Fabio Seixas, versão txt

« Barcamp | Main | Esse pessoal de marketing.... »

Cheiro de mentira mal contada
agosto 7, 2006, 10:52 AM por Fabio Seixas

A colega Cris Zimermann postou sobre um novo site do tipo million dollar home page.

O tal 1 milhão de votos tem cheiro de mentira mal contada. A autora (veja o nome do rodapé da página) alega que o site, que vende pixels para candidatos nas próximas eleições, foi lançado em 7 de julho, já vendeu 8 mil pixels por R$ 1,00 cada e recebe 200 emails por dia de interessados.

Porque acho que isso tudo é uma grande mentira na tentativa de promover esse site:

  • O site não tem tráfego. Veja o Alexa. Um site que recebe 200 emails por dia de interessados deveria ter muito tráfego. Os sites que eu administro possuem muito mais tráfego que esse, e não recebem essa quantidade de email por dia.

  • Porque os políticos que compraram os pixels compraram eles tão arrumadinhos? É obvio que os pixels do canto superior esquerdo são os mais procurados (tá aqui o crescimento do site original que prova isso). Porque alguém compraria um pixel lá no canto aposto podendo pegar outro pixel muito melhor posicionado pelo mesmo preço?

  • Desde quando nossos políticos são tão de vanguarda a ponto de participarem de uma ação de marketing absolutamente nova, desconhecida (no mundo político) e revolucionária? Que publicitário político aprovaria isso?

  • Se você fosse presidente do Brasil, liderando as pesquisas de opnião, você anunciaria em um site como esse?

  • Se tantas pessoas compraram tão prontamente os pixels, porque nenhuma pessoa deixou um depoimento da seção de depoimentos?

  • Segundo o cache do Google a lista de anunciantes é a mesma desde o dia 23 de julho. Se tanta gente comprou pixels até o dia 23, porque não comprou mais depois do dia 23? Cadê os 200 interessados por dia?

    Tudo bem, a intenção do site foi boa. Tem o mote de "Esse site foi criado para combater o voto nulo" e tal. Mas o problema foi o marketing totalmente baseado em fatos armados e sem sustentação. Esse é o pior tipo de marketing que pode ser feito.

    Marketing de verdade se faz justamente ao contrário, criando confiança.

    Mesmo que isso tudo seja verdade, o marketing seria péssimo. 200 emails por dia (6.000 por mês) e apenas 49 anúncios vendidos? Alguma coisa está errada.

    Talvez a autora tivesse ganho mais dinheiro criando um site com um diretório público de candidatos e colocado Google AdWords.




    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



    Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
    permalink | comentários (10) | trackback (0)
    Link para este post:


    Trackback Pings

    TrackBack URL para esse post:
    http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/185

    Comentários

    Bem pensado. Mas política é assim mesmo, toda suja, certo?

    Nada mudou...

    Postado por: Bender em agosto 7, 2006 1:06 PM


    Ótimas conclusões, desmascarou a suposta farsa direitinho...

    Postado por: Marco Gomes em agosto 7, 2006 5:54 PM


    Bom, não faz muita diferença, já que muitos sites fazem parecido.
    No entanto, você acha que um UCS(usuário comum simples) vai seguir estas pegadas e ver que o site está mentindo? Nunca.

    Postado por: Rafael Slonik em agosto 7, 2006 8:05 PM


    Muito bom Fábio. É ótimo que você tenha feito a "lição de casa" como diz o CrisDias Weblog. Afinal, realmente um usuário comum não vai fazer a pesquisa do jeito que você fez, mas pode ler seu blog e aprender a ficar mais esperto. :)

    Postado por: Roberto Machado em agosto 7, 2006 10:42 PM


    Um monte de gente faz isso, um conhecido meu montou um site desses, colocando na marra pixels para varios conhecidos, para gerar população inicial. Acabou levando esporro e tendo que remover.

    Postado por: cardoso em agosto 8, 2006 3:12 AM


    Matou a cobra e mostrou o pau, Mr. Seixas. :)

    Postado por: Inagaki em agosto 8, 2006 4:43 PM


    Será que as pessoas não conseguem entender que o site americano só funcionou porque foi o primeiro? Agora já era, ninguém mais liga para essas idéias batidas.

    Postado por: Marcus Danillo em agosto 10, 2006 2:50 AM


    1 loucura, outro dia entrei num ranking de blogs tipo o site original inglês e vi até o trigésimo, todos iguaizinhos sem tirar nem por nada no conceito do site original... às vezes, até a web se banaliza não??

    Postado por: patricia miranda em agosto 11, 2006 6:57 AM


    Oi, Fá! Demorei um pouquinho, mas cá estou conferindo tua 'review'. Ficou ótima! Tadinha da Rafa, agora q ela não vende seus pixels mesmo rsrs. E o seu 'million ads', desistiu?

    Espero vê-lo com mais freqûência a partir de agora, hein, tanto no Virtual quanto no BOB, estava com saudades ;)

    bjsss e ótimo findi!

    Postado por: Cris Zimermann em agosto 12, 2006 3:09 AM


    Olha só que curioso...

    Quando vi pela primeira vez o site do 1 milhão de Pixels, no ano passado, dei muitas risadas mas depois resolvi prestar mais atenção no site, na idéia e comecei a pensar que na verdade era um empreendimento como qualquer outro.

    Decidi então fazer minha propria versão do 1 Milhão, chamei de Minimidia e passei a fazer a publicidade do dito cujo.

    Nem sei se sou o amigo que o Cardoso citou logo acima, mas se for eu informo que NUNCA tive que tirar um único anúncio e que NADA foi colocado a revelia das pessoas, pelo contrário, mesmo as pessoas para quem ofereci anúncio grátis só o tiveram ao fazer todo o procedimento de inscrição.

    Nem cheguei perto dos acessos mínimos para manter um servíço que pudesse ganhar dinheiro e olha que me esforcei, teve até briga em listas que acharam que eu não tinha o direito sequer de colocar a URL na minha assinatura e muitas críticas, nenhuma relevante, nenhuma fundamentada, apenas achismos de quem não faz nada.

    Claro que concordo plenamente com o que o Fábio denunciou, a falta de ética torna-se evidente e tira o mérito da boa idéia que o cara teve, de colocar os politicos, se não estivesse com um projeto de remodelação total do MM eu mesmo faria isso, colocaria lá um espaço GRATUITO para os políticos, que traria mais atenção ao site do que cobrar.

    A idéia do 1 Milhão de Pixels continua interessante, tanto que estou reformulando o site e farei TUDO de novo, com outra postura, já que por 3 meses tentei e até consegui espaço na imprensa e tudo, mas não justificou o esforço.

    Qualquer atividade, feita com ética é válida, sempre haverá quem critique - como em todas as atividades - e não podemos jogar tudo num saco e afirmar que qualquer site desses é "golpe", o meu nunca foi, vendeu alguns anúncios e justamente em respeito a estes clientes vai permanecer no ar e ainda será melhorado em um formato realmente inovador, pois apesar de eu criar um layout diferenciado do original e com sub-pastas ao invés de um telão enorme não fugi muito da idéia original, nem era o caso pois minha intenção era um laboratórios para reproduzi-la.
    E o mais interessante, o site nào me rendeu nem mil reais, mas os contatos que fiz através dele podem até me fazer ganhar um milhão um dia.

    Postado por: Divino Leitão em agosto 15, 2006 7:29 PM


    Comente

    Aviso legal:
    -Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

    -Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

    -Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

    -Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

    -Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




    Lembrar?

    (você pode utilizar algum HTML)


    Please enter the security code you see here


  •    Powered by Movable Type