Fabio Seixas, versão txt

« Mestrado sobre Freelancers | Main | Críticas construtivas #2 - Wasabi.com.br »

Críticas construtivas #1 - Blogs.com.br
fevereiro 2, 2006, 7:16 PM por Fabio Seixas

Resolvi iniciar uma séria de posts sobre alguns sites que vou encontrando por ai e que merecem alguma crítica construtiva. Minha intenção será somente ajudar dando um pouco da minha visão crítica sobra a sua atuação na web.

O primeiro que vou falar é o Blogs.com.br. Resolvi escrever sobre ele porque ele é uma grande iniciativa para desenvolver a blogosfera brasileira. É talvez o maior diretório de blogs nacionais que temos disponível. Ontem mesmo parei para cadastrar meu blog lá e fiquei desapontado com algumas coisas.

Crítica construtiva #1: Blog desatualizado
O Blogs.com.br é o reflexo da blogosfera brasileira, logo, nada mais natural que seus criadores sejam blogueiros. No momento de criação desse texto, o último post do Blog dos Blogs é datado de 15/12/2005. Erro básico. Blog bom é blog atualizado com frequência. Tudo bem. Muitas vezes eu mesmo fico umas semaninhas sem postar. Todo mundo peca de vez em quando, mas em se tratando de um site sobre blogs, esse pecado tem o dobro do peso.
Sugestão: Atualize com frequencia. Simples assim.

Crítica construtiva #2: Categorias
O Blogs.com.br é um diretório de blogs, ou seja, uma lista organizada de sites sobre diversos temas. A blogosfera, por natureza, é algo sem barreiras geográficas, no entando, tado a organização dos blogs cadastrados no site é feita por estado, como se fizesse diferença eu estar lendo um blog sobre marketing de São Paulo ou de Recife. O que importa num blog é o conteúdo, não a sua localização geográfica. Isso leva a outro problema. Não existe uma categoria por assunto que é, na verdade, a principal motivação quando se busca um blog sobre um determinado assunto.
Sugestão: No cadastro do blog, ao invés de pedir informações geográficas, peça para o usuário digitar palavras-chave (tags) sobre os assuntos discutidos no blog e crie uma nuvem (tag cloud) na home das tags mais populares e uma busca por blogs que tenham uma tag informada.

Crítica construtiva #3: Frames
Frames estão tão over hoje em dia. Frames são o infermo da usabilidade. No Blogs.com.br, quando você clica no link de um blog externo, ao invés do usuário cair direto no blog, ele cai numa página que tem um frame superior com um header do Blogs.com.br. Por que isso é um problema:
1- O usuário (leigo) não pode simplesmente copiar e colar a url do blog para divulgar para terceiros, atitude que é a base da multiplicação da blogosefra.
2- O frame impede que os browsers modernos detectem automaticamente os RSS Feed disponíveis no blog de destino. Outro fator que é impede a disseminação da blogosfera.
Sugestão: Suma com os frames!

Morde e depois assopra
Mas o Blogs.com.br tem coisas boas também. A lista de TOP 5 Referências é algo a ser valorizado, já que estimula a colocação do selo em vários blogs além de mostrar alguns blogs que são realmente populares. Eu só aumentaria a lista para 10 ou 20.

Nota para os criadores: Amigos, minha intenção é ajudar a melhorar cada vez mais a blogosfera brasileira. Vocês possuem um grande site com um grande conteúdo. Só precisam de alguns ajustes.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (3) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/63

Comentários

Oi, Fá! Puxa, pelo visto andei perdendo muita informação boa, hein?! Vou precisar voltar mais vezes para aproveitar todas as novidades :)

Bjsssssss

Postado por: Cris Zimermann em fevereiro 3, 2006 12:09 AM


Olá:

Obrigado pelas críticas construtivas:

1)Nosso nobo blog já está atualizado.

2) Precisamos dos frames porque precisamos vender espaços para manter o projeto. Este projeto em especial consome uma banda lascada e estamos hospedados na Optiglobe.

3) Você pode fazer pesquisas por palavras-chave (assuntos) veja na barra "pesquisa por assunto".

Agradeço as críticas construtivas e agradeço se puder inserir um pequeno logo nosso no seu blog. Como vc sabe, é fácil críticar e difícil é fazer a poiar... De qualquer maneira agradeço as críticas.

Nosso projeto está melhorando... agora é tableless... temos um servidor dedicado, e uma equipe full time.

[ ]'s

Ricardo Vaz Monteiro

Postado por: Ricardo Vaz Monteiro em fevereiro 7, 2006 2:52 PM


Caro Fabio Seixas,

Estou na beira de um precipício e vou me jogar:
Imagino que o simples projeto do BlogGeral -Diretório de Blogs, seja uma lasca!

Mas quem não se arrisca...não muda o mundo (rs).
Por isso peço a sua reflexão sobre o BlogGeral.

Abraços e Sucesso!

Gino Netto
http://bloggeral.paginageral.com

Postado por: Gino Netto em outubro 6, 2006 1:00 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type