Fabio Seixas, versão txt

« Críticas construtivas #1 - Blogs.com.br | Main | Blogs do O Globo. Cadê o RSS? »

Críticas construtivas #2 - Wasabi.com.br
fevereiro 3, 2006, 8:00 AM por Fabio Seixas

Wow! Que boa notícia recebi em meu email hoje pela manhã. Fui convidado pelo Cris Dias e pelo Mauro Amaral para participar do Wasabi.com.br. A princípio não entendi nada, pois afinal o email só falava que tinha sido convidado e nada mais. Como foram 2 sujeitos que respeito muito que mandaram o convite, resolvi me cadastrar.

Wasabi.com.br é um o primeiro agregador de Feeds brasileiro. E além disso tem uma modelagem de rede social. É simples. Você cadastra os seus feeds (blog, flickr, podcast e del.ici.us) e começar a montar a sua rede de amigos, assim como o Orkut. Por enquando só pode se cadastrar quem é convidado.

Minhas primeiras impressões foram muito possitivas, principalemnte por se tratar de um site totalmente web 2.0 (feito em Ruby on Rails, com um bocado de ajax e com conteúdo social altamente integrado). Mas não pude deixar de observar alguns pontos fracos. Como o objetivo da séria "Críticas construtivas" é ajudar, então nada melhor para quem está começando.

Crítiva #1 - Cadastro
O cadastro é bem simples, o que é um ponto a favor, mas tive dificuldade em me cadastrar. Primeiro preenchi o formulário e enviei os dados. Nesse ponto não pediram meu email. No passo seguinte, eles me pediram meu email e minha senha. Deduzi que eles sabiam meu email por causa do convite. Ilusão minha. Não funcionava. Foi como se não tivesse me cadastrado.
Sugestão: Teste antes de lançar. Desenvolva um período de beta teste entre usuários críticos antes do lançamento oficial. Eu mesmo teria um enorme prazer em ser um dos beta tester. Mas a essa altura o melhor seja simplesmente consertar.

Crítica #2 - Ajax: Quase ideal
Só pelo fato do site usar Ajax em quase tudo, já é um ponto a favor, mas algumas questões da implementação deixaram a desejar.
<Papo meio técnico>
As chamadas javascript são todas feitas com tags <a href="#">. O problema disso é que se você rolar a página e lá no final clicar em algo que faça uma chamada javascript, a páginaq vai para o topo, o que é literalmente um saco principalmente em páginas com muito conteúdo porque você tem que rolar a página novamente para achar o conteúdo que estava lendo.
Sugestão: Utilize <a href="javascript:void(0);">
</Papo meio técnico>

Crítica #3 - Cadê o blog?
Como um site tão web 2.0 como esse não tem um blog? Nâo deu para descobrir quem está por traz disso, nem como o proejto nasceu, etc, etc.
Sugestão: Um Blog é a melhor forma de se relacionar com seus usuários, ainda mais usuários blogueiros. Então crie um blog agora! :)

Crítica #4 - Limite de feeds
Achei que o limite de 4 feeds (blog, flickr, podcast e del.ici.us) muito pouco. Eu mesmo escrevo dois blogs (versão txt e Camiseteria Blog) e gostaria de colocar os 2 feeds lá.
Sugestão: Aumentar o limite de feeds. Simples assim.

Crítica #5 - Perfil e rede
Senti falta de uma página com algo sobre o perfil dos meus amigos conectados. Algo simples, assim como o Camiseteria faz. Além disso, falta uma feature de ver os amigos dos amigos. Isso popularizaria muito mais os blogs e feed nacionais.
Sugestão: Desenvolver ferramentas melhores de relacionamento em rede.


Morde e depois assopra
A iniciativa é excelente. Ainda não consegui descobrir quem está por trás para parabenizar. Comprei a idéia e já estou divulgando para amigos. Muito bem implementado em termos de visual e de estrutura. Moderno na utilização de Ruby on Rails e Ajax. Pode ser o início de novas iniciativas para desenvolver a blogosfera brasileira.

