Fabio Seixas, versão txt

« Brasil no ranking Top 100 Technorati (?) | Main | Palestra no 11º Encontro de Web Design »

O que falta é conversação. O que falta é leitor!
abril 7, 2006, 2:13 PM por Fabio Seixas

Continuando o post anterior e analisando os comentários e posts sobre o assunto (Issamu, Jônatas), surgiram 2 observações muito pertinentes.

Uma é a de que o Brasileiro pode até gosta de escrever, mas não gosta de ler! Ou seja, até temos muitos blogs, mas não temos muitos leitores. Tendo a achar que isso é uma grande verdade. Mas talvez isso seja um problema de educação nacional. Confesso que eu mesmo só fui descobrir os prazeres da leitura depois dos 25 anos. Antes era tudo muito chato, tudo muito sem graça. Hoje vejo quanto tempo perdi.

Outra é a cultura da conversação entre blogs. Pouco se vê posts que são respostas públicas a outros posts de outros blogs. Esse tipo de conversação aberta e multi-participativa incetiva tanto a geração de conteúdo de qualidade (outro problema levantado) quanto a linkagem entre posts, que é exatamente o que mede a popularidade dos blogs.

Então fica o dever de casa. Devemos linkar, linkar, linkar e linkar cada vez mais. linkando é que a blogosfera brasileira vai se tornar muito maior.

Parodiando um antigo slogan da Microsoft: Onde você vai linkar hoje?




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (14) | trackback (8)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/98

Quem está linkando O que falta é conversação. O que falta é leitor!:

» Os tagueadores esto chegando. Esto chegando os tagueadores. de Carreira Solo
Eles so discretos e silenciosos, moram bem longe dos homens. Escolhem com carinho a hora e o tempo do seu precioso trabalho. So pacientes, assduos e perseverantes. E, quando no o so, evitam qualquer relao com pessoas de temperamento... [Leia mais]

Tracked em abril 11, 2006 11:46 AM

» Blogs so conversaes de Serendipidade
O excelente CarreiraSolo disse: "Talvez a grande misso [...] seja criar a Blogosfera mais participativa, atuante, real, nacional, nica...do planeta. Vamos divulgar os talentos dos amigos (dos reais e dos virtuais que acabamos fazendo aqui e ali) [... [Leia mais]

Tracked em abril 11, 2006 1:22 PM

» Podcast Blogbits / Meio Bit #6 de Meio Bit
Mais um podcast do BlogBits, com a participao minha, do Diego Eis e do Bruno Torres. O assunto da semana a blogosfera nacional, linkagem entre blogs, comentrios nos blogs. Links comentados: O que falta leitor ! Tio, me... [Leia mais]

Tracked em abril 13, 2006 4:44 PM

» a href= de blog palmeirense falador
engraçado como uma coisa tão simples como linkar um post ou um blog tem se tornado um “problema” na blogosfera tupiniquim, eu mesmo que pratico muito reblog (sim, sim, eu fui para o lado negro da força) devido a falta de tempo em escreve... [Leia mais]

Tracked em abril 15, 2006 1:03 AM

» Minha terra tem blogueiros, que não sabem conversar de BrunoTorres.net - site pessoal de Bruno Torres
Nas últimas duas semanas temos assistido a uma reflexão em conjunto da chamada “blogosfera” brasileira sobre si mesma. Vários blogueiros mostraram seus pontos de vista — alguns bastante interessantes e até inspiradores, e outros m... [Leia mais]

Tracked em abril 19, 2006 2:52 AM

» Conversaes em alta de Informao & Inutilidade
Tenho acompanhado em silncio na ltima semana diversos blogs comentando sobre a falta de dilogo na Blogosfera brasileira (um bom apanhado sobre o assunto pode ser encontrado no Podcast Blogbits / Meio Bit #6) e hoje no CrisDias encontrei um post come... [Leia mais]

Tracked em abril 19, 2006 2:43 PM

» Problemas da blogosfera brasileira de BlogAjuda
Tudo começou com um texto do (ótimo) Fábio Seixas. Tal qual uma faísca na palha, a questão levantada por ele, no caso, a situação ingrata da blogosfera brasileira, se alastrou por diversos blogs nacionais de respeito, em especial os de tecnologi... [Leia mais]

Tracked em abril 20, 2006 6:08 PM

» Blogosfera brasileira em debate… nos blogs! de Blog InfoWester
A comunidade blogueira do Brasil, ou simplesmente blogosfera brasileira, está em discussão sobre sua atual situação. Participando do momento, dou minha opinião nessa discussão, na expectativa de contribuir com o cenário blogueiro brasileiro, ... [Leia mais]

Tracked em abril 22, 2006 2:37 PM

Comentários

Olha que legal. Você comeeçou o assunto...ele foi processado em outros blogs e as respostas foram publicadas aqui. Gostei. Colaborativismo 100%!

