Fabio Seixas, versão txt

« Grande achado do dia | Main | A loja offline mais virtual do mundo »

O blog mais lido e acessado do Brasil
setembro 13, 2006, 1:39 AM por Fabio Seixas

A última edição da Business 2.0 trouxe uma matéria entitulada "Blogging for dollars".

Após descobrir que Michael Arrington do TechCrunch, o provável blog sobre web 2.0 mais famoso do mundo, esta faturando 60 mil dólares por mês com venda de publicidade, parei para pensar na oferta e demanda em publicidade em blogs.

Na lista de discussão Blogosfera já rolou muito papo sobre monetização de blogs e a minha conclusão foi de que é muito dificil ganhar dinheiro com blogs no Brasil.

Michael criou um blog sobre um assunto que muitas pessoas (pelo menos as de lá. Ele tem 1, 5milhão de leitores regulares) tinha necessidade ou vontade de consumir. Havia a demanda reprimida. Ou seja, monetizar um blog sobre um assunto cuja oferta de conteúdo é excassa é muito mais fácil (ou menos difícil) do que um blog sobre um assunto que: a) existe pouca demanda por conteúdo b) dezenas (ou centenas, ou milhares) de outros blogs escrevem sobre a mesma coisa.

No primeiro caso, porque blogs com conteúdo pessoal não conseguem se capitalizar? Porque não há demanda suficiente por conteúdo pessoal.

No segundo caso, como pode um blogueiro que escreve sobre programação querer faturar um bom dinheiro se existem milhares de sites oferecendo conteúdo?

Qualquer blog que se encaixe nessas situações e tente ganhar dinheiro vai apenas catar migalhas.

Ter um blog para ganhar dinheiro é como qualquer outro negócio, virtual ou não. É preciso oferecer um produto que as pessoas queiram comprar. Não basta o produto ser bom. Não basta o produto ser barato (eye-balls e banner clicks). Tem que haver demanda! É o principio básico da economia que parece ser ignorado pela grande maioria de blogueiros que querem monetizar seus blogs.

Os blogs nacionais que falarem de assuntos globalizados (ex.: tecnologia) irão sempre concorrer com os "grandes" blogs americanos. Ok, o portugues ajuda a manter uma "clientela" fiel, mas não é isso que vai mudar o rumo do jogo.

Se você gostaria de ganhar dinheiro com blogs deveria olhar a blogosfera da mesma forma que um empresário olha o mercado. Quais as oportunidades que existem nesse mercado neste momento? Que demandas estão reprimidas e que eu tenho capacidade, conhecimento e vontade de suprir?

No Brasil, não há quem consiga dizer com precisão qual o blog brazuca mais lido e mais acessado do momento. Porque? Porque não existe um blog que seja singular na criação de conteúdo para um assunto que haja uma enorme demanda.

O que você quer ler?
Se você fosse criar um blog que viria a ser disparado o blog mais acessado e lido pelos brasileiros, sobre o que esse blog falaria? O que, neste momento, uma grande massa de brasileiros gostaria de ler através de blogs e não consegue pois não existe conteúdo?

Quem conseguir descobrir isso e tiver o conhecimento, a capacidade e a vontade de cria-lo tenho certeza que conseguirá capitaliza-lo sem catar migalhas. Quem descobrir isso irá criar o blog mais lido e acessado do Brasil.

Quem está comprando publicidade?
Outro ponto é a demanda por publicidade. De que adianta querer monetizar um blog sobre qualquer assunto se não existem compradores de publicidade interessados em leitores daquele assunto?

Se houvesse um blog nacional, com conteúdo original e interessante sobre carros, talvez houvessem compradores de publicidade. A Fiat é uma que adora ações online.

Quais são os mercado nacionais que possuem os maiores investimento em publicidade? Algum blogueiro se fez essa pergunta antes de se enveredar pela blogosfera? Quem aqui que deseja ganhar dinheiro através de um blog fez uma pesquisa de mercado ou até mesmo um plano de negócios? A verdade é dura, não é mesmo?

