Fabio Seixas, versão txt

« Copa do Mundo: Como torcer | Main | Idéias »

Disruptivo: RSS como email
maio 30, 2006, 11:29 AM por Fabio Seixas

Essa idéia/brainstorm eu vou compartilhar com vocês.

Ao escrever o último post sobre RSS como ferramenta de marketing, enquanto pensava no RSS como ferramenta de comunicação, me veio à mente um conceito muito interessante para a utilização de RSS.

Imaginem o email. Imaginem o telefone. Em ambas formas de comunicação você fornece uma informação para que aquele com quem você quer se comunicar possa entrar em contato. Ao entregar a informação, você perde o controle sobre quem vai te contactar, já que o seu endereço de email ou número de telefone passa a estar em poder de terceiros que podem passar essa informação para outros. Além disso, se você não quiser mais ser contactado por alguém que antes você permitiu, você tem um problema já que a outra parte já tem a informação de contato.

No caso no email, e em menor escala no telefone também, temos o problema do spam. Basta o spammer ter o seu email para começar a inundar sua caixa postal com emails indesejados.

Agora vamos inverter essa história toda. Imagine um sistema de comunicação entre pessoas não mais baseado em mensagens de email (outlook, gmail, hotmail), mas baseado em RSS Feeds contendo as mensagens entre as partes.

Vou exemplificar. Fulano acabou de conhecer Beltrano. Fulano quer mandar uma mensagem para Beltrano. Fulano abre seu MS RSSlook (eita! Quem sabe G"oogle"Rss?) e envia um convite para Beltrano. Ao fazer isso o RSSlook de Fulano cria e disponibiliza um RSS Feed exclusivo para o Beltrano contendo as mensagens que Fulano criou para Beltrano. Ao aceitar o convite, o RSSlook do Beltrano automaticamente cria um RSS Feed exclusivo para o Fulano. Os dois programas tratam de baixar as novas mensagens não lidas dos Feed de cada um, de forma autenticada. Está criada a relação entre as partes. E essa relação pode ser desfeita a qualquer momento.

Se você parar para analisar verá que é a mesma analogia dos programas de instant message onde um autoriza o outro a se comunicar com ele e ambas as partes possuem poder de a qualquer momento deixar de se comunicar com a outra parte. Só que nesse caso as mensagens não são instantâneas, são assincronas e persistentes, como no email, e baseadas em RSS hospedados nos servidores. Além disso o conteúdo fica disponível online, 24/7. Em qualquer lugar a qualquer hora você pode acessar seu "WebRSS" (Webmail?!) pessoal e ler e escrever novas mensagens.

Essa abordagem de comunicação baseada em RSS elimina o problema do Spam. Talvez só não resolva as mensagens indesejadas contendo piadas daquele seu tio chato.

O interessante é explorar as possibilidades do RSS além do conceito de disponibilização de notícias e blog posts.

Estou interessando em estudar a viabilidade de um serviço desse tipo. Se algum desenvolvedor/empreendedor estiver interessado em conversar sobre a possibilidade de desenvolver um serviço desse tipo, entre em contato, mande email, deixe comentário, faça sinal de fumaça.

"Compartilhar idéias é melhor do que deixa-las guardadas no confim da mente." Fabio Seixas




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (8) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/130

Comentários

Ola,

Uma aplicação interessante para o RSS mas não seria mais fácil usar contas de e-mail "virtuais" como o Mailnull? Se você quiser encerrar o relacionamento basta desativar a conta.

Postado por: Perry Werneck em maio 31, 2006 11:43 AM


Para enriquecer o brainstorm
1
2
3

Postado por: Kenji em maio 31, 2006 4:20 PM


Excelentes contribuições!

Postado por: Fabio Seixas em maio 31, 2006 4:32 PM


Isso aí q vc imaginou é exatamente a mesma coisa que um sistema anti-spam que verifica o contato antes de autorizá-lo a enviar e-mail pra vc, como o (chatíssimo no caso de grupos de discussão) anti-spam da uol. Ah, só que muito mais complicado ;)

Postado por: Gilberto Alves Junior em maio 31, 2006 11:02 PM


Bom, é algo interessante, ao que tudo indica nada fácil, mas se fosse muito fácil não teria graça e agente não estaria discutindo isso aqui, por que ja teria algo do tipo funcionando, certo? mas eu estou fazendo faculdade de tecnologia em redes de computadores e o que vc quer é mais ou menos o mesmo conceito de ipsec (ip seguro), muito interessante e quem sabe viável, por que não? Entendo pouco de desenvolvimento, mas posso auxiliar em protocolos de comunicação e etc. Qualquer coisa me manda um e-mail! Att. André Dias

Postado por: André Dias em junho 1, 2006 4:48 PM


Bem, voluntária para desenvolvedor nem pensar. Mas para usuária...
Faço qq coisa para dar um fim aos spams ;-)

Postado por: Alessandra em junho 2, 2006 12:45 PM


gosto disto

Postado por: João em dezembro 24, 2007 8:33 AM


Veja o tutorial que coloquei em meu blog.
Eu uso um email descartável, o Spamavert (ou qualquer outro com leitura por meio de RSS, tipo o Mailinator), somado a um serviço que envia as páginas RSS para seu email. Simples.

http://bloguedomonstro.blogspot.com/

Postado por: Silvio em setembro 18, 2008 5:13 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type