Fabio Seixas, versão txt

« Banner em Ecommerce? | Main | Bolha 2.0 »

Epidemias
setembro 22, 2005, 7:33 PM por Fabio Seixas

Acabei de ler "O ponto de desequilíbrio" de Malcolm Gladwell. Excelente livro, complementar ao "Idéia Virus" de Seth Godin. O "Idéia virus" é um livro mais para o lado do marketing, mais espeficicamente do marketing online. Já o livro do Malcolm é sobre epídemias sociais, nem sempre relacionadas a ações de marketing.

O conceito do livro é o estudo de como pequenas coisas podem criar grandes epidemias (boas ou ruins).

Um exemplo de boa epidemia apresentada no livro foi o declínio da violencia no metrô de Nova York na década de 80. Segundo Malcolm, o declínio da violência no metrô não foi causada pela melhora nos índices de desemprego de NY na época, por exemplo. Mas sim pelo simples fato do novo responsável pelo metrô ter tido como principal objetivo limpar o metrô de NY, acabar com as pichações e o ambiente favorável à violência. Ele não atacou a violência em si. Atacou o ambiente e acabou resolvendo o problema da violência. É o que o autor chama de "Poder do Contexto". Aliais um conceito muito poderoso.

O autor propõe 3 regras para a criação e controle de epidemias sociais:
1- a regra do eleitos: Comunicadores, experts e vendedores são os agentes que fazem a epidemia nascer e crescer. Saiba quem são e aprenda a controla-los.

2- fator de fixação: técnicas para aumentar a fixação do conceito da epidemia.

3- poder do contexto: Mais importante do que quem e como é o onde. O ambiente deve ser favorável para que a epidemia corra livremente e "prospere".

Enfim, é uma boa leitura para quem se interessa por marketing viral e coisas do gênero. Apesar de não ser um livro de marketing.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | My Yahoo 2.0
permalink | comentários (0) | trackback (0)
Link para este post:


Trackback Pings

TrackBack URL para esse post:
http://www.fabioseixas.com.br/mt/mt-tb.cgi/26

Comentários

Comente

Aviso legal:
-Não publico comentários anônimos. "josé", "júnior", "maria" e qualquer nome que não informe claramente quem está fazendo o comentário será considerado anônimo. Seja homem (ou se preferir, tenha peito) e assuma sua posição;

-Se quiser que seu comentário seja publicado, informe claramente algum site que o identifique. Pode ser blog, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer perfil na internet e que, por sua vez, também não seja anônimo;

-Não publico comentários desrespeitosos, com palavras de baixo calão, preconceituosos ou que firam qualquer lei desse país;

-Não publico comentários que aparentam ser meras propagandas ou link building;

-Eu publico críticas, desde que respeitem as regras acima.




Lembrar?

(você pode utilizar algum HTML)


Please enter the security code you see here


   Powered by Movable Type