Uma questão de economia
As leis econômicas são fortes demais para serem ignoradas, seja na blogosfera ou seja na padaria da esquina.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (57) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/209

Comentários

Tudo isso soa muito artificial... Quer dizer, então, que se eu quiser ganhar dinheiro com blogs, tenho que escrever sobre o que dá dinheiro, e não sobre o que gosto? Sendo assim, vou começar a escrever sobre aquele remédio esquisito, cujo nome é uma das palavras-chave mais valorizadas pelo AdSense.

Na minha humilde opinião, demanda é importante sim, mas de nada vale se o conteúdo for medíocre. O único ponto em que concordo plenamente contigo é na mão fechada dos investidores brasileiros. Já consegui alguns anunciantes diretos em dois dos meus sites, ambos com quase duzentas mil visitas por dia. Aposto que, se fosse lá fora, a monetização deles seria muito mais fácil e traria muito mais retorno que atualmente.

[]'s!

Postado por: Rodrigo P. Ghedin em setembro 13, 2006 9:29 AM


Rodrigo, quem quer ganhar dinheiro com blogs precisa encontrar algo que goste de escrever E que haja demanda. Caso comtrário não adianta escrever do que gosta e querer ganhar dinheiro se não há demanda sobre o que você escreve.

Com certeza, a equação tem que ser completa. Escrever só para ganahr dinheiro só vai realmente gerar conteúdo medíocre.

Seus dois sites certamente possuem conteúdo com demanda, mas parece que falta anunciante. Essa é a grande dificuldade no Brasil. Faltam anunciantes.

Postado por: Fabio Seixas em setembro 13, 2006 10:34 AM


Excelente texto Fábio. Também acredito que as regras aplicadas à empresas, como a da demanda, são totalmente válidas para blogs, melhor ainda, são essenciais.

Porém, a citada falta de anunciantes conduz a maioria dos blogs bons e com alta demanda ao fracasso.

Postado por: Rafael Slonik em setembro 13, 2006 12:55 PM


O segundo ponto, de que muito publico não significa necessariamente muitos anunciantes, é descoberto todos os dias, quando o pessoal cria foruns de sacanagem com milhares de visitas diárias, e NENHUM retorno via Mercado Livre, Bondfaro ou qualquer outro programa de publicidade.

Um blog sobre jatos particulares, com UM clique por mês resultando em venda, em um programa de afiliados da Lockheed, que rendesse US$10 mil / clique seria mais bem-sucedido que um blog do big brother, sem cliques.

OU, como dizia minha avó, trabalhar pra pobre é pedir esmola pra dois.

Note que o segmento MUITO elitizado tende a não clicar em publicidade, além de promover o uso de programas predatórios como bloqueadores de anúncios.

Postado por: cardoso em setembro 13, 2006 1:09 PM


Fábio, seu post é uma notável dose de bom-senso e realidade, para qualquer um que queira ganhar dinheiro com blogs. Coloquei um link lá no Blogando por Dinheiro, pois achei a informação relevante para meus (poucos) leitores.
Acho que a blogosfera brasileira ainda não está madura, e sabe-se lá quanto tempo ainda levará para atingir o nível da americana, por exemplo. E o problema não se resume somente aos blogs, mas afeta toda a Internet. Para os americanos, comprar on-line é tão corriqueiro quanto ir ao supermercado; entre nós, ainda existe a desconfiança ante os métodos mais modernos de comercialização. Essa é uma das causas da falta de anunciantes.
A triste realidade é que ser um verdadeiro Problogger no Brasil, e viver disso (ou ao menos conseguir uma renda extra através dos blogs) é extremamente difícil, se não um sonho distante. Por isso, estou preparando o lançamento de um blog em inglês, onde certamente contarei com melhores chances e oportunidades. Penso que atualmente, falar e escrever inglês é a melhor (talvez única) opção para rentabilizar um blog.

Postado por: Nospheratt em setembro 13, 2006 10:18 PM


Muito bom o texto Fabio.

Mesmo o tema do blog estar sendo muito discutido, talvez algum diferencial posa ser a solução.

