Fabio Seixas, versão txt

« O impacto da Internet na política e na democracia | Main | The Corporate Weblog Manifesto »

Blogs corporativos no Brasil. E no mundo.
janeiro 26, 2006, 7:31 PM por Fabio Seixas

Fabio Cipriani do Serendipidade puxou o assunto e eu vou dar continuidade.

Blogs corporativos no Brasil. E no mundo.

A blogosfera brasileira ainda vive a idéia de que blog é sinônimo de diário pessoal. Além de ser sinônimo de diário pessoal os blogs também são sinônimo de comunicação corporativa.

A maioria das empresas, mesmo as mais "conectadas", tanto no Brasil quanto no mundo, ainda não perceberam como essa ferramenta pode ser utilizada para alavancar uma comunicação eficiente entre a empresa/colaboradores e os cliente/fornecedores.

Um blog corporativo permite uma relação menos dura e sisuda entre a empresa e o mercado. Comparando com as seções de notícias dos sites institucionais, onde o texto, a linguagem e o conteúdo são todos preparados para atingir o mercado da maneira supostamente correta, os blogs permitem uma linguagem mais solta e informal criando uma interação melhor entre o mercado e o que a empresa quer comunicar. Cria maior personalidade na comunicação diminuindo o abismo entre a empresa e o cliente.

O que as empresas ainda não perceberam é que diminuir o abismo é muito bom para o negócio e para as vendas. Tanto é que todo o esforço de marketing das empresas é justamente para trazer o cliente para perto.

O blog, com seus comentários públicos, permite uma comunicação multi-lateral entre a empresa e o mercado e entre os próprios clientes já que todos vêem os posts e comentários. Isso torna a empresa transparente.

Parece que as empresas possuem um receio de botar a cara a tapa. De criar um canal de comunicação desse nível, tão transparente, e só receber comentários ruins ou reclamações. Talvez esse tipo de ferramenta seja somente para empresas de qualidade, que possuem grandes produtos e que tratam bem seus clientes. Ou talvez seja para empresas que queiram usar essa ferramenta justamente para mudar sua forma de agir com o objetivo de atingir esse nirvana no relacionamento com o mercado.

A verdade é que um blog corporativo não deve ser tratado só como um canal de relações públicas e imprensa, mas também como uma ferramenta de marketing e relacionamento e deve ser considerada no planejamento de marketing.

Falo isso tudo com conhecimento de causa. O Blog do Camiseteria, minha empresa de camisetas é um case de blog corporativo no Brasil. Lá, além de falarmos tudo o que precisamos dizer para o mercado, fazemos também pequenas comunicações despretensiosas e informais que trazem o cliente para perto. Isso cria uma interação muito mais rica e um relacionamento muito mais duradouro. Os comentários do blog não me deixam mentir.

Finalmente, acredito que todas as empresas, boas ou ruins, deveriam considerar fortemente a criação de blogs corporativos. Acho que todos ganham com isso, a empresa e o mercado.





Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (13) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/59

Comentários

Fábio, percebo que vc tem o espírito empreendedor... Isso é muito favorável. Abs.

Postado por: Vinícius Factum em fevereiro 1, 2006 11:46 AM


Olá, Fabio ! Como vai ???
Estou concluindo o curso de "Informática com ênfase em Gestão de Negócios", na FATEC Jundiaí !

Último semestre do curso = Monografia !

E o tema da minha pesquisa é "Blogs: Modismo ou uma Nova Estratégia?"

Pesquisando pela internet encontrei seu blog (mto bacana !) e gostaria de perguntar a vc, umas questões que agregariam mtas informações e conhecimento ao meu trabalho:

1) Os Blogs são utilizados como ferramenta de Groupware?

2) Podem ser utilizados enquanto estratégia competitiva?

3) Existe um planejamento para construção dos Blogs?

Bom, é isso aí !

Muito Obrigado !
E tenha uma boa semana.

Postado por: Caio Grandisoli em fevereiro 19, 2006 3:47 PM


Ei, também tem o blog corporativo da Companhia !

Postado por: Grande Líder da Silva em março 17, 2006 11:20 AM


Parabéns por essa ação incentivadora no sentido de demonstrar o lado menos informal dos blogs no ambiente corporativo. Espero que logo logo, as empresa comecem a perceber a vantagem competitiva que estão por trás da utilização formal dos blogs. Abraços Constantino.

Postado por: Constantino em março 22, 2006 10:57 PM


oi, fabio

preciso implantar um blog na minha empresa, quais as informações tecnicas preciso saber? tip, em qual plataforma roda um blog... estas coisas.

vc pode me ajudar?

obrigada

Postado por: Karen em julho 19, 2006 11:41 PM


Gostaria de criar um Blog corporativo. Qual devo me inscrever?

Postado por: Marcelo Romano em agosto 1, 2006 11:02 AM


eu gostei muito de ler sobre democracia

Postado por: ludimila em fevereiro 26, 2007 2:01 PM


a empresa em que trabalho cria blogs corporativos, e ainda os divulga, por meio de ações em mídias sociais...

quem quiser me manda um e-mail...

mackpizza@hotmail.com

abcs!

Postado por: renato gil em junho 27, 2007 11:09 AM


Muito provavelmente o receio das empresas também tem a ver com vazamento de informações confidenciais como lançamento de um novo produto ou a próxima estratégia de marketing por exemplo.
Mas no caso de uma empresa ruim, fazer um blog aberto aos comentários do mercado traria sérios problemas pois a empresa teria que efetivamente ouvir os clientes e, pior, resolver o problema deles. E, para uma empresa ruim, isso é uma tremanda dor de cabeça.

Ricardo - SP

Postado por: Ricardo em outubro 10, 2007 5:53 PM


Muito bom

Postado por: carlos em setembro 16, 2009 5:00 PM


Olá, Fábio, tudo bem?

Achei este texto pesquisando por blogs corporativos. Bem bacana e também muito legal sua empresa, a Camiseteria.com.

Comecei uma série de posts sobre blogs corporativos no blog da Happy Hour Comunicação, agência da qual sou sócio. Convido você a dar um pulo lá, se interessar.

Um abraço,
Carlos

Postado por: Carlos Eduardo Moura em dezembro 13, 2009 6:41 PM


Olá! Estou fazendo meu tcc sonbre tv corporativa que ficará hospedada no blog da empresa (que tbm iremos criar no tcc), voce pode me dar uma força?? tipo, referencias de blog que deram certo, referencias de sites onde posso encontrar informacoes como estatisticas do crescimento dos blogs no brasil e etc?

obrigada!

Postado por: Vanessa em maio 26, 2010 12:23 PM


Aprecio a utilização dos blogs corporativos como uma forma genuína de compartilhar conteúdo relevante e, nunca como uma forma de propaganda explícita.
A decisão de compra pode vir da admiração e respeito que os leitores do blog paswsam a ter pela empresa que mantem um blog com conteúdo relevante e de qualidade.
Essa deveria ser uma regra básica para todas as empresas que pensam em criar seu blog corporativo.
blog www.saladacorporativa.com.br

Postado por: claudia klein em agosto 3, 2011 2:12 PM


Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type