Lembro-me dos primórdios da Internet no Brasil, lá por 1993, quando ainda acessava pelo laboratório de informática da PUC-Rio. Nossa! Quanta coisa mudou.
Hoje em dia continuo a me surpreender com as mudanças que a Internet nos trouxe. Mudanças técnológicas, sociais e culturais.
No marketing não podia ser diferente. É fato que existe um novo marketing por ai. Um marketing que ainda não é ensinado na faculdade (quem dera se as faculdades conseguissem acompanhar as mudanças tão rápido). Um marketing talvez nem tão documentando como o "Marketing antigo", aquele dos 4 Ps.
Hoje existe o novo marketing. Um marketing Cluetrain, um marketing open-source, um marketing de comunidade. Talvez a palavra certa nem seja mais marketing. Talvez seja atração ou comunicação ou interação. "Eu trabalho no departamento de interação!" soaria muito bem.
A grande diferença entre o marketing tradicional e o novo marketing pode muito bem ser visto no quadro abaixo. (fonte: Creating Passionate Users - You ARE a marketer. Deal with it.)

Fiquei deveras entusiasmado ao ver esse quadro. Porque consegui enxergar o Camiseteria.com fazendo tudo exatamente dentro do modelo do novo marketing.
Vida longa ao novo marketing.
Il marketing nella sua storia ha conosciuto diverse fasi, prima come semplice strumento di "spinta" della produzione industriale verso i consumatori e poi gradualmente come metodologia d'analisi ed ascolto del mercato. Le nuove tecnologie oggi consentono una sempre maggiore interazione con il consumatore, anche in tempo reale, un consumatore che nel frattempo si è fatto sempre più esigente, informato ed anche "infedele" alla marca.