Acabei de ler "O ponto de desequilíbrio" de Malcolm Gladwell. Excelente livro, complementar ao "Idéia Virus" de Seth Godin. O "Idéia virus" é um livro mais para o lado do marketing, mais espeficicamente do marketing online. Já o livro do Malcolm é sobre epídemias sociais, nem sempre relacionadas a ações de marketing.
O conceito do livro é o estudo de como pequenas coisas podem criar grandes epidemias (boas ou ruins).
Um exemplo de boa epidemia apresentada no livro foi o declínio da violencia no metrô de Nova York na década de 80. Segundo Malcolm, o declínio da violência no metrô não foi causada pela melhora nos índices de desemprego de NY na época, por exemplo. Mas sim pelo simples fato do novo responsável pelo metrô ter tido como principal objetivo limpar o metrô de NY, acabar com as pichações e o ambiente favorável à violência. Ele não atacou a violência em si. Atacou o ambiente e acabou resolvendo o problema da violência. É o que o autor chama de "Poder do Contexto". Aliais um conceito muito poderoso.
O autor propõe 3 regras para a criação e controle de epidemias sociais:
1- a regra do eleitos: Comunicadores, experts e vendedores são os agentes que fazem a epidemia nascer e crescer. Saiba quem são e aprenda a controla-los.
2- fator de fixação: técnicas para aumentar a fixação do conceito da epidemia.
3- poder do contexto: Mais importante do que quem e como é o onde. O ambiente deve ser favorável para que a epidemia corra livremente e "prospere".
Enfim, é uma boa leitura para quem se interessa por marketing viral e coisas do gênero. Apesar de não ser um livro de marketing.