Postado por: Rafael Slonik em abril 7, 2006 6:13 PM


vc tem toda razão, no meu blog não escrevo muito porque , nesta de ter mais leitores, fiz uma versão em inglês.... e aí postar tudo 2 vezes?

Postado por: patricia miranda em abril 8, 2006 7:31 AM


Oi, Fabio. Li o post anterior e este, e fiquei pensando se talvez o que não falta é uma amostragem mais representativa. Claro, comparar com a blogosfera dos EUA é covardia. E talvez França e China tenham mais movimento que o Brasil, mas eu duvido. Há vários motivos pelos quais o ranking top 100 do Technorati não é a melhor forma de se avaliar o impacto da blogosfera no Brasil. Olhando o seu blogroll, pensei que talvez você possa não estar considerando alguns blogs de peso que já produziram um movimento considerável. Desculpe-me se você já os conhece todos, mas deixo os links no caso de possam ser úteis para alguns dos seus leitores:

http://pedrodoria.nominimo.com.br/
http://www.sindromedeestocolmo.com/
http://www.pensarenlouquece.com/
http://idelberavelar.com/
http://www.megeras.com/
http://www.aomirante.com/
http://liberallibertariolibertino.blogspot.com/
http://rafael.galvao.org/

Todos esses blogs (e nos seus respectivos blogrolls você encontrará outros exemplos) contam visitas diárias na casa dos milhares, e já tiveram considerável repercussão em alguns momentos. Não é nenhuma revolução, mas acho que relativiza a idéia de uma blogosfera brasileira atrofiada e com pouco movimento.

Um abraço,

Postado por: Idelber em abril 8, 2006 8:30 PM


Pois é... eu li!!! Será pq eu tenho 25 anos???
Aliás vi este post através de outro blog... acho que estpá dando certo o apelo...

Postado por: Gustavo em abril 18, 2006 1:58 PM


mensagem postada aqui:
http://www.echoes4ever.com/blog/2006/04/19/telefone-sem-fio/

segue:
ste post é uma resposta a resposta da resposta do post feito por Fábio Seixas, segue:
Realmente.. hehe agora o Diego ficou no meu time (o dos revoltados) hehehe

Infelizmente o problema cultural vai além do indivíduo.. ele passa pelos imensos (e põem imenso nisso) portões da Massa e adentra pequenos orificios da Elite.

É nessa hora que o mestre Durkheim está se contorcendo e dizendo: “eu te disse eu te disse”

Infelizmente não temos o hábito de ler, não temos o hábito da justiça, não temos nem mais ética política na tv ou nos periódicos.

Também num pais onde existem milhões de partidos.. cada um dizendo ter a solução… o que esperar !? (lembro da cultual imagem dos 4 burrinhos querendo comer)

Um povo amaldiçoado pela ditadura que até hoje vinga.. porém é a ditadura da ignorância.

como o Diego do tableless disse, que se o indivíduo quizer estudar ele estuda, claro eu concordo, mas a questão é que a base da instituição familiar do indivíduo não possui o necessário para lhe passar isso que para nós é claro: “estudar posso não ganhar milhões, mas me conhecerei..”

O auto conhecimento é que nutri os blogs… a vontade de dividir, ser, ter os 15 minutos de fama de Andy Warhol.

Mas mesmo nós Brasileiros na nossa web 0.5, quando copiávamos javascripts de checagem de formulário.. nunca colocávamos os créditos daquele script… e quando aprendiamos com o código de outros então.. pior ainda.. (atire a primeira pedra…)

Não precisamos ir longe.. a 3 anos atrás ficar no chat era coisa de Nerd. Agora meus amigos todos estão no Orkut perdendo no mínimo 3 horas do dia nesta merda.

Sobre o que falam ?! realmente a maioria sobre a vida alheia… gossip, fofoca.

O mesmo princípio se aplica aos blogs, posts que estimulam a fofoca são os posts mais lidos, mais comentados, não necessariamente são os melhores posts em termos de conteúdo e tal… é a questão da informação possuir a sua interpretação… a linguagem do EXTRA é mais facil de entender do que a do JB.

Para exemplificar… este próprio post por exemplo… gerou fofoca, todos comentam.. e claro está longe de ser o melhor post do tableless.

É isso.. deixei minha fofoca.

