A Associação Americana de Marketing sugere que Marketing é "uma função organizacional e um conjunto de processos para a criação, comunicação e agregação de valor para consumidores e para a gerência do relacionamento com o consumidor de maneira a beneficiar a empresa e seus sócios".
Essa é uma frase deveras acadêmica, mas tem suas verdades. O que quero resaltar aqui é "comunicação", "agregação de valor" e "relacionamento como o consumidor". Marketing é, em sua essência, saber se comunicar e se relacionar com o consumidor agregando valor para ele. Ponto.
Todo marketeiro que se preza deve estudar e avaliar todas as formas de comunicação com o consumidor. A atenção agora fica por conta do RSS (Realy Simple Syndication).
RSS é uma forma de se comunicar através da Web, assim como o email e portando deve ser utilizado como ferramenta de comunicação de marketing.
Ferramenta
RSS pode e deve ser utilizado para disponibilização de informações pertinentes para o consumidor. Com o aumento do uso do RSS, este dente a ser uma ferramenta de disponibilização de informação muito mais eficiente que o email. O RSS é naturamente Opt-in. O usuário tem o poder total sobre se deseja assinar e ler aquele determinado conteúdo. Diferente do Opt-in do email em que você transfere esse poder para o marketeiro ao entregar seu endereço de email. Se o marketeiro for inescrupuloso ele pode ignorar seu Opt-Out e continuar te ennviando mensagens. No RSS não.
Isso leva a outra questão. Se o usuário decide quando quiser se vai continuar assinando aquele conteúdo ou não, o marketeiro tem a obrigação de fornecer conteúdo de absoluta qualidade através desse canal. Por que se o conteúdo não agregar valor, o usuario fará o Opt-out. É a seleção natural, afinal ele não consegue acompanhar mais do que uma centena de RSS Feeds. Se você parar para analisar a maioria dos emails marketing, verá que são irelevantes, inapropriados e sem conteúdo que agregue valor.
Não adianta empurar informação goela abaixo do consumidor. Ele só vai engolir se for de interesse dele.
O RSS é inversamente proporcional ao email. Enquanto em um você envia informação, no outro o consumidor é que pede informação. Isso já é uma grande mudança de paradigma na relação empresa/consumidor. Segue a mesma tendência de que no mundo do consumo, o consumidor está tomando as rédeas.
Meio/Disponibilidade
Uma empresa deve entender que seja lá qual for a informação a ser entregue e/ou disponibilizada ao consumidor, esta deve estar disponível da maneira que o consumidor quer. Se ele quer receber o conteúdo no celular, então crie esse canal. Via RSS? Mais um canal. Outdoor, jornal, TV. Todos canais. RSS é mais um canal, bem barato por sinal, e não deve ser ignorado.
Tempo otimizado
Pela mudança de paradigma e inversão do poder, o canal RSS passa a ser um otimizador de tempo, seja do cliente, seja da empresa. Ele só pára pra ler se for do interesse dele. Nada de interrompe-lo no meio da novela ou com um outdoor enquando ele aprecia a paisagem de dentro do ônibus. Por outro lado, imagine a otimização de recursos de atendimento a cliente quando você fala só com aqueles que estão interessados.
Case
O Camiseteria.com disponibiliza via RSS todo o seu catalogo de produtos. E olha que só vendemos camisetas. Imagine o Submarino ou a Americanas.com disponibilizando sua seção de promoções via RSS. O consumidor que adora ofertas relâmpago irá adorar a novidade. Irá saber se tem algo que interessa ele sem precisar visitar o site. Sim, o site, aquele que o usuário entra vê uma porção de produtos que não lhe interessa, que tem uma porção de imagens, que é pesado, que o usuário tem que clicar em 4 links até chegar na seção de promoções.
Conclusão
RSS não vai te trazer novos espectadores/consumidores. Nesse ponto a mídia tradicional continua exercendo seu papel. Mas este novo canal está se tornando um meio importante de comunicação e tende a crescer muito nos próximos anos.
Então, marketeiros, comecem a estudar como utilizar o RSS no seu marketing mix.