:48 PM
Fala pessoal...
Gostei do blog. Muito interessante.
Montamos um blog super interessante também trazando um papo cabeça sobre a
situação de nosso país...
Acessem e comentem... http://acordabrasil.wordpress.com/
Postado por: acordabrasil em julho 26, 2007 1:55 AM
Excelente texto Fabio, com 5 minutos que gastei lendo seu texto e alguns comentários pude aprender muita coisa, apoio a idéia de Marketing On-Line e me coloco à disposição para fecharmos uma parceria e colocar um banner do meu site na sua página.
messenger:
fabioyoshinaga@hotmail.com
abraços e aguardo contato
Fabio Yoshinaga
Japão, Nagoya, 27 de agosto de 2007
Se fosse fácil todos teríamos um blog e ganharíamos milhares! Mas como isso e uma questão e sorte regrada com competência.
Postado por: Ivan Carvalho em outubro 26, 2007 11:00 PM
Eu vejo a questão da blogosfera brasileira como algo semelhante ao que aconteceu - na década de 80 - com as locadoras de vídeo. De repente ter uma locadora era um 'negócio da China'. Aí todos que sonhavam em ter um negócio investiam em locadoras. Resultado: o mercado logo se tornou pequeno para todos. Pior foi nos anos 90, quando a 'Blockboster' chegou ao Brasil e promover uma quebradeira quase generalizada nas empresas do ramo. Com os blogs dá-se algo parecido. De repente todo mundo tem um blog e a esperança de ganhar dinheiro com ele. Mal constróem o blog e já o enchem de propagandas. Penso eu que a estratégia deva ser a mesma usada pela revista 'Época', logo após seu lançamento. A revista mantinha pouca propaganda e investia pesado em matérias atraentes. Manteve-se assim até conquistar uma faixa razoável do mercado. Depois sim, igualou-se aos demais periódicos afins. Quem quiser ganhar dinheiro com blog no Brasil - excetuando-se alguns poucos hábeis blogueiros, que já estão bem adiante -, deve investir em conteúdo, fazer 'amizade', comentar, mostrar-se, chamar a atenção para seu blog. De preferência com pouca ou nenhuma propaganda. Controlar a evolução das visitas, dos feeds, dos leitores por email e, somente quando tiver a certeza de que o blog tem mesmo um volume diário de visitas de fazer inveja ao 'Cardoso', aí sim, ir ponto - aos poucos - suas propagandas. Sempre tomando o cuidado de não se empolgar e deixar cair a qualidade do conteúdo. Um abraço!
essa coisa de ganhar dinheiro em blog é uma furada, isso não existe.
Postado por: Samuel em fevereiro 2, 2008 6:06 PM
Acho que essa questão de ganhar dinheiro com a internet ainda é muito nova. É cedo para saber, mas fica bem claro (sei disso por experiência própria) que o determinante do sucesso é o conteúdo. Focar no usuário. Isso é essencial.
Acredito ser muito positivo tudo e toda inovação.Só penso que se é tão importante ganhar "dinheiro fácil"...tenho uma legítima atenção aos conteúdos,será confiável?
"Ter qualidade de conteúdos é mais importante...só não acredito em dinheiro fácil".
Postado por: Jairo.damorim@hotmail.com.br em julho 19, 2008 2:35 PM
André discordo da sua opnião sobre as locadoras. tenho uma o que está acontecendo de verdade eu li no blog www.redesid.com. é realmente o que está ocorrendo no mercado.