Postado por: Jonathas Scott em abril 19, 2006 3:39 PM


Fábio, se quiser apagar o trackback depois eu mando um decente, esse daí foi o primeiro teste (estou religando hoje meus trackbacks) que enviei e chegou 'bem zuado' :)

Postado por: Edney Souza em abril 19, 2006 6:44 PM


Não esqueçam, amanhã terá eleição na praça, e terá muita gente importante:
http://meulinux.blogspot.com/2006/04/eleio-em-bloglopolis.html

Postado por: Monthiel em abril 23, 2006 12:59 AM


Bom,
Muito interessante a conversa, porém acho que a história de o brasileiro não gostar de comentar, não é devido a problema de cultura, ou de outras coisas.
Se você comenta, um blog, você vai querer saber o que as outras pessoas vao comentar sobre o seu comentário(como diz o Jonathas, a "fofoca"), porém não vi nenhum blog em que houvesse a opção de que você fosse avisado via e-mail sobre comentários no mesmo blog que você comentou, que pode ser uma implementação interessante para melhorar a interação do usuário e fazer ele voltar ao blog e re-comentar.
Quem utiliza algum sistema de ticket de algumas empresas, por exemplo (ww.kayako.com), você tem a opção de respoder ao chamado no e-mail mesmo, sem ser necessário acessar o site de suporte da empresa, imagina isto em um blog, aumentaria muito a agilidade nos comentários, por que se você é um ávido "comentador" de blog, você não vai ficar acessando todos os blogs que você comenta. E isto não é estimulante ao leitor.
Fica a sugestão aí de montarmos ferramentas para respostas diretamente via e-mail e a postagem nos comentários automaticamete.
Um abraço,
Mauro Tschiedel

Postado por: Mauro Tschiedel em maio 14, 2006 2:22 PM


eu realmente tento fazer isso, mas para mim parece que há um certo egóismo, sei lá, alguns blogueiros se sentem meio acima e acham que se linkarem estarão perdendo pessoas que passariam mais tempo no blog deles, sei lá... algo assim, não sei explicar porque eu mesmo não compreendo, eu linkaria sim e com muito prazer , mas me linkarem que é o problema e como todo ser humano só faz o bem vendo a quem eu tenho links de blogs que não me conhecem mas quem disse que fazem o mesmo comigo....

http://100leitores.blogspot.com

Postado por: bruno nunes em junho 21, 2006 12:01 PM


Olá

Tenho acompanhado essa discussão, comum em muitos blogs brasileiros. Existem alguns aspectos que não foram citados:

1. Blogs são por definição passivos. Os blogs são desenhados para que informem e não para gerar discussão. Sob esse conceito foram criados. Esse é o principal motivo para que não hajam participações e comentários. No Brasil a massa de usuários não ainda aprendeu que blogs também podem gerar discussões. Em outros países isso já vem acontecendo. Mas memsmo assim, com esse formato, nunca chegarão ao nível de participação dos fóruns, criados extamente para discussão.

2. É MUITO difícil encontrar alguém com boas idéias para apresentar. Sou um dos criadores da Syxt (www.syxt.com.br) e fica claro que, trabalhando diariamente com discussões, é bem abaixo do esperado o conteúdo discutido em geral. Existem sim discussões de alto nível, mas se restringem a pequenos grupos. Discussões relevantes não atingem a massa de visitantes.

Postado por: Renato em julho 13, 2006 9:42 AM


O brasileiro é culpado de tudo, porque nós somos os conservadores do português no mundo. Qual é a culpa? Só agora o brasileiro aprendeu a ler... seu celular. É impressionante a quantidade de brasileiros olhando a maquinha, tão impressionante quanto a falta deles lendo um livro. Tudo isto se reflete nos blogs. Sem leitores, sem visita. Não estou fora disto, antes de me tornar blogueiro, pensava que isso fosse "diariozinho de boila". Preconceito. Agora que descobri a blogosfera, comprovei a existência de vida inteligente além do you tube. A maioria dos blogs em português não presta, e a minoria restante é melhor do que a maioria dos blogs gringos. Esta é a nossa realidade luzitana: vivemos o dualismo extremado entre a miséria intelectual e a genialidade das inspirações literárias.

Postado por: Isaias Malta em maio 2, 2007 9:09 PM


Acredito que são vários os motivos de falta de leitura e mais escrito no caso de blogs. Um fator determinante são os spams que tem por finalidade apenas "comentar" quando comentam e linkar buscando apenas popularidade. Não sou contra este tipo de comentario porém creio ser importante ler o tema do blog e fazer no mínimo um comentário que seja relevante.

Postado por: Jefferson em janeiro 16, 2009 4:39 AM


é verdade!!

Postado por: magal em julho 30, 2010 6:31 PM


Acredito que são vários os motivos de falta de leitura e mais escrito no caso de blogs. Um fator determinante são os spams que tem por finalidade apenas "comentar

Postado por: alan em outubro 27, 2010 2:15 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type