Nota para os criadores: Quem são vocês?! Como pretendem ganhar dinheiro com isso?

UPDATE (04/02/06): Segundo Danilo Medeiros, o criador do Wasabi, o site não foi feito em Ruby, mas em Java. E o site também se encontra em versão beta, apesar de que pra quem não conhece o site, nada informa que ele está em beta. Além disso, a parte de navegação nos amigos dos amigos já foi implementada! Bem legal ver que eles estão trabalhando no produto! Parabéns mais uma vez.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (9) | trackback (1)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/64

Quem está linkando Críticas construtivas #2 - Wasabi.com.br:

» Mais sobre wasabi II de S鲧io Blog 2.3
O Bruno Goyanna, comentando sobre esta entrada, disse que os desenvolvedores tinham otimizado o carregamento das p᧩nas do wasabi. Realmente, al魠de mais rᰩdo, o sistema de paginamento das entradas melhorou muito a usabilidade! Tamb魠percebi qu... [Leia mais]

Tracked em maio 7, 2006 6:19 PM

Comentários

Creio que tenha sido criado pelo Danilo Medeiros do digitalminds.com.br, se estiver enganado me desculpe a falha...

Postado por: Rodrigo em fevereiro 3, 2006 3:35 PM


Eu recebi o convite, não sabia do que se tratava e acabei deletando achando que era um spam. É o costume de apagar tantos convites pra redes de amigos inúteis, acabei perdendo essa que parece ser interessante...

Postado por: Walmar Andrade em fevereiro 3, 2006 4:13 PM


Excelente crítica. Eu ainda não tenho conta, mas espero que as páginas internas não tenham a mesma cor "câncer instantâneo na córnea" da tela principal.

Postado por: Vinicius em fevereiro 3, 2006 9:24 PM


Sensacional! Valeu pelas críticas, Fábio! Mesmo que o Wasabi seja ainda um beta, de fato, que ele não tendo sido feito em Ruby, e que o seu problema no registro tenha sido apenas um bug! Heheheheheh Bom, deixa eu me apresentar, sou Danilo Medeiros, o criador do Wasabi! Respondo a essas e outras questões lá no Digitalminds, ok? Mais uma vez obrigado pela força!
Vinícius, isso é que é causar uma impressão marcante! hahahahaha Abraços a todos, me adicionem lá no Wasabi: danilo@digitalminds.com.br

Postado por: Danilo Medeiros em fevereiro 4, 2006 8:29 AM


Uma correção, o site nao foi feito em Ruby, mas sim em Java. Agora ja é possivel voce navegar por entre os amigos dos amigos e ler os feeds deles.

Postado por: Bruno em fevereiro 4, 2006 10:07 AM


Fabio, obrigada pelos comentarios, já te adicionei lá no Wasabi :-)

Postado por: ms* em fevereiro 4, 2006 9:29 PM


Fabio, obrigada pelos comentarios, já te adicionei lá no Wasabi :-)

Postado por: ms* em fevereiro 4, 2006 9:30 PM


Bacana mesmo é ver surgir as primeiras aplicações web com a cara daquilo que acreditamos aqui na terra brasileira! Ponto para a equipe

Postado por: Mauro Amaral em fevereiro 6, 2006 8:39 AM


Eu achei o wasabi uma idéia completamente original, quem gosta daquele bloglines, tá na hora de substituir! Mas também teve coisas de que não gostei: não gostei da mistura de inglês e português. Ou uma coisa ou outra. E não gostei também do Ajax. Achei lento demais, testei no Firefox e no Opera. No Opera, o site decididamente não funciona direito. O que é suficiente para que eu não vá usá-lo muito, por enquanto.

Postado por: Michel em março 25, 2006 6:04 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type