Postado por: Erick Souza em setembro 13, 2006 11:10 PM


Se pam aqui em pindorama os jornalistas, q produzem informacao sob encomenda, e nao achariam treta nenhuma em escrever por interesse sobre o q nao gostam, ainda nao se jogaram na blogagem por dinheiro. Tipo, ate' tem uns corres nessa levada, o sampaist.com, o brazil bussines oportunities, o gatas do flickr do LLL... mas a maioria ainda bloga pra vender eles mesmos (Tas, Noblat, etc).
Sente o drama, o blog farm do comuniquese, comunidade online de jornalistas, nem tem espaco pra banner. Demorou.

Postado por: Tupi em setembro 14, 2006 6:13 PM


Ótimo artigo... Mas quer saber a verdade?

Se você ter um blog de seu interesse, que você use-o como hobby e não como fonte monetária, lute para ser auto-sustentável.

Agora, se você quer blogar unicamente por DINHEIRO, faça um blog de putaria.

Aqui no brasil, pornografia, barraco e pirataria são o que mais dão audiência (e dinheiro)

Estou com meu blog ha menos de 2 meses, com uma média de 200 visitas diárias. Assunto: gadgets. O que vem aparecendo muitos outros também. Meus ganhos? centavos por dia. Mas isso não importa.

Espero um dia tirar uns troquinhos até com esse site, mas não é o mais importante. Meus interesses não são comerciais... Se eu fosse para gerar $$$ eu abria um blog pornô.

Valeu!

Postado por: Rael B. Riolino em setembro 15, 2006 8:51 AM


Excelente texto, Fábio! Acho que a maior conclusão para mim foi ver que o mercado online não difere das necessidades do mercado "offline". Necessidade (ou demanda), qualidade, público e publicidade (caso este seja seu objetivo de receita) são necessários para a equação dar certo.

O texto "Blogging for dollars" é ótimo. Dá pra ver que os americanos estão muito na frente (nada de novo). No caso, o John Batelle criou uma empresa para negociar anunciantes para sites com muito tráfego. Algo como um empresário que cuida de um jogador de basquete e encontra os melhores times para este trabalhar. Excelente idéia! Isso mostra que ainda existe muito espaço para inovação. No Brasil nem se fala, as oportunidades estão despontando, ganha quem estiver preparado e antenado.

Postado por: Levy em setembro 21, 2006 1:41 PM


Quem partir da premissa de que "quero ganhar dinheiro com blog" é a regra, acho que não vai dar em nada.

Blog tem que existir porque você deseja escrever algo que você ama ao extremo. Devoção (e criatividade) deve ser o caminho que nos leva ao êxito financeiro.

Grande abraço.

E feliz casamento amanhã! Deus abençoe vocês.

Postado por: Fábio Cipriani em setembro 21, 2006 11:38 PM


Saibam os amigos que também "o texto mais lido do planeta nos últimos 2000 anos" aos poucos vai ocupando o seu espaço no BLOG WORLD.

Recentemente iniciou-se o bog: www.vota.cc que tem por proposta a divulgação de provérbios de sabedoria que vão de encontro direto ao ser humano, nomeadamente hoje, no contexto sócio-político brasileiro. Será tarde demais para refletirmos sobre as nossas vidas, atitudes e realizações? Creio que não.

Postado por: Willians Gomes de Campos em setembro 23, 2006 12:08 PM


Comecei esse lance de blog faz pouco tempo. O que pretendo eu fazer? Falar sobre ensino superior, orientar estudantes na escolha de faculdade, ajudá-los a cobrar a coisa certa, pois quem não conhece esse lance fica em dificuldade. Ganhar dinheiro com isso é tangencial, mas não me faria mal. Agora, quem patrocinaria? Acho o seguinte, o momento de começar é agora, pois em breve a demanda por blogs vai explodir, e os anunciantes vão correr atrás. Não adianta falar de coisas genéricas, o interesse pelo tema é fator fundamental. Comecei agora e quero evoluir, aprender. No futuro, amigos, quem sabe passo a viver disso? É o melhor dos mundos...Quem tiver tempo e quiser me fazer o favor de visitar fique a vontade; chicoamaro.blogspot.com. Abraços.

