Fabio Seixas, versão txt

« Seu blog é sobre o que mesmo? | Main | Guy Kawasaki »

A blogosfera é canibal
julho 2, 2006, 6:25 PM por Fabio Seixas

Andei reparando alguns padrões aqui no blog. Sempre que eu escrevo sobre blog e blogosfera, as pessoas comentam mais, participam mais, tenho mais visitas, etc....

Andei escrevendo sobre coisas bem novas e interessantes (ao meu ver, claro - aqui) e houveram pouquíssimos comentários.

Parece que quem tem blog gosta de ler sobre blogs e comentar sobre blogs. Meio canibal isso.

Talvez os leitores, por serem blogueiros, sintam-se mais confortáveis a comentar com conhecimento de causa.

É uma pena. Queria ver as pessoas engajando comentários em outros assuntos, mesmo que desprovidos de conhecimentos de causa. Afinal isso ajuda a desenvolver novas idéias e discussões interessantes.

Updatete: Cardoso tem pontos interessantes para mostrar.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (12) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/152

Comentários

Eu sempre to metendo o bedelho. :)

Perder um minutinho comentando não mata ninguém!

Postado por: Rafael Slonik em julho 2, 2006 7:22 PM


Fábio, talvez seja a questão de não ter "bagagem" pra falar sobre o assunto ne?

É igual àquela palestra sobre uma determinada profissão que fazem para universitarios, sabe? Falam , falam, falam e depois abrem para as perguntas. Mas só pergunta mesmo quem tem algum conhecimento sobre aquilo. Pro restante é tudo novo, então basta assimilar. Em uma outra oportunidade, haverá alguma bagagem pra se comentar sobre o assunto.

Então não ache que o que acontece é que ninguém comenta porque não gostou; pelo contrário, significa que você esta nos apresentando coisas novas e estar por dentro delas, por meio do que você nos escreve, permite que comecemos a formar a nossa propria bagagem pra poder argumentar sobre.

Abraços!

Postado por: Jacqueline Lafloufa em julho 2, 2006 8:02 PM


Bem colocado Jacqueline....

mas acho que muitas vezes as perguntas ou comentários do "leigo" ajudam a desenvolver o assunto, as vezes desbravando pontos que nem o autor havia pensado....

Postado por: Fabio Seixas em julho 2, 2006 8:37 PM


Gosto de comentar em outros blogs, mas só comento quando tenho algum conhecimento do assunto. Com esse post vou me lembrar de arriscar mais e expor meu ponto de vista... Tenho lido muito mas não tenho compartilhado minhas experiências.

Postado por: Doufer em julho 3, 2006 12:32 AM


Para a grande maioria das pessoas, blogs são vistos como "journalistic simple site". Ninguém tem culpa de nada. Na minha opinião, as pessoas querem mudar de forma radical o que acontece à sua frente, colocando muito o ponto de vista como a verdade absoluta. Na blogsfera, querem mudar os costumes dos internautas para que se tornem blogueiros conhecidos. Aqui, só tem valor quem tem nome. Em blog de quem tem nome, os "internautas" comentam.

É como você (neste momento) pensar: "quem é esse Thalis que comenta como se tivesse com a razão?" Por curiosidade, acessarão o meu blog e até lerão alguns posts, mas não terão tempo pra comentar... por quê? É aí que entra os costumes. Os próprios grandes nomes não comentam!


Não é um ou dois post de um grande nome que mudará isso. É o tempo. Não adianta julgar, tem que esperar.

Abraços

Postado por: Thalis Valle em julho 3, 2006 9:39 AM


Talvez seja porque o senhor abriu toda aquela discussão sobre a blogosfera.

A galera está esperando uma nova leva de comentários sobre o assunto (eu acho).

Blogosfera canibal, pode ser um novo ponto de partida.

Abraços

Postado por: sergio issamu em julho 3, 2006 10:01 AM


Muito bom!!!
Até eu criar o meu blog, não tinha muito interesse em ler outros, porém me vejo muitas vezes mais encorajado a ler e discutir assuntos, como estou fazendo agora, talvez por conta de tamb. ser um blogeiro....no meu blog, trato de um assunto específico, porém me deparo com ocasiões em que escrevo sobre assuntos convergentes como a minha ultima postagem. Relato sobre a seleção de futbol e o software livre. O que vale mesmo é blogar!!!! Leiam e relatem .... www.guiadolinux.blogspot.com

Postado por: Ari Clayton em julho 3, 2006 9:03 PM


Fabio, você faz ótimos posts para blogueiros. Eu sempre venho aqui quando o assunto é blogosfera. O assunto é do meu interesse. Sempre que posso contribuir, comento.

Agora o que motiva as pessoas a comentarem? No meu blog um dos artigo mais comentados é sobre um celular da Gradiente. Sai tanta besteira... Mas outros artigo onde eu espero que os visitantes comentem, não vem nada.

O que eu sinto no meu blog é que as pessoas estão compartilhando experiencias ou buscando soluções para os seu problemas e dificuldades.

No fundo acho que a maioria das pessoas que visitam blogs consomem o conteúdo, mas se sentem incapazes de contribuir. É a falta de conhecimento ou a vergonha de afirmar algo errado.

No seu caso os artigos sobre blogs motivam blogueiros e estes tem mais facilidade e propriedade para comentar.

Viajei?

Postado por: bernabauer em julho 4, 2006 11:09 PM


bernabauer, não creio que você tenha viajado não. Acho que é por ai. As pessoas consumem mais do que contribuem. E isso é natural mesmo.

Postado por: Fabio Seixas em julho 4, 2006 11:19 PM


Engraçado! P'ra mim é justamente o contrário; eu já acho esse assunto "blogosfera" um tanto quanto chato; prefiro 1000 vezes assuntos diversos.

Postado por: Perry Werneck em julho 10, 2006 10:56 AM


Concordo com o Perry.

Mas respondendo ao tópico, dá mais comentários porque obviamente todo mundo se interessa por isso, pelo menos quem tem blog.

Já a relevância do post para a humanidade é mais discreta.

Postado por: Bender em julho 21, 2006 10:21 AM


Um tanto tarde para comentar, mas de qualquer forma melhor do que nunca:

Como eu disse ao Rodrigo (http://www.blogajuda.com.br/), não vale a pena ficar com neuras a respeito da falta de comentários no blog, pois se os artigos forem bons, serão comentados (isto me remeteu a perceber que não tenho muitos comentários no meu blog pessoal e devo rever os assuntos abordados).

Mas se de qualquer forma você acha justo que as pessoas que lêem seus artigos possuem a obrigação de comentá-los, faça como a Ana Paula em seu blog http://www.simplesassim.org/, onde decretou o "fim-de-semana anti-lurker".

Abraços
Gino Netto

Postado por: Gino Netto em dezembro 5, 2006 2:02 AM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type