Postado por: Chico Amaro em setembro 24, 2006 10:27 PM


+ 1 x vc escreve 1 excelente txt ;))
tudo certinho, o plano de negócios já tenho pro meu blog, eu sei o q fazer e como aumentar meu tráfego, escrevo para minha área -moda. Se eu tivesse tempo de escrever txt claros sobre tendências e dando sequencia a um trabalho que sempre fiz, com certeza iria crescer mais rápido. Anunciantes pro meu blog?? ... so imagino se meu blog virasse uma ong, mas para isso tenho que escrever os txt de tendencia, e para escrever, preciso ganhar dinheiro, e sinto que o que estamos todos fazendo agora é entendendo como nossos visitantes reagem aos posts, amadurecentdo... enquanto os anunciantes descobrem qual o potencial que existe dos blogs. e continuarei voltando aqui sempre para ler suas dicas e posts tão bons espero um dia ser uma entre os milhõs de visitantes que um dia vc terá ;))

Postado por: patricia miranda em outubro 4, 2006 7:00 AM


no meu caso...
eu NUNCA achei que muita gente iria gostar de ler meus pensamentos e me fazer ficar rico heheheh
escrever em blog é um prazer pra mim e não negócio.

Postado por: loucuras filosóficas em outubro 6, 2006 6:00 PM


Vocês ja visitaram o http://hbdia.blogspot.com/
o dono do blog ganha uma grana escrevendo coisas pessoais. Claro que nao é grana pra ficar rico...mas ganha !

Postado por: Allan Machado em janeiro 4, 2007 7:48 PM


Fala pessoal...
Gostei do blog. Muito interessante.
Montamos um blog super interessante também trazando um papo cabeça sobre a
situação de nosso país...
Acessem e comentem...
http://acordabrasil.wordpress.com/

Postado por: acordabrasil em julho 26, 2007 1:55 AM


Excelente texto Fabio, com 5 minutos que gastei lendo seu texto e alguns comentários pude aprender muita coisa, apoio a idéia de Marketing On-Line e me coloco à disposição para fecharmos uma parceria e colocar um banner do meu site na sua página.

messenger:
fabioyoshinaga@hotmail.com

abraços e aguardo contato

Fabio Yoshinaga
Japão, Nagoya, 27 de agosto de 2007

Postado por: Fabio Yoshinaga em agosto 27, 2007 5:30 AM


Se fosse fácil todos teríamos um blog e ganharíamos milhares! Mas como isso e uma questão e sorte regrada com competência.

Postado por: Ivan Carvalho em outubro 26, 2007 11:00 PM


Eu vejo a questão da blogosfera brasileira como algo semelhante ao que aconteceu - na década de 80 - com as locadoras de vídeo. De repente ter uma locadora era um 'negócio da China'. Aí todos que sonhavam em ter um negócio investiam em locadoras. Resultado: o mercado logo se tornou pequeno para todos. Pior foi nos anos 90, quando a 'Blockboster' chegou ao Brasil e promover uma quebradeira quase generalizada nas empresas do ramo. Com os blogs dá-se algo parecido. De repente todo mundo tem um blog e a esperança de ganhar dinheiro com ele. Mal constróem o blog e já o enchem de propagandas. Penso eu que a estratégia deva ser a mesma usada pela revista 'Época', logo após seu lançamento. A revista mantinha pouca propaganda e investia pesado em matérias atraentes. Manteve-se assim até conquistar uma faixa razoável do mercado. Depois sim, igualou-se aos demais periódicos afins. Quem quiser ganhar dinheiro com blog no Brasil - excetuando-se alguns poucos hábeis blogueiros, que já estão bem adiante -, deve investir em conteúdo, fazer 'amizade', comentar, mostrar-se, chamar a atenção para seu blog. De preferência com pouca ou nenhuma propaganda. Controlar a evolução das visitas, dos feeds, dos leitores por email e, somente quando tiver a certeza de que o blog tem mesmo um volume diário de visitas de fazer inveja ao 'Cardoso', aí sim, ir ponto - aos poucos - suas propagandas. Sempre tomando o cuidado de não se empolgar e deixar cair a qualidade do conteúdo. Um abraço!

Postado por: André L. Soares em outubro 29, 2007 8:27 PM


essa coisa de ganhar dinheiro em blog é uma furada, isso não existe.

Postado por: Samuel em fevereiro 2, 2008 6:06 PM


Acho que essa questão de ganhar dinheiro com a internet ainda é muito nova. É cedo para saber, mas fica bem claro (sei disso por experiência própria) que o determinante do sucesso é o conteúdo. Focar no usuário. Isso é essencial.

Postado por: Priscila Armani em março 10, 2008 11:59 PM


maneiríssimo!

Postado por: Uma Música Por Dia em abril 3, 2008 3:11 PM


Acho que essa questão de ganhar dinheiro com a internet esta crescendo , e que no futuro será o top de tudo

Postado por: Vinicius em abril 5, 2008 2:58 PM


=/ ainda naum sei

Postado por: Naty em abril 11, 2008 5:12 PM


se eu naum estivesse ganhando naum estaria publicando naum tenha medo e boa sorte

Postado por: lu em abril 19, 2008 12:45 PM


Realmente Fábio ganhar dinheiro neste país com cultura, educação ou algo que necessite de leitura, interpretação ou raciocinio é muito difícil.

Vemos grandes escritores passando por dificuldades para editar um livro, imagine nós pobres mortais que escrevemos em blogs.

O importante é que cada um leve sua mensagem e quem sabe um dia as coisas podem mudar.

Grande abraço a todos.

Marco.
http://toconversando.blogspot.com/

Postado por: Marco Motta em abril 23, 2008 1:20 PM


Ganhar dinheiro não é a grande questão...
Beijos!

Postado por: NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS em maio 28, 2008 10:03 PM


valeu as dicas!!
gostei do blog
www.psicologia-hospitalar.blogspot.com

Postado por: paulo em junho 9, 2008 3:36 PM


Acredito ser muito positivo tudo e toda inovação.Só penso que se é tão importante ganhar "dinheiro fácil"...tenho uma legítima atenção aos conteúdos,será confiável?

"Ter qualidade de conteúdos é mais importante...só não acredito em dinheiro fácil".

Postado por: Jairo.damorim@hotmail.com.br em julho 19, 2008 2:35 PM


André discordo da sua opnião sobre as locadoras. tenho uma o que está acontecendo de verdade eu li no blog www.redesid.com. é realmente o que está ocorrendo no mercado.

Postado por: Leandro em julho 30, 2008 7:07 PM


Estava fazendo um trabalho e acabei por cair aqui..

Nossa, que texto ruim! Não falou nenhuma coisa que alguém ainda não soubesse, superficialidade total, por isso não vou me esforçar em fazer um grande comentário a você.

"O que você quer ler?
Se você fosse criar um blog que viria a ser disparado o blog mais acessado e lido pelos brasileiros, sobre o que esse blog falaria? O que, neste momento, uma grande massa de brasileiros gostaria de ler através de blogs e não consegue pois não existe conteúdo?

Quem conseguir descobrir isso e tiver o conhecimento, a capacidade e a vontade de cria-lo tenho certeza que conseguirá capitaliza-lo sem catar migalhas. Quem descobrir isso irá criar o blog mais lido e acessado do Brasil."

MAS ISSO É ÓBVIO, meu amigo.

Boring.

Postado por: Lara em agosto 27, 2008 5:00 PM


Lara, você perdeu a oportunidade de fazer um grande comentário e fez um comentário muito ruim. Nem se quer percebeu que esse post data de 2006 quando muito pouca gente entendia o que eram blogs.

O que é obvio para você pode não ser para outros. Seja mais humilde.

Um abraço.

Postado por: Fabio Seixas em agosto 28, 2008 11:54 AM


Parabéns !!!!!!!!!!!
O blog mais lido e acessado do Brasil

Postado por: Rubens Parizio em setembro 12, 2008 10:52 AM


Fábio, que bom saber que o seu blog é o mais acessado do Brasil. Gostei mto, pois, pude perceber que vc é mto inteligente e tem boas idéias.
Adoreiii seu blog, vc é mto criativo.
Parabéns!

Bjos

Postado por: Rackel Oliveira em setembro 19, 2008 8:16 AM


muitoo inteligente fabio!
parabens

Postado por: jessica em setembro 27, 2008 6:20 PM


Olá pessoal! Parabéns pelo blog. Está muito legal.

ATENÇÃO!

Meu nome é Flávio Sacramento sou estudante de jornalismo e estou com um blog chamado papo acadêmico onde os estudantes de diversas disciplinas vão poder da a sua opinião sobre diversos temas acadêmico e logo depois poderão saber se a sua opinião está de acordo com a do mestre.

Para que eu possa dar continuidade a esse trabalho preciso que vocês entre no http://www.papoacademico.wordpress.com e deixem nos comentários quais os temas que vocês gostariam que fossem abordados! Abraços.

Aguado a sua participação!

Postado por: Flávio em dezembro 14, 2008 6:23 PM


Gostei fabio!
parabens

Postado por: Antonio em dezembro 16, 2008 9:06 AM


ola tudo bem li seu sait e amei por favor me retorne quero saber como faço um blogcomo faço pra me comunicar mais beijos a todosssssssssssssssssss

Postado por: maria aparecida dos santos em dezembro 19, 2008 2:10 PM


Ja que as redes sociais são as mais acessadas.
O jeito é incluir os melhores portais de conhecimento e cultura dentro da rede social e nós reforçarmos em nossa rede a visitação destes promovendo debates de idéias.
PARABÉNS PELO BLOG! SUCESSO!

Postado por: Araguaci Carlos de Andrade em março 23, 2009 1:22 PM


Bom como sou um blogueiro novato, achei na net este site e vi que aqui so tem fera, ate add com seguidor hehehehehe para nao perder o endereço, cheio de dicas legais, gostei bastante deste blog, parabens fabio !!!

Postado por: Sérgio Marion em maio 25, 2009 12:11 AM


Bem sou um Blogueiro novato, este site só tem feras, este blog está ótimo...

Postado por: rogerio em junho 26, 2009 4:09 PM


Gostei muito do post, mas acredito que a sorte também some pontos positivos. Temos que considerar que adaptações de mercado' sempre são eficaz e é o que o mundo da publicidade sempre faz, adptar-se a nova era, a era do dia seguinte. Informação é o segredo do sucesso! Informe-se e surpeenda. Assim você sempre tem mercado e seu sucesso é garantido! Para mais acessem meu blog: http://tudocontrario.blogspot.com

Postado por: Gabriel Cremer em julho 28, 2009 12:49 AM


Nossa Gostei Muito Do Seu Blog!!
Parabéns
Que Deus Te Abençõe

Postado por: Patrick em outubro 7, 2009 2:30 AM


ótimo artigo.

Postado por: Bruno em outubro 8, 2009 12:29 AM


Fábio,
Junto e Misturado.
Parabéns!
Abraço!

Postado por: Esdras Júnior em outubro 13, 2009 8:46 PM


Parabéns... Seu blog realmente é muito original e achei que o que voc~e ecreve é feito de maneira muito inteligente... parabéns!

Postado por: Jucelene Gomes em fevereiro 26, 2010 1:25 PM


Parabéns pelo texto

Realmente fica a pergunta o q publico quer?
quando acha no seu blog
não valoriza, no raro momento q comenta é em forma de critica.

Alias o fato de eles acessarem seu blog ja é uma vitoria no meio de tantos blogs q somente copia noticias de sites e de outros blogs.

Digo isso por experiência propria, tenho um blog a 4 meses e nao quis ser só + um blog d pornografia ou q só copia...
É dificil... faço pq eu gosto dos assuntos q falo
e nao por dinheiro...

Postado por: Hilton em maio 6, 2010 11:52 AM


verdadeiramente o que importa mais aos leitores coisas que eles querem ler e vão realmente usar no dia-a-dia ou apenas algo superficial que eles só leem por ler.
Eu não tenho certeza se gostei do seu blog,mas ele basicamente tem tudo que alguém quer ler.
Parabéns pelo seu blog.

Postado por: manuel alexandre em maio 19, 2010 8:10 PM


Belos pensamentos, tu e um gênio.

Postado por: anderson em maio 29, 2010 12:33 AM


opa muito sucesso para vc com seu blog mas cara to precisano de uma ajuda e ficaria muito satisfeito se podese me ajudar é que eu fiz um blkog e precisso divulgar ele o blog é muito engraçado to pedino ajuda paradivulgar se vc quiser me ajudar fico muito agradecido o blo é housestifler.blogspot.com

Postado por: wendel stifler silva em agosto 4, 2010 3:13 PM


Put'z ,Mais tinha q ser néaah. O blog e super original msmoo ADOREY muito COOL

Postado por: @__Marcos_ em setembro 16, 2010 9:09 AM


sinto que preciso aprender ingles para trabalhar melhor meu blog quanto a ganhar dinheiro com ele talvez nao seja o momento.grandes escritores so foram reconhecidos com muito tempo...

Postado por: MARIA em outubro 12, 2010 9:28 PM


Boas informaçoes mas acima da parte comercial do blog esta o escrever por gosto.por hobby e depois pode surgir o outro elemento

Postado por: anunciada em outubro 12, 2010 9:40 PM


Fábio,

Este seu texto foi escrito há algum tempo e parece bastante atual. Eu estou testando, como usuário, empresário e pesquisador bissexto, o uso das redes sociais.

Mantenho contas no twitter, no facebook, no orkut, e recentemente, para testar a ferramenta, comecei a fazer um blog sobre meu retorno à prática de exercícios físicos, neste caso sobre minha preparação para a 1/2 maratona de Paris.

Estou divulgando minhas postagens apenas para o facebook e twitter. Mas, minha rede é muito pequena, ainda. Mas, já começo a ter os primeiros resultados que me permitem formular algumas questões que espero mais à frente, com o tempo, vamos vê-las esclarecidas ou não:

a) independente da quantidade de acessos, a maioria dos blogs brasileiros tem poucos seguidores, e portanto a comunicação sobre a atualização dos textos não é imediata. Por que isto? Nem mesmo a minha mãe é minha seguidora, apesar de ela ficar me ligando para saber se atualizei ou não o meu blog. Parece que o uso da ferramenta não é tão clara, ou tão intuitiva que permita às pessoas um uso mais completo seu;

b) se a premissa anterior é certa, como manter-se na lista dos blogs mais lidos, sem um público já cativo? Ou melhor, como aumentar a quantidade de seguidores?

c) o twitter e o seu mundo em 140 espaços substitui o blog ou complementa o blog? Seria uma forma de manter os seguidores? Quem tem conta no twitter?

São muitas perguntas. Temos aqui espaço para inúmeros artigos.

Parabéns, Fábio, pela idéia do texto. Muito atual. Talvez vc. possa atualizá-lo escrevendo o que v. acha que mudou desde a época de sua publicação inicial até agora.

Ah, para quem quiser saber como andam meus treinos ou quem quiser me conhecer melhor:

http://meiadeparis2011.blogspot.com/
facebook: claudiosolon
twitter: @claudiosolon
orkut:claudiosolon

Postado por: Claudio Solon em novembro 7, 2010 5:07 AM


Entendi o seu pensamento referente a criar o que seja interessante aos leitores , e sei de uma coisa vou quebrar cabeça, vou dormir tarde, posso ate passar a noite em claro mais vou descobrir o que possa fixar os leitores da net em um blog, e pode ter certeza, não vou contar o segredo para ninguem.
Nem que me paguem muito.!!!!! Quem gostou levanta o braço \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
http://neliogospel.blogspot.com

Postado por: neliogospel em fevereiro 11, 2011 4:05 PM


Que bom para você fabio ter um blog tão acessado e um merito! www.marianamiguel.criarumblog.com

Postado por: Alex em maio 28, 2011 10:23 PM


Adorei o artigo muito legal o que voce fez! Voce ganhou mais leitoras com isso continue assim!

Postado por: Paola em julho 5, 2011 11:11 AM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type